Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: ATAÍDE, Luciana de Barros lattes
Orientador(a): FERRAZ, Antônio Máximo Von Sohsten Gomes lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Instituto de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610
Resumo: A presente pesquisa pretende identificar a relação entre Ser, linguagem e pensamento em narrativas de Clarice Lispector, tendo como referência, principalmente, contos que a escritora produziu ao longo da vida, desde as “Primeiras histórias” – narrativas produzidas na década de 1940 – até as “Últimas histórias” – produzidas na década de 1970. Ao todo serão estudadas vinte e uma narrativas nas quais vigora o Ser enquanto questão. Porém, excertos de outras narrativas também se farão presentes, já que a abordagem será permeada pela busca do acontecimento poético apropriante – Ereignis – por meio da problematização das noções de escrever e pensar, técnica e arte, ser-só e ser-com, finitude e singularização, Eu e Mundo. A intenção é mostrar o entrelaçamento ser-homem-linguagem-verdade sob o labirinto da questão da origem. Nas narrativas de Clarice emerge o projeto investigativo que visa a desdobrar a essência do homem que acontece como linguagem – já que ela é a casa do Ser e em sua habitação mora o homem – sendo esse um trabalho de escuta, compreensão e interpretação das Questões inerentes à condição humana. Assim, partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico será possível estabelecer uma relação entre literatura de Clarice Lispector com pensadores como Martin Heidegger (especialmente), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Manuel Antônio de Castro, dentre outros de grande relevância para este estudo. Outro referencial de grande destaque que dará suporte a este estudo é a obra O segundo sexo (1980) da pensadora Simone de Beauvoir dentro da linha do ‘tornar-se’ no que se refere à condição humana em possibilidades e também no que tange à relação assimétrica de gênero que tende a reduzir a liberdade feminina dentro da sociedade. Clarice não trabalhou apenas como a palavra, mas também com o pensar que proporciona a percepção do velar e desvelar do homem, possibilitando a este a apropriação de si mesmo, já que se trata de um dizer poético que se mostra como a dimensão fundante da condição humana, revelada por meio de uma força avassaladora por gestar uma nova visão de mundo que reside além da superficialidade cotidiana. Trata-se, portanto, neste estudo, de narrativas (contos) que expõem o trabalho artístico-literário de Clarice no qual a poesia habita na proximidade do pensamento construindo um dizer que evoca a essência da linguagem.
id UFPA_8972a6a49f9a0f38c24e57bd2cd27c44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/11610
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2019-09-04T12:58:28Z2019-09-04T12:58:28Z2019-09-04ATAÍDE, Luciana de Barros. Apropriar-se: o acontecimento. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610A presente pesquisa pretende identificar a relação entre Ser, linguagem e pensamento em narrativas de Clarice Lispector, tendo como referência, principalmente, contos que a escritora produziu ao longo da vida, desde as “Primeiras histórias” – narrativas produzidas na década de 1940 – até as “Últimas histórias” – produzidas na década de 1970. Ao todo serão estudadas vinte e uma narrativas nas quais vigora o Ser enquanto questão. Porém, excertos de outras narrativas também se farão presentes, já que a abordagem será permeada pela busca do acontecimento poético apropriante – Ereignis – por meio da problematização das noções de escrever e pensar, técnica e arte, ser-só e ser-com, finitude e singularização, Eu e Mundo. A intenção é mostrar o entrelaçamento ser-homem-linguagem-verdade sob o labirinto da questão da origem. Nas narrativas de Clarice emerge o projeto investigativo que visa a desdobrar a essência do homem que acontece como linguagem – já que ela é a casa do Ser e em sua habitação mora o homem – sendo esse um trabalho de escuta, compreensão e interpretação das Questões inerentes à condição humana. Assim, partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico será possível estabelecer uma relação entre literatura de Clarice Lispector com pensadores como Martin Heidegger (especialmente), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Manuel Antônio de Castro, dentre outros de grande relevância para este estudo. Outro referencial de grande destaque que dará suporte a este estudo é a obra O segundo sexo (1980) da pensadora Simone de Beauvoir dentro da linha do ‘tornar-se’ no que se refere à condição humana em possibilidades e também no que tange à relação assimétrica de gênero que tende a reduzir a liberdade feminina dentro da sociedade. Clarice não trabalhou apenas como a palavra, mas também com o pensar que proporciona a percepção do velar e desvelar do homem, possibilitando a este a apropriação de si mesmo, já que se trata de um dizer poético que se mostra como a dimensão fundante da condição humana, revelada por meio de uma força avassaladora por gestar uma nova visão de mundo que reside além da superficialidade cotidiana. Trata-se, portanto, neste estudo, de narrativas (contos) que expõem o trabalho artístico-literário de Clarice no qual a poesia habita na proximidade do pensamento construindo um dizer que evoca a essência da linguagem.The present research intends to identify the relationship between Being, language and thought in narratives of Clarice Lispector, having as reference, mainly, stories that the writer produced throughout the life, from the "First stories" - narratives produced in the decade of 1940 - until the "Last Stories" - produced in the 1970s. In all, twenty one narratives will be studied in which the Being is in force as a matter. However, excerpts from other narratives will also be present, since the approach will be permeated by the search for the appropriative poetic event (Ereignis) through the problematization of the notions of writing and thinking, technique and art, being-alone and being-with, finitude and singularization, I and World. The intention is to show the intertwining ser-man-language-truth under the labyrinth of the question of origin. In Clarice's narratives emerges the investigative project that aims to unfold the essence of man that happens as language - since it is the home of Being and in his dwelling man lives - being a work of listening, understanding and interpretation of the Inherent Questions to the human condition. Thus, starting from the phenomenological-hermeneutic contribution, it will be possible to establish a relationship between Clarice Lispector's literature with thinkers such as Martin Heidegger (especially), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard and Manuel Antônio de Castro, among others of great relevance for this study. Another reference of great importance that will support this study is the work The second sex (1980) of the thinker Simone de Beauvoir within the line of 'becoming' with regard to the human condition in possibilities and also with regard to the relation asymmetric gender that tends to reduce female freedom within society. Clarice not only worked as the word, but also with the thought that provides the perception of the velar and unveiling of the man, enabling him to the appropriation of himself, since it is a poetic saying that shows itself as the founding dimension of the condition human, revealed by overwhelming force for engendering a new worldview that lies beyond everyday superficiality. It is, therefore, in this study, narratives (tales) that expose Clarice's artistic-literary work in which poetry dwells in the proximity of thought by constructing a saying that evokes the essence of language.La presente investigación pretende identificar la relación entre Ser, lenguaje y pensamiento en narrativas de Clarice Lispector, teniendo como referencia, principalmente, cuentos que la escritora produjo a lo largo de la vida, desde las "Primeras historias" - narrativas producidas en la década de 1940 - hasta las "Últimas historias" - producidas en la década de 1970. En total serán estudiadas veinte y una narrativas en las que rige el Ser como cuestión. Pero, extractos de otras narrativas también se harán presentes, ya que el abordaje será permeado por la búsqueda del acontecimiento poético apropiado (Ereignis) por medio de la problematización de las nociones de escribir y pensar, técnica y arte, ser-sólo y ser-con, finitud y singularización, Yo y Mundo. La intención es mostrar el entrelazamiento ser-hombre-lenguaje-verdad bajo el laberinto de la cuestión del origen. En las narrativas de Clarice emerge el proyecto investigativo que pretende desplegar la esencia del hombre que sucede como lenguaje-ya que ella es la casa del Ser y en su morada vive el hombre-siendo ese un trabajo de escucha, comprensión e interpretación de las cuestiones inherentes a la condición humana. En el caso de las mujeres, la mayoría de las personas que sufren de este tipo de cáncer de próstata, no se sienten satisfechas. El segundo sexo (1980) de la pensadora Simone de Beauvoir dentro de la línea del 'tornarse' en lo que se refiere a la condición humana en posibilidades y también en lo que se refiere a la relación sexual asimétrica de género que tiende a reducir la libertad femenina dentro de la sociedad. Clarice no trabajó sólo como la palabra, sino también con el pensar que proporciona la percepción del velar y desvelar del hombre, posibilitando a éste la apropiación de sí mismo, ya que se trata de un decir poético que se muestra como la dimensión fundante de la condición humana, revelada por medio de una fuerza avasalladora por gestar una nueva visión de mundo que reside más allá de la superficialidad cotidiana. Se trata, pues, en este estudio, de narrativas (cuentos) que exponen el trabajo artístico-literario de Clarice en el que la poesía habita en la proximidad del pensamiento construyendo un decir que evoca la esencia del lenguaje.UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e Comunicação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIALITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOESTUDOS LITERÁRIOSLispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretaçãoHermenêuticaFenomenologiaFilosofia na literaturaApropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFERRAZ, Antônio Máximo Von Sohsten Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5982898787473373http://lattes.cnpq.br/7779684163327727ATAÍDE, Luciana de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfapplication/pdf1329635http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/1/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfd077fe6c85adb3c41a50d788868f8a50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txtTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txtExtracted texttext/plain483493http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/6/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txt47dd58eb57d0de9373236c3e18927500MD562011/116102019-09-20 14:10:57.225oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-09-20T17:10:57Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
title Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
spellingShingle Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
ATAÍDE, Luciana de Barros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Lispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretação
Hermenêutica
Fenomenologia
Filosofia na literatura
LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
title_short Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
title_full Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
title_fullStr Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
title_full_unstemmed Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
title_sort Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)
author ATAÍDE, Luciana de Barros
author_facet ATAÍDE, Luciana de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERRAZ, Antônio Máximo Von Sohsten Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5982898787473373
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7779684163327727
dc.contributor.author.fl_str_mv ATAÍDE, Luciana de Barros
contributor_str_mv FERRAZ, Antônio Máximo Von Sohsten Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Lispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretação
Hermenêutica
Fenomenologia
Filosofia na literatura
LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
dc.subject.por.fl_str_mv Lispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretação
Hermenêutica
Fenomenologia
Filosofia na literatura
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ESTUDOS LITERÁRIOS
description A presente pesquisa pretende identificar a relação entre Ser, linguagem e pensamento em narrativas de Clarice Lispector, tendo como referência, principalmente, contos que a escritora produziu ao longo da vida, desde as “Primeiras histórias” – narrativas produzidas na década de 1940 – até as “Últimas histórias” – produzidas na década de 1970. Ao todo serão estudadas vinte e uma narrativas nas quais vigora o Ser enquanto questão. Porém, excertos de outras narrativas também se farão presentes, já que a abordagem será permeada pela busca do acontecimento poético apropriante – Ereignis – por meio da problematização das noções de escrever e pensar, técnica e arte, ser-só e ser-com, finitude e singularização, Eu e Mundo. A intenção é mostrar o entrelaçamento ser-homem-linguagem-verdade sob o labirinto da questão da origem. Nas narrativas de Clarice emerge o projeto investigativo que visa a desdobrar a essência do homem que acontece como linguagem – já que ela é a casa do Ser e em sua habitação mora o homem – sendo esse um trabalho de escuta, compreensão e interpretação das Questões inerentes à condição humana. Assim, partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico será possível estabelecer uma relação entre literatura de Clarice Lispector com pensadores como Martin Heidegger (especialmente), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Manuel Antônio de Castro, dentre outros de grande relevância para este estudo. Outro referencial de grande destaque que dará suporte a este estudo é a obra O segundo sexo (1980) da pensadora Simone de Beauvoir dentro da linha do ‘tornar-se’ no que se refere à condição humana em possibilidades e também no que tange à relação assimétrica de gênero que tende a reduzir a liberdade feminina dentro da sociedade. Clarice não trabalhou apenas como a palavra, mas também com o pensar que proporciona a percepção do velar e desvelar do homem, possibilitando a este a apropriação de si mesmo, já que se trata de um dizer poético que se mostra como a dimensão fundante da condição humana, revelada por meio de uma força avassaladora por gestar uma nova visão de mundo que reside além da superficialidade cotidiana. Trata-se, portanto, neste estudo, de narrativas (contos) que expõem o trabalho artístico-literário de Clarice no qual a poesia habita na proximidade do pensamento construindo um dizer que evoca a essência da linguagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-04T12:58:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-04T12:58:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ATAÍDE, Luciana de Barros. Apropriar-se: o acontecimento. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610
identifier_str_mv ATAÍDE, Luciana de Barros. Apropriar-se: o acontecimento. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/1/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/6/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d077fe6c85adb3c41a50d788868f8a50
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
47dd58eb57d0de9373236c3e18927500
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772521485238272