"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Antropologia UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285 |
Resumo: | This dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation. |
id |
UFPB_13d240bb3b102c38e2dc01c49e790504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/13285 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônicoForró eletrônicoCríticasOrigemObjetificação da mulherMercantilizaçãoElectronic forróCriticsOriginsObjectification of womenCommodificationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAThis dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação discute as críticas realizadas ao forró eletrônico envolvendo músicos, secretários de cultura, professores universitários, produtores de eventos e apreciadores do forró eletrônico. A partir dos postulados de tais autoridades, o trabalho visa entender as formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico, compreendendo seus sentidos e significados. Mais do que apontar distinções, cabe-nos entender a que pilares tais críticas estão alicerçadas. Para isso, recorremos às três críticas mais frequentes que fazem referência, por sua vez, à questão da origem, da objetificação da mulher e da mercantilização. A partir dessas questões, iremos perceber como a questão do gosto constitui-se em uma prerrogativa importante para que tais posicionamentos sejam concretizados. Assim, tenta-se compreender como e porque essas críticas são frequentemente usadas para deslegitimar o forró eletrônico e sua importância cultural. A partir de tal roteiro, evidenciamos como esses espaços de crítica e observação do fenômeno (origem, objetificação da mulher e mercantilização) confluem para produzir um discurso a partir de agentes e setores específicos da sociedade sobre o forró eletrônico em um contexto de disputa por significados e representação.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPBChianca, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/4264064005369443Silva, Cicera Tayane Soares da2019-02-06T21:02:25Z2019-02-062019-02-06T21:02:25Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-02-06T21:02:25Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/13285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-02-06T21:02:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
title |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
spellingShingle |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico Silva, Cicera Tayane Soares da Forró eletrônico Críticas Origem Objetificação da mulher Mercantilização Electronic forró Critics Origins Objectification of women Commodification CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
title_short |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
title_full |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
title_fullStr |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
title_full_unstemmed |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
title_sort |
"É de verdade ou é de plástico?": formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico |
author |
Silva, Cicera Tayane Soares da |
author_facet |
Silva, Cicera Tayane Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chianca, Luciana http://lattes.cnpq.br/4264064005369443 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cicera Tayane Soares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forró eletrônico Críticas Origem Objetificação da mulher Mercantilização Electronic forró Critics Origins Objectification of women Commodification CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
Forró eletrônico Críticas Origem Objetificação da mulher Mercantilização Electronic forró Critics Origins Objectification of women Commodification CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
description |
This dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 2019-02-06T21:02:25Z 2019-02-06 2019-02-06T21:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Antropologia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Antropologia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964153587597312 |