Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058 |
Resumo: | This research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject. |
id |
UFPB_01294e15fc6305e588a1ad59714aa698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27058 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficasGeografia - EnsinoGeografia - Livro paradidáticoInstalação geográficaGeography - TeachingGeografia - Paradidactic bookGeographical installationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASThis research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.NenhumaEsta pesquisa teve como objetivo compreender como os livros paradidáticos do gênero narrativo, atrelados à avaliação construtiva da aprendizagem, que se desenvolve a partir da metodologia da instalação geográfica, podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 6º ano A, da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, localizada no município de Serra Negra do Norte/RN, no ano de 2021. O trabalho de campo foi desenvolvido no contexto da pandemia ocasionada pelo Covid-19. Iniciamos com aulas online, depois de maneira presencial. Primeiramente traçamos um perfil dos alunos, os quais apresentavam déficit na leitura e escrita, assim, optamos por trabalhar com livros paradidáticos do gênero narrativo, devido ao seu caráter lúdico possibilitar a seleção de uma linguagem e escrita adequada ao perfil dos alunos. Com base nesses livros desenvolvemos estratégias metodológicas, que partiram do princípio da dialogicidade e do questionamento. Os temas e conteúdos da Geografia definimos segundo a realidade dos educandos. Ao final de cada bimestre, optamos por realizar uma avaliação construtiva da aprendizagem com a metodologia da instalação geográfica, momento em que os alunos materializaram, a partir de signos e símbolos, o que aprenderam. Essa avaliação, em conjunto com os livros paradidáticos e as metodologias desenvolvidas, potencializaram a leitura e escrita, permitiram que os alunos compreendessem que a Geografia faz parte da vida deles, além de aprenderem a questionar, algo tão necessário para a formação do sujeito crítico.Universidade Federal da ParaíbaBrasilGeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPBRibeiro, Emersonhttp://lattes.cnpq.br/6808110433438335Silva, Izabel Cristina da2023-06-01T10:33:50Z2022-11-182023-06-01T10:33:50Z2022-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2023-06-02T06:04:06Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/27058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2023-06-02T06:04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
title |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
spellingShingle |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas Silva, Izabel Cristina da Geografia - Ensino Geografia - Livro paradidático Instalação geográfica Geography - Teaching Geografia - Paradidactic book Geographical installation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
title_short |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
title_full |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
title_fullStr |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
title_full_unstemmed |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
title_sort |
Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas |
author |
Silva, Izabel Cristina da |
author_facet |
Silva, Izabel Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Emerson http://lattes.cnpq.br/6808110433438335 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabel Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Ensino Geografia - Livro paradidático Instalação geográfica Geography - Teaching Geografia - Paradidactic book Geographical installation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
topic |
Geografia - Ensino Geografia - Livro paradidático Instalação geográfica Geography - Teaching Geografia - Paradidactic book Geographical installation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
description |
This research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-18 2022-10-05 2023-06-01T10:33:50Z 2023-06-01T10:33:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801843216556752896 |