As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa lattes
Orientador(a): SILVA, Francisco Hermes Santos da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Departamento: Instituto de Educação Matemática e Científica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática.
id UFPA_7255bb64d57931774a0e75f3d4e30e21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1848
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2011-03-23T21:19:36Z2011-03-23T21:19:36Z2004TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMMatemáticaFormação de professores de matemáticaEnsino fundamentalAprendizagemBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraAs atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciaisThe attitudes in relation to the mathematics of the professors of the initial seriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Francisco Hermes Santos dahttp://lattes.cnpq.br/3912906225739008http://lattes.cnpq.br/3793526621124658TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdfDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdfapplication/pdf783486http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/1/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf3393a4a9a9e480214d1c8de003d24e8aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txtDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain312813http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/5/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txt4558007f57cb522473e84abaa6b9e4d4MD552011/18482019-05-23 10:25:55.661oai:repositorio.ufpa.br:2011/1848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:55Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The attitudes in relation to the mathematics of the professors of the initial series
title As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
spellingShingle As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Matemática
Formação de professores de matemática
Ensino fundamental
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
title_short As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
title_full As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
title_fullStr As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
title_full_unstemmed As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
title_sort As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
author TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa
author_facet TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Francisco Hermes Santos da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3912906225739008
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3793526621124658
dc.contributor.author.fl_str_mv TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa
contributor_str_mv SILVA, Francisco Hermes Santos da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Matemática
Formação de professores de matemática
Ensino fundamental
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação de professores de matemática
Ensino fundamental
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
description A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848
identifier_str_mv TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/1/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/5/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3393a4a9a9e480214d1c8de003d24e8a
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
4558007f57cb522473e84abaa6b9e4d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797788537359171584