A aptidão física e a promoção da saúde na formação militar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Pinheiro, Amon Dias Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101587
Resumo: A aptidão física (AF) é indispensável e muito importante à carreira militar por ser determinante para a prontidão em combate. Ela é um constructo dinâmico de relevância cada vez maior para a vida e saúde cotidianas, daí a importância de se determinar seus níveis. Diversos estudiosos sugerem diferenciá-la em duas vertentes: uma relacionada à saúde (AFRS) e outra à performance ? onde propõem que os cinco componentes da AFRS ? aptidão cardiorrespiratória (AC), composição corporal, flexibilidade, força muscular e endurance muscular ? são mais importantes para a saúde pública. Mesmo com o advento da Promoção da Saúde e da busca por bem estar e qualidade de vida, o sedentarismo e a obesidade atingiram índices alarmantes em todo o mundo, principalmente nos mais jovens. Não só a saúde como um todo, mas também a AF é afetada. A Promoção da Saúde surge como estratégia por apresentar uma concepção de saúde que extrapola os modelos tradicionais biomédicos e de prevenção, pela adoção de intervenções mais adequadas às novas demandas. O ambiente escolar constitui um importante espaço divulgador de hábitos saudáveis e de mudança de comportamentos convergindo para a adoção de um estilo de vida adequado resultando numa melhor qualidade de vida. Este trabalho objetivou analisar os parâmetros da AF de jovens inseridos na formação militar sob a perspectiva da Promoção da Saúde. A pesquisa foi realizada na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). Constitui-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa teve caráter descritivo-exploratório através de levantamento documental dos registros dos testes de aptidão física (TAF) ? corrida, flexão e abdominais ? do Teste de Sondagem (TS) e do pré-TAF ? aplicados ao início e final do primeiro semestre de 2014, respectivamente. Foram excluídos os dados que se apresentaram incompletos ou discrepantes. Os dados foram submetidos ao software SPSS 20.0 for Windows e expostos em média, desvio-padrão e distribuição de frequências para as variáveis categóricas; submetidas aos testes ao teste t-student pareado, Wilcoxon para amostras relacionados e qui-Quadrado ? adotado p<0,001 como estatisticamente significativo. Os resultados apontaram aumento significativo de 4,76%, 9,05% e 6,78% entre as médias de AC, flexões e abdominais entre TS e pré-TAF com consequente melhora do perfil de condicionamento da amostra, da qual 443 alunos experimentaram aumento significativo médio de 24,35% no índice de AF geral acompanhado da diminuição de avaliados no nível inadequado de 125 (21,97%) para a apenas 56 (9,84%) após 17 semanas de formação militar. Os relatos do estudo qualitativo revelaram incidência da AF sobre a saúde dos sujeitos associados à mudança de estilo de vida em virtude da rotina adotada na EAMCE, fazendo-se necessários, segundo os alunos, ajustes no que diz respeito a melhor e maior oferta de treinos, alimentação, sono, descanso, lazer, higiene e intervenção profissional interdisciplinar e humanizada. Concluiu-se que a formação militar constitui-se como contexto propício não só a produzir indivíduos fisicamente bem condicionados como a promover a saúde dos mesmos pelo empoderamento e autonomia desenvolvidos na escola.
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A Promoção da Saúde surge como estratégia por apresentar uma concepção de saúde que extrapola os modelos tradicionais biomédicos e de prevenção, pela adoção de intervenções mais adequadas às novas demandas. O ambiente escolar constitui um importante espaço divulgador de hábitos saudáveis e de mudança de comportamentos convergindo para a adoção de um estilo de vida adequado resultando numa melhor qualidade de vida. Este trabalho objetivou analisar os parâmetros da AF de jovens inseridos na formação militar sob a perspectiva da Promoção da Saúde. A pesquisa foi realizada na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). Constitui-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa teve caráter descritivo-exploratório através de levantamento documental dos registros dos testes de aptidão física (TAF) ? corrida, flexão e abdominais ? do Teste de Sondagem (TS) e do pré-TAF ? aplicados ao início e final do primeiro semestre de 2014, respectivamente. Foram excluídos os dados que se apresentaram incompletos ou discrepantes. Os dados foram submetidos ao software SPSS 20.0 for Windows e expostos em média, desvio-padrão e distribuição de frequências para as variáveis categóricas; submetidas aos testes ao teste t-student pareado, Wilcoxon para amostras relacionados e qui-Quadrado ? adotado p<0,001 como estatisticamente significativo. Os resultados apontaram aumento significativo de 4,76%, 9,05% e 6,78% entre as médias de AC, flexões e abdominais entre TS e pré-TAF com consequente melhora do perfil de condicionamento da amostra, da qual 443 alunos experimentaram aumento significativo médio de 24,35% no índice de AF geral acompanhado da diminuição de avaliados no nível inadequado de 125 (21,97%) para a apenas 56 (9,84%) após 17 semanas de formação militar. Os relatos do estudo qualitativo revelaram incidência da AF sobre a saúde dos sujeitos associados à mudança de estilo de vida em virtude da rotina adotada na EAMCE, fazendo-se necessários, segundo os alunos, ajustes no que diz respeito a melhor e maior oferta de treinos, alimentação, sono, descanso, lazer, higiene e intervenção profissional interdisciplinar e humanizada. Concluiu-se que a formação militar constitui-se como contexto propício não só a produzir indivíduos fisicamente bem condicionados como a promover a saúde dos mesmos pelo empoderamento e autonomia desenvolvidos na escola.Physical fitness (PF) is essential and so important to the military career because it is crucial to combat readiness. It is an increasing to daily life and health, hence the importance of determining their level dynamic construct of relevance. Several scholars suggest distinguish it into two parts: one related to health (PFRH) and another in the performance - which proposes that the five components of PFRH - cardiorespiratory fitness (CF), body composition, flexibility, muscular strength and muscular endurance - are more important for public health. Even with the advent of the Health Promotion and the quest for well-being and quality of life, physical inactivity and obesity has reached alarming rates worldwide, especially in younger. Not only overall health but also the AF is affected. Health Promotion strategy arises as to present a concept of health that goes beyond traditional models and biomedical prevention, the adoption of more appropriate interventions to new demands. The school environment is an important disseminator space of healthy habits and change behaviors converging towards the adoption of a proper lifestyle resulting in better quality of life. This study aimed to analyze the parameters of PF youth entered the military training from the perspective of health promotion. The survey was conducted in the Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). It consists of a case study of quantitative and qualitative approach. The quantitative research was descriptive and exploratory survey through archival records of the physical fitness tests (PFT) - race, and abdominal flexion - the Polling Test (PT) and the pre-TAF - applied to the beginning and end of the first half 2014, respectively. The data that is submitted incomplete or discrepant with the expected reality to have been excluded. The data were subjected to standard deviation SPSS 20.0 for Windows software and exposed on average and frequency distribution for categorical variables; subjected to tests the paired Student t test, Wilcoxon test for related samples and Chi-Square - adopted p <0.001 as statistically significant. The results showed significant increase of 4.76%, 9.05% and 6.78% of the average AC, pushups and crunches between PS and pre-PFT profile with consequent improvement of the conditioning of the sample, of which 443 students experienced average mean increase of 24.35% in the index of general accompanied by a decrease in PF evaluated in inadequate 125 (21.97%) for only 56 (9.84%) after 17 weeks of military course. The reports of the qualitative study revealed the incidence of PF on the health of individuals associated with the change of lifestyle due to the routine adopted in EAMCE, making it necessary, according to the students, adjustments regarding the best and highest offer training, nutrition, sleep, rest, leisure, health and interdisciplinary professional and humane intervention. It was concluded that military training was established as environment conducive not only to produce individuals physically well conditioned as health promotion at the same empowerment and autonomy developed at school.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleMont'Alverne, Daniela Gardano BucharlesFerreira, Heraldo SimoesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPinheiro, Amon Dias Martins2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101587https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11095Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93252porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::101587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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