Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: RAMOS, Maély Ferreira Holanda lattes
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
Orientador(a): PONTES, Fernando Augusto Ramos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Departamento: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12795
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a estudar a satisfação no trabalho a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e suas relações com a eficácia coletiva. A satisfação e seus principais elementos influenciadores tem evidente importância no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. A satisfação no trabalho se refere ao grau de relação afetiva que um empregado tem, associado à função que desempenha, evidenciando um estado emocional agradável ou positivo, resultante de uma avaliação das suas experiências. O Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho é uma proposta recente, que se apoia na Teoria Social Cognitiva, que propõem uma abordagem integrativa para investigar a satisfação no trabalho docente. Postula que a satisfação pode ser prevista e explicada por cinco classes de variáveis, a saber: (a) metas de apoio; (b) condições de trabalho; (c) progresso de objetivos; (d) afeto positivo; (e) autoeficácia docente. A eficácia coletiva docente, apesar de não pertencer ao Modelo, também tem reconhecida influência sobre os níveis de satisfação. Sendo assim, tem-se como objetivo geral testar o Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente (MSCST) em amostra de professores da Educação Básica, investigando suas relações com a eficácia coletiva e analisando suas implicações no ambiente escolar. Para tanto, foram desenvolvido seis artigos organizados em duas subdivisões, sendo estas: (a) Revisões Sistemáticas; (b) Estudos Empíricos. Na primeira seção, composta por quatro artigos, construiu-se um estudo metodológico sobre a utilização de técnicas de análise e visualização de dados com grafos, bem como três revisões sistemáticas sobre: MSCST, satisfação no trabalho e a eficácia coletiva (respectivamente). Todas as revisões utilizaram grafos e suas representações geométricas. A segunda subdivisão, composta por dois artigos, referente aos estudos empíricos, aplicou-se à uma amostra de 495 professores da Educação Básica, de uma rede privada de ensino. O primeiro estudo desta seção foi quantitativo e o segundo utilizou técnicas mistas (quanti-quali). Os resultados indicaram que o MSCST não explicou suficientemente à satisfação no trabalho docente, contrariando os achados resultantes da revisão sistemática sobre o Modelo. Constatou-se ainda que não houve qualquer relação entre as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) com os níveis de satisfação, embora pesquisas identificadas nas revisões sistemáticas, que não aplicaram o Modelo, apontaram estas duas variáveis como mais frequentemente associadas à satisfação no trabalho docente.
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spelling 2020-10-27T21:01:37Z2020-10-27T21:01:37Z2015-05-12RAMOS, Maély Ferreira Holanda. Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência. Orientador: Fernando Augusto Ramos Pontes 2015. 239 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em: .http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12795A presente pesquisa propõe-se a estudar a satisfação no trabalho a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e suas relações com a eficácia coletiva. A satisfação e seus principais elementos influenciadores tem evidente importância no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. A satisfação no trabalho se refere ao grau de relação afetiva que um empregado tem, associado à função que desempenha, evidenciando um estado emocional agradável ou positivo, resultante de uma avaliação das suas experiências. O Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho é uma proposta recente, que se apoia na Teoria Social Cognitiva, que propõem uma abordagem integrativa para investigar a satisfação no trabalho docente. Postula que a satisfação pode ser prevista e explicada por cinco classes de variáveis, a saber: (a) metas de apoio; (b) condições de trabalho; (c) progresso de objetivos; (d) afeto positivo; (e) autoeficácia docente. A eficácia coletiva docente, apesar de não pertencer ao Modelo, também tem reconhecida influência sobre os níveis de satisfação. Sendo assim, tem-se como objetivo geral testar o Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente (MSCST) em amostra de professores da Educação Básica, investigando suas relações com a eficácia coletiva e analisando suas implicações no ambiente escolar. Para tanto, foram desenvolvido seis artigos organizados em duas subdivisões, sendo estas: (a) Revisões Sistemáticas; (b) Estudos Empíricos. Na primeira seção, composta por quatro artigos, construiu-se um estudo metodológico sobre a utilização de técnicas de análise e visualização de dados com grafos, bem como três revisões sistemáticas sobre: MSCST, satisfação no trabalho e a eficácia coletiva (respectivamente). Todas as revisões utilizaram grafos e suas representações geométricas. A segunda subdivisão, composta por dois artigos, referente aos estudos empíricos, aplicou-se à uma amostra de 495 professores da Educação Básica, de uma rede privada de ensino. O primeiro estudo desta seção foi quantitativo e o segundo utilizou técnicas mistas (quanti-quali). Os resultados indicaram que o MSCST não explicou suficientemente à satisfação no trabalho docente, contrariando os achados resultantes da revisão sistemática sobre o Modelo. Constatou-se ainda que não houve qualquer relação entre as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) com os níveis de satisfação, embora pesquisas identificadas nas revisões sistemáticas, que não aplicaram o Modelo, apontaram estas duas variáveis como mais frequentemente associadas à satisfação no trabalho docente.This research aims to study job satisfaction from the Social Cognitive Model of Job Satisfaction (MSCST) and its relations with the collective efficacy. The satisfaction and their main elements which influence have obvious importance in the school context because it may affect the motivational states and the level of the teacher’s performance. Job satisfaction refers to the degree of emotional relations that an employee has, associated to function that performs, showing a pleasant or positive emotional state, resulting from an assessment of their experiences. The Social Cognitive Model of Job Satisfaction is a recent proposal, which is based on Social Cognitive Theory that proposes an integrative approach to investigate the satisfaction in teaching. This theory reveals that satisfaction can be predicted and explained by five variables classes, namely: (a) support targets; (B) working conditions; (C) Progress goals; (D) positive affect; (E) teaching self-efficacy. The teacher collective efficacy, although not belonging to the model, also has recognized influence on levels of satisfaction. So it has the general objective of testing the Social Cognitive Model of Teacher Job Satisfaction (MSCST) in sample of teachers of basic education, investigating its relations with the collective efficacy and analyzing their implications in the school environment. For that, we developed six articles arranged in two subdivisions, which are: (a) Systematic Reviews; (b) Empirical Studies. The first section consists of four articles, which include a methodological study on the use of technical analysis and visualization of data with graphs and three systematic reviews on: MSCST, job satisfaction and collective efficacy (respectively). All the revisions used graphs and their geometric representations. The second subdivision, consisting of two articles, referring to empirical studies, applied to a sample of 495 teachers of basic education from a private school network. The first study of this section was quantitative and the second used mixed techniques (quantitative and qualitative). The results indicated that MSCST did not explain sufficiently the satisfaction in teaching, contradicting the findings found from the systematic review of the Model. It was also found that there was no relations between efficacy beliefs (self-efficacy and collective efficacy) with the levels of satisfaction, although research identified in systematic reviews, which have not implemented the model, pointed out these two variables as more often associated with satisfaction teaching.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAGrande Área: Ciências Humanas / Área: PsicologiaECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOECOETOLOGIAComportamento humano - PesquisaProfessores - Satisfação no trabalhoEducação de baseMSCST - Modelo Social Cognitivo de Satisfação no TrabalhoEficácia coletivaProfessoresModelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docênciaCognitive social model of job satisfaction and collective effectiveness: perceptions about teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPONTES, Fernando Augusto Ramoshttp://lattes.cnpq.br/1225408485576678https://orcid.org/0000-0001-9569-943Xhttp://lattes.cnpq.br/8174411008021957RAMOS, Maély Ferreira Holandahttps://orcid.org/0000-0001-6150-6345ORIGINALTese_ModeloSocialCognitivo.pdfTese_ModeloSocialCognitivo.pdfapplication/pdf4211735http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12795/1/Tese_ModeloSocialCognitivo.pdf4b9640319dae495cecc3cd6c8b304436MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12795/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12795/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/127952020-10-27 18:01:37.714oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-10-27T21:01:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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