Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Izabel Cristina da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
Resumo: This research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.
id UFPB_01294e15fc6305e588a1ad59714aa698
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27058
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficasGeografia - EnsinoGeografia - Livro paradidáticoInstalação geográficaGeography - TeachingGeografia - Paradidactic bookGeographical installationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASThis research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.NenhumaEsta pesquisa teve como objetivo compreender como os livros paradidáticos do gênero narrativo, atrelados à avaliação construtiva da aprendizagem, que se desenvolve a partir da metodologia da instalação geográfica, podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 6º ano A, da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, localizada no município de Serra Negra do Norte/RN, no ano de 2021. O trabalho de campo foi desenvolvido no contexto da pandemia ocasionada pelo Covid-19. Iniciamos com aulas online, depois de maneira presencial. Primeiramente traçamos um perfil dos alunos, os quais apresentavam déficit na leitura e escrita, assim, optamos por trabalhar com livros paradidáticos do gênero narrativo, devido ao seu caráter lúdico possibilitar a seleção de uma linguagem e escrita adequada ao perfil dos alunos. Com base nesses livros desenvolvemos estratégias metodológicas, que partiram do princípio da dialogicidade e do questionamento. Os temas e conteúdos da Geografia definimos segundo a realidade dos educandos. Ao final de cada bimestre, optamos por realizar uma avaliação construtiva da aprendizagem com a metodologia da instalação geográfica, momento em que os alunos materializaram, a partir de signos e símbolos, o que aprenderam. Essa avaliação, em conjunto com os livros paradidáticos e as metodologias desenvolvidas, potencializaram a leitura e escrita, permitiram que os alunos compreendessem que a Geografia faz parte da vida deles, além de aprenderem a questionar, algo tão necessário para a formação do sujeito crítico.Universidade Federal da ParaíbaBrasilGeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPBRibeiro, Emersonhttp://lattes.cnpq.br/6808110433438335Silva, Izabel Cristina da2023-06-01T10:33:50Z2022-11-182023-06-01T10:33:50Z2022-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2023-06-02T06:04:06Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/27058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2023-06-02T06:04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
title Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
spellingShingle Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
Silva, Izabel Cristina da
Geografia - Ensino
Geografia - Livro paradidático
Instalação geográfica
Geography - Teaching
Geografia - Paradidactic book
Geographical installation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
title_short Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
title_full Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
title_fullStr Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
title_full_unstemmed Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
title_sort Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
author Silva, Izabel Cristina da
author_facet Silva, Izabel Cristina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Emerson
http://lattes.cnpq.br/6808110433438335
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izabel Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino
Geografia - Livro paradidático
Instalação geográfica
Geography - Teaching
Geografia - Paradidactic book
Geographical installation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
topic Geografia - Ensino
Geografia - Livro paradidático
Instalação geográfica
Geography - Teaching
Geografia - Paradidactic book
Geographical installation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
description This research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18
2022-10-05
2023-06-01T10:33:50Z
2023-06-01T10:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843216556752896