Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Ferreira, Heraldo Simoes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69680
Resumo: A qualidade de vida vem sendo muito estudada nas últimas décadas, porém pouco se tem pesquisado o assunto a partir da ótica de crianças. A escola, ao lado da disciplina de educação física, procura encontrar meios de promover a saúde e, dessa forma, oferecer uma boa qualidade de vida aos alunos. A saúde não é vista como ausência de doenças, mas sim, como um completo bem estar físico e mental. Por meio da prática de atividades lúdicas durante as aulas de educação física, espera-se a formação de hábitos saudáveis e, em conseqüência disso, a busca pela qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma as crianças de uma escola pública de Fortaleza percebem a qualidade de vida, quais os fatores que consideram necessários para isso e em qual a ordem de importância esses referenciais devem estar dispostos. Trata-se de uma abordagem quantitativa-qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, na comunidade do Dendê, incluindo 60 alunos, de 4 a 6 anos de idade. Como coleta de dados, utilizamos técnicas projetivas ? como desenhos e figuras ? e o questionário AUQEI. A partir das categorias de qualidade de vida propostas por Sabeh e Verdugo (2002), fizemos uma triangulação metodológica entre os resultados obtidos nas três fases do estudo. Como resultado dessa investigação, percebemos que as crianças envolvidas se preocupam, em ordem de importância, com o brincar ? categoria de ócio e atividades recreativas, com a afetividade dos pais ? relações interpessoais e com a moradia ? bem estar material. Concluímos, portanto, que a atividade lúdica é o principal elemento para a aquisição da qualidade de vida infantil dos envolvidos. Recomendamos que, somente por meio da reflexão sobre a importância do brincar, do jogar e da atividade lúdica na escola, bem como, da presença significativa dos pais no ambiente escolar e de ações de educação em saúde para a melhoria das condições de moradia, é que estaremos promovendo a saúde das crianças envolvidas. Esperamos que as idéias deste estudo possam servir de análise para novas pesquisas no ambiente da Comunidade do Dendê e ainda que novas políticas públicas de saúde levem em consideração a percepção infantil sobre a qualidade de vida.
id UFOR_bb78cfad2e1073fd615111547a728179
oai_identifier_str oai::69680
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escolaEducação física para criançasEducação de criançasQualidade de vidaA qualidade de vida vem sendo muito estudada nas últimas décadas, porém pouco se tem pesquisado o assunto a partir da ótica de crianças. A escola, ao lado da disciplina de educação física, procura encontrar meios de promover a saúde e, dessa forma, oferecer uma boa qualidade de vida aos alunos. A saúde não é vista como ausência de doenças, mas sim, como um completo bem estar físico e mental. Por meio da prática de atividades lúdicas durante as aulas de educação física, espera-se a formação de hábitos saudáveis e, em conseqüência disso, a busca pela qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma as crianças de uma escola pública de Fortaleza percebem a qualidade de vida, quais os fatores que consideram necessários para isso e em qual a ordem de importância esses referenciais devem estar dispostos. Trata-se de uma abordagem quantitativa-qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, na comunidade do Dendê, incluindo 60 alunos, de 4 a 6 anos de idade. Como coleta de dados, utilizamos técnicas projetivas ? como desenhos e figuras ? e o questionário AUQEI. A partir das categorias de qualidade de vida propostas por Sabeh e Verdugo (2002), fizemos uma triangulação metodológica entre os resultados obtidos nas três fases do estudo. Como resultado dessa investigação, percebemos que as crianças envolvidas se preocupam, em ordem de importância, com o brincar ? categoria de ócio e atividades recreativas, com a afetividade dos pais ? relações interpessoais e com a moradia ? bem estar material. Concluímos, portanto, que a atividade lúdica é o principal elemento para a aquisição da qualidade de vida infantil dos envolvidos. Recomendamos que, somente por meio da reflexão sobre a importância do brincar, do jogar e da atividade lúdica na escola, bem como, da presença significativa dos pais no ambiente escolar e de ações de educação em saúde para a melhoria das condições de moradia, é que estaremos promovendo a saúde das crianças envolvidas. Esperamos que as idéias deste estudo possam servir de análise para novas pesquisas no ambiente da Comunidade do Dendê e ainda que novas políticas públicas de saúde levem em consideração a percepção infantil sobre a qualidade de vida.The life quality is being study so much in the last few decades; however, it is been less searched about this life quality considering children?s point of view. School, accompanied by Physical Education subject, intends to find alternatives to promote health and, in this way, offers a nice life quality to its own students. The health is not seen as diseases absence, but instead, is seen as a complete well being such as at a physical as at a mental aspect. By the playing child games activities during Physical Education classes, it is possible to hope for the occurrence of healthy habits? formation and, consequently from this, for the life quality searching. This study had as objective to comprehend how is the life quality perception for a group of children from a Fortaleza, Ceará, Brazil?s Public Nursery School, what are the factors that those ones consider essential and what is the importance order of these indicators for a good life quality during childhood. It treats of a quantitative-qualitative approach, as a descriptive type, developed at the Yolanda Queiroz Application Nursery School, on the Dendê?s community, including 60 students from 4 to 6 years old. For data collecting process, we have used projection techniques ? as draws and pictures ? and the AUQEI questionnaire. Parting from the life quality categories purposed by Sabeh and Verdugo (2002), we have done a methodological triangle organization between the obtained results on the three phases of this study. As a result from this investigation, we perceived that the involved children were worried ? according to an importance order ? about the playing ? funning category and recreational activities, about the parents? affectivity ? interpersonal relationships and about housing ? well being in a material way. Therefore, we have concluded that the playing child games activity is the mainly element to child life quality acquisition by the ones involved. We recommend that, only by the playing child games activities reflecting at all, as also, by the significant parents? presence on the nursery school scenery and by the health education actions to improve the housing conditions, is how we will be promoting the involved children?s own health. We hope that the ideas contained on this study may be available to future analysis by other researches at the Dendê?s Community space and still believe that new health public politics might consider the childish perception about life quality.Catrib, Ana Maria FontenelleValdés, Maria Teresa MorenoCatrib, Ana Maria FontenelleCiasca, Maria Isabel Filgueiras LimaAlves, Francisco de Assis FrancelinoCunha, Simone Trindade daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeFerreira, Heraldo Simoes2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69680https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/319Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 69470porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T18:56:37Zoai::69680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T18:56:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
title Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
spellingShingle Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
Ferreira, Heraldo Simoes
Educação física para crianças
Educação de crianças
Qualidade de vida
title_short Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
title_full Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
title_fullStr Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
title_full_unstemmed Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
title_sort Percepção sobre a qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) em saúde na escola
author Ferreira, Heraldo Simoes
author_facet Ferreira, Heraldo Simoes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catrib, Ana Maria Fontenelle
Valdés, Maria Teresa Moreno
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Alves, Francisco de Assis Francelino
Cunha, Simone Trindade da
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em Saúde
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Heraldo Simoes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física para crianças
Educação de crianças
Qualidade de vida
topic Educação física para crianças
Educação de crianças
Qualidade de vida
description A qualidade de vida vem sendo muito estudada nas últimas décadas, porém pouco se tem pesquisado o assunto a partir da ótica de crianças. A escola, ao lado da disciplina de educação física, procura encontrar meios de promover a saúde e, dessa forma, oferecer uma boa qualidade de vida aos alunos. A saúde não é vista como ausência de doenças, mas sim, como um completo bem estar físico e mental. Por meio da prática de atividades lúdicas durante as aulas de educação física, espera-se a formação de hábitos saudáveis e, em conseqüência disso, a busca pela qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma as crianças de uma escola pública de Fortaleza percebem a qualidade de vida, quais os fatores que consideram necessários para isso e em qual a ordem de importância esses referenciais devem estar dispostos. Trata-se de uma abordagem quantitativa-qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, na comunidade do Dendê, incluindo 60 alunos, de 4 a 6 anos de idade. Como coleta de dados, utilizamos técnicas projetivas ? como desenhos e figuras ? e o questionário AUQEI. A partir das categorias de qualidade de vida propostas por Sabeh e Verdugo (2002), fizemos uma triangulação metodológica entre os resultados obtidos nas três fases do estudo. Como resultado dessa investigação, percebemos que as crianças envolvidas se preocupam, em ordem de importância, com o brincar ? categoria de ócio e atividades recreativas, com a afetividade dos pais ? relações interpessoais e com a moradia ? bem estar material. Concluímos, portanto, que a atividade lúdica é o principal elemento para a aquisição da qualidade de vida infantil dos envolvidos. Recomendamos que, somente por meio da reflexão sobre a importância do brincar, do jogar e da atividade lúdica na escola, bem como, da presença significativa dos pais no ambiente escolar e de ações de educação em saúde para a melhoria das condições de moradia, é que estaremos promovendo a saúde das crianças envolvidas. Esperamos que as idéias deste estudo possam servir de análise para novas pesquisas no ambiente da Comunidade do Dendê e ainda que novas políticas públicas de saúde levem em consideração a percepção infantil sobre a qualidade de vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69680
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/319
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 69470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1797239909662064640