Avaliação experimental da injeção de gás natural veicular em motor de ignição por compressão com diferentes proporções de biodiesel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gouveia, Filipe Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24786
Resumo: The present work evaluates the use of vehicular natural gas with different proportions of biodiesel in order to obtain the correct proportion of use. The correct proportion is selected based on the best performance and the greatest reduction in pollutant emissions. The levels of pollutant emissions, opacity, torque, power and fuel consumption tested in a MWM 4.07 TCE engine are evaluated. This engine has an electronic injection system, which was adapted in the engine and emissions testing laboratory - UFPB. The adaptation aims to reduce the biodiesel injection time per cycle and compensate with CNG injection. In this way it was possible to use CNG and Biodiesel. In the combustion of natural gas and Biodiesel, Biodiesel has the function of producing the ignition of natural gas, making it possible to replace a high percentage of Biodiesel in the mixture. In such a way it is possible to have CNG as the main fuel and biodiesel as an ignitor. The evaluation of the data obtained in dynamometric tests and pollutant emissions, and exhaust gas opacity are used to determine which is the best proportion of fuel use. For a better analysis of the results, graphs and tables were prepared containing information on torque, power, consumption and emissions of the main pollutants. These results are from the Biodiesel mixtures in the proportions of B10, B20 and B50 and also when applied together with CNG. It is possible to verify a variation of power and torque with the addition of biodiesel in the mixtures as well as with the use in conjunction with CNG. The effect of varying the percentage of biodiesel and its application together with CNG in relation to consumption is also analyzed. An analysis was also made for the specific consumption of the application of Biodiesel and Biodiesel in conjunction with CNG. Regarding gas emissions, the following were analyzed: CO, O2, CO2, HC, NOx and opacity.
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In the combustion of natural gas and Biodiesel, Biodiesel has the function of producing the ignition of natural gas, making it possible to replace a high percentage of Biodiesel in the mixture. In such a way it is possible to have CNG as the main fuel and biodiesel as an ignitor. The evaluation of the data obtained in dynamometric tests and pollutant emissions, and exhaust gas opacity are used to determine which is the best proportion of fuel use. For a better analysis of the results, graphs and tables were prepared containing information on torque, power, consumption and emissions of the main pollutants. These results are from the Biodiesel mixtures in the proportions of B10, B20 and B50 and also when applied together with CNG. It is possible to verify a variation of power and torque with the addition of biodiesel in the mixtures as well as with the use in conjunction with CNG. The effect of varying the percentage of biodiesel and its application together with CNG in relation to consumption is also analyzed. An analysis was also made for the specific consumption of the application of Biodiesel and Biodiesel in conjunction with CNG. Regarding gas emissions, the following were analyzed: CO, O2, CO2, HC, NOx and opacity.NenhumaO presente trabalho avalia a utilização do gás natural veicular com diferentes proporções de biodiesel, a fim de obter a correta proporção de utilização. A correta proporção e selecionada com base no melhor rendimento e na maior redução das emissões de poluentes. São avaliados os níveis de emissões de poluentes, opacidade, torque, potência e consumo dos combustíveis ensaiados em um motor MWM 4.07 TCE. Este motor possui um sistema de injeção eletrônico, que foi adaptado no laboratório de ensaios motores e emissões – UFPB. A adaptação visa reduzir o tempo de injeção do biodiesel por ciclo e compensar com injeção de GNV. Desta forma foi possível a utilização de GNV e Biodiesel. Na combustão do gás natural e do Biodiesel, o Biodiesel tem a função de produzir a ignição do gás natural, sendo possível a substituição de elevada porcentagem de Biodiesel na mistura. De tal forma é possível ter o GNV como combustível principal e biodiesel como ignitor. A avaliação dos dados obtidos em ensaios dinamométricos e de emissões de poluentes, e de opacidade dos gases de exaustão são utilizadas para determinar qual melhor proporção de utilização dos combustíveis. Para melhor análise dos resultados foram elaborados gráficos e tabelas contendo informações de torque, potência, consumo e emissões dos principais poluentes. Estes resultados são das misturas de Biodiesel nas proporções de B10, B20 e B50 e também aplicados juntos com GNV. É possível verificar uma variação de potência e torque com acréscimo de biodiesel nas misturas bem como com a utilização em conjunto com GNV. Também se analisa o efeito da variação da porcentagem de biodiesel e de sua aplicação em conjunto com GNV em relação ao consumo. Ainda foi feita uma análise para o consumo específico da aplicação de Biodiesel e Biodiesel em conjunto com GNV. Em relação as emissões dos gases, foram analisados: CO, O2, CO2, HC, NOx e opacidade.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEngenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFPBSantos, Carlos Antônio Cabral doshttp://lattes.cnpq.br/9774109887296955Gouveia, Filipe Rocha2022-09-28T20:21:26Z2022-03-082022-09-28T20:21:26Z2021-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24786porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-10-25T12:50:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/24786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-10-25T12:50:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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