O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: COSTEIRA, Igor Blendon de Souza lattes
Orientador(a): CASTRO, Fábio Fonseca de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Departamento: Instituto de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia.
id UFPA_3db7c64a5a6d5668a7bc7fd89f0e4c33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14475
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2022-06-22T18:12:02Z2022-06-22T18:12:02Z2021-11-17COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia.This research paper aims to study the cultural and sensible universe of brega musicality in Pará State. It seeks to thematize and reflect on the sensible experience resulting from the relationship between this musical style and people who experience it in their daily lives. In general, brega music presents in its compositions messages that involve people's daily life issues and that arouse nostalgic sense of belonging and personal and cultural identification. The research is developed based on the interactive content extracted from a specific brega music channel on YouTube, on the basis of the formation and analysis of typified categories, using the typification methods by Alfred Schutz (1979). In order to build a theoretical reflection, the concepts of Heideggerian thought of everydayness, banality, Alfred Schutz's phenomenological perspective of Culture and Castro's semiotical blues (2015), will be phenomenological applications that will permeate to consolidate the understanding of this research. Therefore, a sensible, longing and intersubjective aspect was perceived in the temporal and nostalgic peculiarity of brega music from Pará State, which is present in the social fabric and in the popular imagination and guarantees the entry, passage and remaining of brega rhythm in Amazonian culture.Multipla - Locação de mão de obraporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIAPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIACOMUNICAÇÃOMúsica bregaBrega musicSensibilidadeSensitivityExperiênciaExperienceNostalgiaYoutubeO som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCASTRO, Fábio Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/5700042332015787http://lattes.cnpq.br/1928258840507898COSTEIRA, Igor Blendon de SouzaORIGINALDissertacao_SomMarcantesConexoes.pdfDissertacao_SomMarcantesConexoes.pdfapplication/pdf809156http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/1/Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/144752022-09-02 12:58:08.232oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-09-02T15:58:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
title O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
spellingShingle O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
COSTEIRA, Igor Blendon de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Música brega
Brega music
Sensibilidade
Sensitivity
Experiência
Experience
Nostalgia
Youtube
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
title_short O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
title_full O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
title_fullStr O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
title_full_unstemmed O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
title_sort O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes
author COSTEIRA, Igor Blendon de Souza
author_facet COSTEIRA, Igor Blendon de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CASTRO, Fábio Fonseca de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1928258840507898
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTEIRA, Igor Blendon de Souza
contributor_str_mv CASTRO, Fábio Fonseca de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Música brega
Brega music
Sensibilidade
Sensitivity
Experiência
Experience
Nostalgia
Youtube
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Música brega
Brega music
Sensibilidade
Sensitivity
Experiência
Experience
Nostalgia
Youtube
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
description O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-22T18:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-22T18:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475
identifier_str_mv COSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/1/Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14475/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772516919738368