Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: RODRIGUES, Samara Sarmanho lattes
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-0678-7062
Orientador(a): LIMA JUNIOR, Walter Teixeira lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Departamento: Instituto de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16216
Resumo: A pandemia de covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os danos provocados pela pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, a presente pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois analisou os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, por meio de pesquisa exploratória, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e, também as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e sua posterior análise de conteúdo. O resultado encontrado foi a intensificação da utilização das mídias sociais como estratégia geral de comunicação com o público, além destas mídias servirem como ferramenta para divulgação de atividades e programações diversas da instituição. O destaque ficou para a mídia social Instagram, que foi a principal mídia social utilizada e a que trouxe mais resultados para os regionais no período estudado, inclusive para a divulgação de atividades e programações na área da cultura do Sesc.
id UFPA_2b1f160db92c46b03d1d52d70134c696
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/16216
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2024-01-31T18:36:30Z2024-01-31T18:36:30Z2023-03-28RODRIGUES, Samara Sarmanho Serra. Comunicar no Istagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região Norte. Orientador: Walter Teixeira Lima Júnior. 2023. 224 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16218. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16216A pandemia de covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os danos provocados pela pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, a presente pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois analisou os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, por meio de pesquisa exploratória, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e, também as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e sua posterior análise de conteúdo. O resultado encontrado foi a intensificação da utilização das mídias sociais como estratégia geral de comunicação com o público, além destas mídias servirem como ferramenta para divulgação de atividades e programações diversas da instituição. O destaque ficou para a mídia social Instagram, que foi a principal mídia social utilizada e a que trouxe mais resultados para os regionais no período estudado, inclusive para a divulgação de atividades e programações na área da cultura do Sesc.The covid-19 pandemic affected people and organizations on a global scale and social isolation, imposed as a safety measure, had a major impact on the world economy. From this, society as a whole needed to adapt and organizations needed to take their communication to the digital environment in order to maintain interaction with their audience and minimize the damage caused by the pandemic. In this way, Social Media, with strong growth during the pandemic period, were essential tools in this process, as they allowed the relationship between the company and the public, seeking to reduce the distance caused by this atypical situation. The problematization of this study concerns how the Social Service of Commerce (Sesc) in the North Region used Instagram as a tool to disseminate its programs in the area of culture and how its communication strategies were changed with the advent of the pandemic, since activities ceased to be face-to-face and began to take place in the digital environment. In this sense, the present master's research seeks to analyze how the covid-19 pandemic modified Sesc's communication strategies on the social media Instagram during the years 2020 and 2021. This study is characterized as mixed methods research (quantitative and qualitative) of the multiple case study type, as it analyzed the seven Sesc in the North Region. First, through exploratory research, publications in the Instagram feed were analyzed in general, and also those related to the area of culture, obtaining data for carrying out the quantitative analysis, as well as for the qualitative analysis. The qualitative character of the research took place through interviews with a semi-structured script with the communication coordinators and their subsequent content analysis. The result found was the intensification of the use of social media as a general communication strategy with the public, in addition to these media serving as a tool for publicizing the institution's various activities and programs. The highlight was the social media Instagram, which was the main social media used and the one that brought the most results for the regionals during the period studied, including the dissemination of activities and programs in the area of culture at Sesc.Submitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2024-01-31T18:35:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf: 3038039 bytes, checksum: 24dd4ebf7223842177488ae5ae11e61f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2024-01-31T18:36:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf: 3038039 bytes, checksum: 24dd4ebf7223842177488ae5ae11e61f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-31T18:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf: 3038039 bytes, checksum: 24dd4ebf7223842177488ae5ae11e61f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-03-28UNIFESP - Universidade Federal de São PauloUFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIACOMUNICAÇÃOComunicação OrganizacionalSescInstagramRegião NorteCovid-19Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA JUNIOR, Walter Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2230911862328122https://orcid.org/0000-0003-0678-7062http://lattes.cnpq.br/2230911862328122RODRIGUES, Samara Sarmanhohttps://orcid.org/0000-0003-0678-7062ORIGINALDissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdfDissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdfapplication/pdf3038039https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/1/Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf24dd4ebf7223842177488ae5ae11e61fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/162162024-02-02 10:56:36.842oai:repositorio.ufpa.br:2011/16216TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJJVUZQQSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJJVUZQQSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIFJJVUZQQSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-02-02T13:56:36Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
title Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
spellingShingle Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
RODRIGUES, Samara Sarmanho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação Organizacional
Sesc
Instagram
Região Norte
Covid-19
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
title_short Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
title_full Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
title_fullStr Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
title_full_unstemmed Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
title_sort Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
author RODRIGUES, Samara Sarmanho
author_facet RODRIGUES, Samara Sarmanho
https://orcid.org/0000-0003-0678-7062
author_role author
author2 https://orcid.org/0000-0003-0678-7062
author2_role author
dc.contributor.advisor1ORCID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0678-7062
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2230911862328122
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2230911862328122
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Samara Sarmanho
https://orcid.org/0000-0003-0678-7062
contributor_str_mv LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação Organizacional
Sesc
Instagram
Região Norte
Covid-19
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Sesc
Instagram
Região Norte
Covid-19
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
description A pandemia de covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os danos provocados pela pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, a presente pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois analisou os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, por meio de pesquisa exploratória, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e, também as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e sua posterior análise de conteúdo. O resultado encontrado foi a intensificação da utilização das mídias sociais como estratégia geral de comunicação com o público, além destas mídias servirem como ferramenta para divulgação de atividades e programações diversas da instituição. O destaque ficou para a mídia social Instagram, que foi a principal mídia social utilizada e a que trouxe mais resultados para os regionais no período estudado, inclusive para a divulgação de atividades e programações na área da cultura do Sesc.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-31T18:36:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-31T18:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Samara Sarmanho Serra. Comunicar no Istagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região Norte. Orientador: Walter Teixeira Lima Júnior. 2023. 224 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16218. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16216
identifier_str_mv RODRIGUES, Samara Sarmanho Serra. Comunicar no Istagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região Norte. Orientador: Walter Teixeira Lima Júnior. 2023. 224 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16218. Acesso em:.
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/1/Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16216/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24dd4ebf7223842177488ae5ae11e61f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1803208497559502848