"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Cicera Tayane Soares da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285
Resumo: This dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation.
id UFPB_13d240bb3b102c38e2dc01c49e790504
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/13285
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônicoForró eletrônicoCríticasOrigemObjetificação da mulherMercantilizaçãoElectronic forróCriticsOriginsObjectification of womenCommodificationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAThis dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação discute as críticas realizadas ao forró eletrônico envolvendo músicos, secretários de cultura, professores universitários, produtores de eventos e apreciadores do forró eletrônico. A partir dos postulados de tais autoridades, o trabalho visa entender as formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico, compreendendo seus sentidos e significados. Mais do que apontar distinções, cabe-nos entender a que pilares tais críticas estão alicerçadas. Para isso, recorremos às três críticas mais frequentes que fazem referência, por sua vez, à questão da origem, da objetificação da mulher e da mercantilização. A partir dessas questões, iremos perceber como a questão do gosto constitui-se em uma prerrogativa importante para que tais posicionamentos sejam concretizados. Assim, tenta-se compreender como e porque essas críticas são frequentemente usadas para deslegitimar o forró eletrônico e sua importância cultural. A partir de tal roteiro, evidenciamos como esses espaços de crítica e observação do fenômeno (origem, objetificação da mulher e mercantilização) confluem para produzir um discurso a partir de agentes e setores específicos da sociedade sobre o forró eletrônico em um contexto de disputa por significados e representação.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPBChianca, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/4264064005369443Silva, Cicera Tayane Soares da2019-02-06T21:02:25Z2019-02-062019-02-06T21:02:25Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-02-06T21:02:25Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/13285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-02-06T21:02:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
title "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
spellingShingle "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
Silva, Cicera Tayane Soares da
Forró eletrônico
Críticas
Origem
Objetificação da mulher
Mercantilização
Electronic forró
Critics
Origins
Objectification of women
Commodification
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
title_full "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
title_fullStr "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
title_full_unstemmed "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
title_sort "É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
author Silva, Cicera Tayane Soares da
author_facet Silva, Cicera Tayane Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chianca, Luciana
http://lattes.cnpq.br/4264064005369443
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cicera Tayane Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Forró eletrônico
Críticas
Origem
Objetificação da mulher
Mercantilização
Electronic forró
Critics
Origins
Objectification of women
Commodification
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Forró eletrônico
Críticas
Origem
Objetificação da mulher
Mercantilização
Electronic forró
Critics
Origins
Objectification of women
Commodification
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description This dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
2019-02-06T21:02:25Z
2019-02-06
2019-02-06T21:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964153587597312