Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: COSME, Priscilla Brito lattes
Orientador(a): NEVES, Ivânia dos Santos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Departamento: Instituto de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715
Resumo: As cidades e seus sujeitos são historicamente construídos, suas memórias são fraturadas e, a depender das condições de possibilidades, visibilizam e silenciam discursos. Nesse sentido, tomamos a cidade não como um espaço neutro, esvaziado de memória, ou ainda um cálculo urbanístico, mas sim como espaço interativo e comunicativo. A partir desta perspectiva, analisamos os murais contemporâneos com a imensidão de cores, pincéis, tintas, spray de graffiti e Boi de Máscaras, desenvolvidos pelos artistas Adriano DK e And Santtos, com a noção de “odivelismo” proposta por ele, um estudo voltado aos valores sociais e culturais da cidade de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. Nosso objetivo é compreender como suas obras traduzem o espaço urbano, interagem com os moradores da cidade e deixam ver a diversidade étnica de seus moradores. Para tanto, o trabalho de campo com base em tonalidades etnográficas, envolve entrevistas semiestruturadas com atores sociais da cidade, mas se pauta, sobretudo, nas experiências vividas na cidade em companhia do artista. Nosso referencial teórico-metodológico se fundamenta na formulação de cidade comunicativa e polifônica, proposta por Lucrécia Ferrara e Canevacci, nos estudos de Foucault sobre saberes sujeitados e na definição de mural contemporâneo de Gitahy e sobre a abordagem antropológica do graffiti por Campos. Esta investigação identificou uma forma de etnomural, constituída como uma expressão pautada no cotidiano do odivelense, na poesia singular, no sentimento do morador às margens do rio Mojuim revelada em ritmos, sons e cultura popular, o olhar do mangue e da pesca, do brincar no cortejo Boi de Máscaras materializada nos muros da urbe.
id UFPA_d4133285b9527bc63a6a33fd14b31a64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12715
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str
spelling 2020-10-03T19:58:07Z2020-10-03T19:58:07Z2020-03-30COSME, Priscilla Brito. Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas - Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK. Orientadora:Ivânia dos Santos Neves. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715As cidades e seus sujeitos são historicamente construídos, suas memórias são fraturadas e, a depender das condições de possibilidades, visibilizam e silenciam discursos. Nesse sentido, tomamos a cidade não como um espaço neutro, esvaziado de memória, ou ainda um cálculo urbanístico, mas sim como espaço interativo e comunicativo. A partir desta perspectiva, analisamos os murais contemporâneos com a imensidão de cores, pincéis, tintas, spray de graffiti e Boi de Máscaras, desenvolvidos pelos artistas Adriano DK e And Santtos, com a noção de “odivelismo” proposta por ele, um estudo voltado aos valores sociais e culturais da cidade de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. Nosso objetivo é compreender como suas obras traduzem o espaço urbano, interagem com os moradores da cidade e deixam ver a diversidade étnica de seus moradores. Para tanto, o trabalho de campo com base em tonalidades etnográficas, envolve entrevistas semiestruturadas com atores sociais da cidade, mas se pauta, sobretudo, nas experiências vividas na cidade em companhia do artista. Nosso referencial teórico-metodológico se fundamenta na formulação de cidade comunicativa e polifônica, proposta por Lucrécia Ferrara e Canevacci, nos estudos de Foucault sobre saberes sujeitados e na definição de mural contemporâneo de Gitahy e sobre a abordagem antropológica do graffiti por Campos. Esta investigação identificou uma forma de etnomural, constituída como uma expressão pautada no cotidiano do odivelense, na poesia singular, no sentimento do morador às margens do rio Mojuim revelada em ritmos, sons e cultura popular, o olhar do mangue e da pesca, do brincar no cortejo Boi de Máscaras materializada nos muros da urbe.As cities and their individuals are historically built, their memories are fractured and depend on the conditions of visibility possibilities and discourses of silence. In this sense, we take a city that is not as a neutral space, empty of memory, or an urban calculation, but as an interactive and communicative space. From this perspective, we will analyze contemporary murals with an immensity of colors, brushes, paints, graffiti spray and Masks ox painted by the artists Adriano DK and And Santtos, with a notion of "odivelismo", a concept proposed by him, a study aimed at social and cultural values of the city of São Caetano de Odivelas, in the state of Pará. Our goal is to understand how their works translated into the urban space, interact with the city's residents and portrays the ethnic diversity of its residents. For this purpose, this fieldwork based on ethnographic tones, involves semi-structured interviews with social actors in the city, but it is based mainly on the experiences lived in the city in the company of the artists. Our theoretical-methodological framework is based on the formulation of communicative communication and polyphonic city, proposed by Lucrécia Ferrara and Canevacci, in Foucault's studies on subject flavors, in the definition of contemporary mural by Gitahy and an anthropological approach of graffiti by Campos. This investigation identified a form of ethnomural, using an expression based on the daily life of the odivelense people, in singular poetry, on feelings of the dweller on the banks of the Mojuim river revealed in the rhythms, sounds and popular culture, the mangrove and fishing visions, of playing in the Boi de Máscaras procession materialized on the city walls.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e Comunicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIACOMUNICAÇÃOCidade comunicativaMurais contemporâneosGraffitiInteraçãoSão Caetano de OdivelasEntre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DKinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNEVES, Ivânia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2648132192179863http://lattes.cnpq.br/9881305170711535COSME, Priscilla BritoCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53ORIGINALDissertacao_EntreCulturaPopular.pdfDissertacao_EntreCulturaPopular.pdfapplication/pdf16983560http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/4/Dissertacao_EntreCulturaPopular.pdfbd873ca6845ec92aec71347b9d57d0bbMD542011/127152021-03-10 22:37:49.356oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232021-03-11T01:37:49Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
title Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
spellingShingle Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
COSME, Priscilla Brito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cidade comunicativa
Murais contemporâneos
Graffiti
Interação
São Caetano de Odivelas
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
title_short Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
title_full Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
title_fullStr Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
title_full_unstemmed Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
title_sort Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas-Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK
author COSME, Priscilla Brito
author_facet COSME, Priscilla Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NEVES, Ivânia dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2648132192179863
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9881305170711535
dc.contributor.author.fl_str_mv COSME, Priscilla Brito
contributor_str_mv NEVES, Ivânia dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cidade comunicativa
Murais contemporâneos
Graffiti
Interação
São Caetano de Odivelas
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade comunicativa
Murais contemporâneos
Graffiti
Interação
São Caetano de Odivelas
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
description As cidades e seus sujeitos são historicamente construídos, suas memórias são fraturadas e, a depender das condições de possibilidades, visibilizam e silenciam discursos. Nesse sentido, tomamos a cidade não como um espaço neutro, esvaziado de memória, ou ainda um cálculo urbanístico, mas sim como espaço interativo e comunicativo. A partir desta perspectiva, analisamos os murais contemporâneos com a imensidão de cores, pincéis, tintas, spray de graffiti e Boi de Máscaras, desenvolvidos pelos artistas Adriano DK e And Santtos, com a noção de “odivelismo” proposta por ele, um estudo voltado aos valores sociais e culturais da cidade de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. Nosso objetivo é compreender como suas obras traduzem o espaço urbano, interagem com os moradores da cidade e deixam ver a diversidade étnica de seus moradores. Para tanto, o trabalho de campo com base em tonalidades etnográficas, envolve entrevistas semiestruturadas com atores sociais da cidade, mas se pauta, sobretudo, nas experiências vividas na cidade em companhia do artista. Nosso referencial teórico-metodológico se fundamenta na formulação de cidade comunicativa e polifônica, proposta por Lucrécia Ferrara e Canevacci, nos estudos de Foucault sobre saberes sujeitados e na definição de mural contemporâneo de Gitahy e sobre a abordagem antropológica do graffiti por Campos. Esta investigação identificou uma forma de etnomural, constituída como uma expressão pautada no cotidiano do odivelense, na poesia singular, no sentimento do morador às margens do rio Mojuim revelada em ritmos, sons e cultura popular, o olhar do mangue e da pesca, do brincar no cortejo Boi de Máscaras materializada nos muros da urbe.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-03T19:58:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-03T19:58:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSME, Priscilla Brito. Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas - Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK. Orientadora:Ivânia dos Santos Neves. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715
identifier_str_mv COSME, Priscilla Brito. Entre a cultura popular e a arte urbana: a cidade de São Caetano de Odivelas - Pará nos murais contemporâneos de And Santtos e Adriano DK. Orientadora:Ivânia dos Santos Neves. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/3/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12715/4/Dissertacao_EntreCulturaPopular.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
bd873ca6845ec92aec71347b9d57d0bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797788481366261760