As prescrições curriculares oficiais para rede de escolas de educação tecnológica do estado do Pará no contexto da implantação do ensino médio integrado no período de 2004 a 2009

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: FERREIRA, Eliani Galvão lattes
Orientador(a): ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Instituto de Ciências da Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3327
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central analisar as prescrições curriculares oficiais para a implantação do ensino médio integrado na Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) no período de 2004 a 2009. Obteve financiamento do CNPq e foi vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE). Trata-se de um estudo caso de caráter documental. A trajetória do estudo foi realizada por meio de pesquisa exploratória em estudos correlatos, com revisão bibliográfica em fontes secundárias da área de educação seguida de pesquisa documental em fontes primárias, como: leis, atos normativos, boletins informativos, proposta pedagógica, plano de curso de informática de uma unidade tecnológica da Rede EETEPA por meio de critério seletivo. Os aspectos discursivos tratados foram: os fundamentos teóricos para implantação do ensino médio integrado à educação profissional; As políticas curriculares para o ensino médio e educação profissional destacando o caráter dual entre a formação geral e profissional. Bem como, foi resgatado o movimento da implantação do ensino médio integrado em nível nacional e localmente no estado paraense mediante as prescrições curriculares oficiais. Os resultados alcançados: referiram-se primeiramente as estratégias adotadas pela SEDUC para implantação do ensino médio integrado nos estabelecimentos de ensino da Rede de EETEPA, a saber: Criação da Diretoria de Ensino Médio, com duas coordenações, a de Ensino Médio e de Educação Profissional; Quebra do contrato com a OSETPP, resgatando para a administração da SEDUC, as 11 (onze) escolas; Criação da Rede EETEPA; Realização de eventos (conferências, fóruns e seminários); Elaboração da proposta educacional para Rede EETEPA; Elaboração do Projeto Político-Pedagógico para Rede EETEPA; Orientações para reestruturação dos projetos políticos-pedagógicos das escolas tecnológicas e construção dos planos de cursos técnicos; Abertura de edital público para oferta de cursos subsequentes, integrado e PROEJA; e, Iniciação das reformas físicas nas unidades tecnológicas. Foi realizada, também, a identificação e análise das prescrições curriculares oficiais para Rede EETEPA, a saber, Proposta Educacional para a Rede EETEPA; Orientações para implantação de cursos técnicos de nível médio na forma integrada para a Rede EETEPA; Diretrizes Específicas II: Orientações Gerais para o Ensino Médio Integrado. Ao analisar esses documentos, constatei que a proposta educacional prescrita para Rede EETEPA pela COEP/DEMP-SEDUC, coaduna com a proposta idealizada pelo Ministério de Educação, ambas resgatam elementos já disseminados pelo pensamento educacional brasileiro desde as décadas dos anos 1980, com a finalidade de se erigir os fundamentos de uma escola unitária e politécnica, deixando explicita a concepção filosófica inspiradora do documento. Contudo, constatou-se que, o plano de curso de informática da Escola Técnica Magalhães Barata (localizada a região metropolitana de Belém do Pará) não conseguiu apresentar uma proposta coerente com os fundamentos do ensino médio integrado.
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A trajetória do estudo foi realizada por meio de pesquisa exploratória em estudos correlatos, com revisão bibliográfica em fontes secundárias da área de educação seguida de pesquisa documental em fontes primárias, como: leis, atos normativos, boletins informativos, proposta pedagógica, plano de curso de informática de uma unidade tecnológica da Rede EETEPA por meio de critério seletivo. Os aspectos discursivos tratados foram: os fundamentos teóricos para implantação do ensino médio integrado à educação profissional; As políticas curriculares para o ensino médio e educação profissional destacando o caráter dual entre a formação geral e profissional. Bem como, foi resgatado o movimento da implantação do ensino médio integrado em nível nacional e localmente no estado paraense mediante as prescrições curriculares oficiais. 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Foi realizada, também, a identificação e análise das prescrições curriculares oficiais para Rede EETEPA, a saber, Proposta Educacional para a Rede EETEPA; Orientações para implantação de cursos técnicos de nível médio na forma integrada para a Rede EETEPA; Diretrizes Específicas II: Orientações Gerais para o Ensino Médio Integrado. Ao analisar esses documentos, constatei que a proposta educacional prescrita para Rede EETEPA pela COEP/DEMP-SEDUC, coaduna com a proposta idealizada pelo Ministério de Educação, ambas resgatam elementos já disseminados pelo pensamento educacional brasileiro desde as décadas dos anos 1980, com a finalidade de se erigir os fundamentos de uma escola unitária e politécnica, deixando explicita a concepção filosófica inspiradora do documento. Contudo, constatou-se que, o plano de curso de informática da Escola Técnica Magalhães Barata (localizada a região metropolitana de Belém do Pará) não conseguiu apresentar uma proposta coerente com os fundamentos do ensino médio integrado.The present study aimed to analyze the core curriculum requirements for deploying officers school built on the Network of Schools of Technical Education of the State of Pará (EETEPA) in the period from 2004 to 2009. Obtained funding from CNPq and was linked to the Group of Studies and Research on Curriculum and Teacher Education in the Perspective of Inclusion (Includere). This is a case of documentary character. The course of study was carried out through exploratory research in related studies with literature review of secondary sources in the area of education followed by desk research in primary sources, such as laws, normative acts, newsletters, educational proposal, plan course a unit of computer technology Network EETEPA through selective criterion. The discursive aspects covered were: the theoretical foundations for integrated deployment of high school vocational education; policies curriculum for high school and professional education emphasizing the dual character between general and vocational training. As well, the movement was rescued deploying high school integrated nationally and locally in the state of Pará by the official curriculum requirements. Results achieved: firstly reported to the strategies adopted by SEDUC for deploying high school integrated in schools Network EETEPA, namely: Creation of the Directorate of Secondary Education, with two coordinators, the High School and Professional Education , Breaking the contract with OSETPP, rescuing SEDUC for the administration of the eleven (11) schools; Creation Network EETEPA; Realization of events (conferences, forums and seminars); Elaboration of educational proposal for Network EETEPA; Development of Political Project Pedagogical Network for EETEPA; guidelines for restructuring the political-pedagogical projects of technological schools and construction plans for technical courses; Opening bid for public offering subsequent courses, integrated and PROEJA;, and initiation of reforms in the physical technological units. We performed also the identification and analysis of official curricular requirements for Network EETEPA, namely Educational Proposal for Network EETEPA; Guidelines for implementation of middle level technical courses in an integrated manner for Network EETEPA; Specific Guidelines II: Broad Built for high school. In reviewing these documents, I found that the educational proposal prescribed by COEP Network EETEPA / DEMP-SEDUC, consistent with the proposal devised by the Ministry of Education, both elements redeem those disseminated by the Brazilian educational thought from the decades of the 1980s, with the purpose to build the foundations of a unitary school and polytechnic, making explicit the philosophical inspiring document. However, it was found that the plan computer course Magalhães Barata Technical School (located in the metropolitan region of Belém do Pará) failed to submit a proposal consistent with the fundamentals of integrated school.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEEnsino profissionalizanteEnsino médio integradoCurrículoBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraAs prescrições curriculares oficiais para rede de escolas de educação tecnológica do estado do Pará no contexto da implantação do ensino médio integrado no período de 2004 a 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisROCHA, Genylton Odilon Rêgo dahttp://lattes.cnpq.br/3735617515418666http://lattes.cnpq.br/9446429748560842FERREIRA, Eliani Galvãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_PrescricoesCurricularesOficiais.pdfDissertacao_PrescricoesCurricularesOficiais.pdfapplication/pdf1028189http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3327/1/Dissertacao_PrescricoesCurricularesOficiais.pdf794fa5ef8a187bcc56e7f5dc0e56fc62MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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