Intenção de compra e segmentação psicográfica para um produto com aplicação de realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandra Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121010
Resumo: Com a necessidade de conhecer o público-alvo e o mercado consumidor, o mundo acadêmico e organizacional buscam formas e ferramentas que possam auxiliar nessa missão. Com o intuito de investigar a intenção de compra e melhor conhecer o perfil dos consumidores, esta pesquisa tem como foco temático a ¿Intenção de compra e segmentação psicográfica para um produto com aplicação de realidade aumentada¿. O estudo possui o objetivo de identificar o perfil psicográfico dos consumidores com intenção de compra para um produto com aplicação de realidade aumentada. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária a realização de pesquisas sobre intenção de compra, segmentação de mercado, pesquisa psicográfica, Atividades, Interesses e Opiniões (AIO), realidade aumentada e um breve histórico sobre cerveja artesanal. Realizou-se uma metodologia de pesquisa quantitativa, descritiva, aplicada e de levantamento. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionários on-line para consumidores maiores de 18 anos, constituindo uma amostra de 203 pesquisados. Após a coleta, os dados foram tratados e analisados no software SPSS, por meio de teste de significância e amostragem e estudo de correlação de Pearson. Os resultados obtidos identificaram a existência de intenção de compra e quais os perfis de consumo, demográficos e psicográficos que possuem maior intenção, concluindo-se que consumidores de cerveja com maior frequência de consumo, homens, pessoas mais maduras, com renda maior e grau de instrução elevado possuem maior intenção de compra para cerveja artesanal com aplicação de realidade aumentada. Além dos perfis psicográficos encontrados, caracterizados pelo estilo de vida dos pesquisados. Com a utilização de uma tecnologia considerada pouco utilizada pelo marketing a presente pesquisa pode auxiliar o meio acadêmico, levando aos pesquisadores a conhecerem a percepção dos consumidores diante de tecnologias novas, além de possibilitar que as organizações utilizem esse tipo de tecnologia para agregar valor aos seus produtos considerados tradicionais, ou até mesmo gerando um maior conhecimento dos produtos novos ou em lançamento. Evidenciou-se a importância de se conhecer o mercado consumidor e as possibilidades de agregar valor ao produto comercializado. Palavras-chave: Intenção de compra. Segmentação psicográfica. Realidade aumentada. Cerveja artesanal.
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Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária a realização de pesquisas sobre intenção de compra, segmentação de mercado, pesquisa psicográfica, Atividades, Interesses e Opiniões (AIO), realidade aumentada e um breve histórico sobre cerveja artesanal. Realizou-se uma metodologia de pesquisa quantitativa, descritiva, aplicada e de levantamento. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionários on-line para consumidores maiores de 18 anos, constituindo uma amostra de 203 pesquisados. Após a coleta, os dados foram tratados e analisados no software SPSS, por meio de teste de significância e amostragem e estudo de correlação de Pearson. Os resultados obtidos identificaram a existência de intenção de compra e quais os perfis de consumo, demográficos e psicográficos que possuem maior intenção, concluindo-se que consumidores de cerveja com maior frequência de consumo, homens, pessoas mais maduras, com renda maior e grau de instrução elevado possuem maior intenção de compra para cerveja artesanal com aplicação de realidade aumentada. Além dos perfis psicográficos encontrados, caracterizados pelo estilo de vida dos pesquisados. Com a utilização de uma tecnologia considerada pouco utilizada pelo marketing a presente pesquisa pode auxiliar o meio acadêmico, levando aos pesquisadores a conhecerem a percepção dos consumidores diante de tecnologias novas, além de possibilitar que as organizações utilizem esse tipo de tecnologia para agregar valor aos seus produtos considerados tradicionais, ou até mesmo gerando um maior conhecimento dos produtos novos ou em lançamento. Evidenciou-se a importância de se conhecer o mercado consumidor e as possibilidades de agregar valor ao produto comercializado. Palavras-chave: Intenção de compra. Segmentação psicográfica. Realidade aumentada. Cerveja artesanal.Recognizing the need for research on target market and consumer market, academic and organizational bodies seek ways and methods that can help in this aim. With the purpose to understand purchase intention and consumers¿ profile, this study focuses on ¿Purchase intention and psychographic segmentation for a product with application of augmented reality¿. Thus, the aim of this study is to identify the psychographic profile of consumers intending to buy a product with application of augmented reality. In order to achieve that aim, there was a need to review the literature related to purchase intention, market segmentation, psychographic studies, Activities, Interests, and Opinions (AIO), augmented reality, as well as a brief historical summary on craft beer. This study employed a quantitative, descriptive, applied, and survey search design. An online survey was conducted with consumers over 18 years old, constituting a sample of 203 interviewees. Data were treated and analyzed on software SPSS, which performed significance test, non-probability sampling technique, and Pearson correlation coefficient. The findings identified the existence of purchase intention and the demographic and psychographic consumption profiles that have greater intention. This study concluded that frequent beer drinkers, men, elderlies, high-income people and those with a high education level have a greater intention to buy craft beer with application of augmented reality. Besides the psychographic profiles found, characterized by the lifestyle patterns of the interviewees. Employing a technology considered little used by Marketing, this study is able to help academic community, leading scholars to know consumers¿ perception of new technologies, and to enable organizations to use this type of technology so as to add value to their traditional products, or even generating greater knowledge of new products. This study highlighted the importance of understanding the consumer market dynamics and the possibilities for adding value to the commercialized product. Keywords: Purchase intention. Psychographic segmentation. Augmented reality. Craft beer.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 94413/19Castelo, Jose Sarto FreireCastelo, Jose Sarto FreireFigueiredo, Marina Dantas deCorreia Neto, Jocildo FigueiredoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRodrigues, Sandra Maria2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121010https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22353porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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