Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
|
Departamento: |
Instituto de Educação Matemática e Científica
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1817 |
Resumo: | A teoria da complexidade, mormente o ideário do francês Edgar Morin, proclama a interligação das particularidades que se integram ao (ou a um) todo. Distinção e união são, assim, os pilares das manifestações naturais, acrescentando-se a esse binômio o fenômeno da incerteza, haja vista as associações implicarem desdobramentos indeterminados. A elevação quantitativa da cultura humana vem sendo acompanhada de uma progressiva especialização, e, não apregoando, em absoluto, a extinção das disciplinas/distinções/partes, o pensamento transdisciplinar moriniano defende a construção de ligações entre tais elementos, o que se mostra concordante com a díade natural união-distinção. Tomando por base a seguinte máxima transdisciplinar: do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo, propõem-se nesta obra (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas duplas heterogêneas de professores (DHP) - imaginadas pelo autor da dissertação -, que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido foi o da Educação de Jovens e Adultos - EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Ademais, a procura de soluções para a problemática da EJA, cuja clientela é formada por indivíduos marcados pela exclusão sócio-econômica, constitui-se em dever moral extensivo a todos os verdadeiros cidadãos. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada nesta investigação, o exame bibliográfico (de um lado) e (de outro lado) a análise - que é o seu cerne - de uma proposição (a DHP engendrada pelo mestrando) à luz dos conceitos abordados. Trata-se/tratou-se de demonstrar, em nível teórico, que a idéia de DHP harmonizase com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a incerteza prigoginiana, com a transdisciplinaridade moriniana, com a Psicologia Vygotskyana e com a modelagem matemática. |
id |
UFPA_922313beb91c51617e4213cc68ee38ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1817 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
2011-03-23T21:19:31Z2011-03-23T21:19:31Z2003-09-17LEVY, Lênio Fernandes. Os professores, uma proposta visando à transdisciplinarilidade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará. 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2003. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1817A teoria da complexidade, mormente o ideário do francês Edgar Morin, proclama a interligação das particularidades que se integram ao (ou a um) todo. Distinção e união são, assim, os pilares das manifestações naturais, acrescentando-se a esse binômio o fenômeno da incerteza, haja vista as associações implicarem desdobramentos indeterminados. A elevação quantitativa da cultura humana vem sendo acompanhada de uma progressiva especialização, e, não apregoando, em absoluto, a extinção das disciplinas/distinções/partes, o pensamento transdisciplinar moriniano defende a construção de ligações entre tais elementos, o que se mostra concordante com a díade natural união-distinção. Tomando por base a seguinte máxima transdisciplinar: do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo, propõem-se nesta obra (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas duplas heterogêneas de professores (DHP) - imaginadas pelo autor da dissertação -, que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido foi o da Educação de Jovens e Adultos - EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Ademais, a procura de soluções para a problemática da EJA, cuja clientela é formada por indivíduos marcados pela exclusão sócio-econômica, constitui-se em dever moral extensivo a todos os verdadeiros cidadãos. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada nesta investigação, o exame bibliográfico (de um lado) e (de outro lado) a análise - que é o seu cerne - de uma proposição (a DHP engendrada pelo mestrando) à luz dos conceitos abordados. Trata-se/tratou-se de demonstrar, em nível teórico, que a idéia de DHP harmonizase com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a incerteza prigoginiana, com a transdisciplinaridade moriniana, com a Psicologia Vygotskyana e com a modelagem matemática.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSProfessoresEducação de adultoMatemáticaEducação e EstadoPrograma Educação de Jovens e AdultosBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraOs professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, ParáThe teachers, a proposal aiming at to the transdisciplinaridade and the current pupils of mathematics of the municipal public education of young and adults of Belém, Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira dohttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071GONÇALVES, Tadeu Oliverhttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668http://lattes.cnpq.br/1171794682934046LEVY, Lênio Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdfDissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdfapplication/pdf494624http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/1/Dissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf2e10b2477cc7489fd0e774caaafec5beMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf.txtDissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf.txtExtracted texttext/plain239931http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/5/Dissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf.txt86a0c7bec1bec2296eb8669e1d9566d1MD552011/18172019-05-23 10:25:47.982oai:repositorio.ufpa.br:2011/1817Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The teachers, a proposal aiming at to the transdisciplinaridade and the current pupils of mathematics of the municipal public education of young and adults of Belém, Pará |
title |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
spellingShingle |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará LEVY, Lênio Fernandes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS Professores Educação de adulto Matemática Educação e Estado Programa Educação de Jovens e Adultos Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
title_short |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
title_full |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
title_fullStr |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
title_full_unstemmed |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
title_sort |
Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará |
author |
LEVY, Lênio Fernandes |
author_facet |
LEVY, Lênio Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEVY, Lênio Fernandes |
contributor_str_mv |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do GONÇALVES, Tadeu Oliver |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS Professores Educação de adulto Matemática Educação e Estado Programa Educação de Jovens e Adultos Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Educação de adulto Matemática Educação e Estado Programa Educação de Jovens e Adultos Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
A teoria da complexidade, mormente o ideário do francês Edgar Morin, proclama a interligação das particularidades que se integram ao (ou a um) todo. Distinção e união são, assim, os pilares das manifestações naturais, acrescentando-se a esse binômio o fenômeno da incerteza, haja vista as associações implicarem desdobramentos indeterminados. A elevação quantitativa da cultura humana vem sendo acompanhada de uma progressiva especialização, e, não apregoando, em absoluto, a extinção das disciplinas/distinções/partes, o pensamento transdisciplinar moriniano defende a construção de ligações entre tais elementos, o que se mostra concordante com a díade natural união-distinção. Tomando por base a seguinte máxima transdisciplinar: do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo, propõem-se nesta obra (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas duplas heterogêneas de professores (DHP) - imaginadas pelo autor da dissertação -, que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido foi o da Educação de Jovens e Adultos - EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Ademais, a procura de soluções para a problemática da EJA, cuja clientela é formada por indivíduos marcados pela exclusão sócio-econômica, constitui-se em dever moral extensivo a todos os verdadeiros cidadãos. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada nesta investigação, o exame bibliográfico (de um lado) e (de outro lado) a análise - que é o seu cerne - de uma proposição (a DHP engendrada pelo mestrando) à luz dos conceitos abordados. Trata-se/tratou-se de demonstrar, em nível teórico, que a idéia de DHP harmonizase com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a incerteza prigoginiana, com a transdisciplinaridade moriniana, com a Psicologia Vygotskyana e com a modelagem matemática. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-09-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEVY, Lênio Fernandes. Os professores, uma proposta visando à transdisciplinarilidade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará. 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2003. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1817 |
identifier_str_mv |
LEVY, Lênio Fernandes. Os professores, uma proposta visando à transdisciplinarilidade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará. 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2003. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/1/Dissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1817/5/Dissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e10b2477cc7489fd0e774caaafec5be 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 86a0c7bec1bec2296eb8669e1d9566d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1797788575010390016 |