O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Karla Costa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14861
Resumo: Pulp Fiction (1994), Kill Bill vol. 1 (2003), Kill Bill vol. 2 (2004) and Inglourious Basterds (2009) are representative of a postmodern feel that permeates the entire filmography of American director Quentin Tarantino. The director's aesthetic choices will be analyzed into the perspective of concepts that characterize contemporary culture and society, such as those exemplified or theorized by Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks and Linda Hutcheon. Our aim is to provide an investigation able to cross the formal construction of Quentin Tarantino's metafictional discourse interweaving the problem of the crisis of representation and the representation of subjectivity in postmodern cinema.
id UFPB_4efa8600811ad38f3b4bf11a2af89887
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14861
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin TarantinoPós-modernismoCinema pós-modernoMetaficçãoQuentin TarantinoPostmodernismPostmodern cinemaMetafictionPostmodernismeCinéma postmoderneMétafictionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPulp Fiction (1994), Kill Bill vol. 1 (2003), Kill Bill vol. 2 (2004) and Inglourious Basterds (2009) are representative of a postmodern feel that permeates the entire filmography of American director Quentin Tarantino. The director's aesthetic choices will be analyzed into the perspective of concepts that characterize contemporary culture and society, such as those exemplified or theorized by Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks and Linda Hutcheon. Our aim is to provide an investigation able to cross the formal construction of Quentin Tarantino's metafictional discourse interweaving the problem of the crisis of representation and the representation of subjectivity in postmodern cinema.Les films Pulp Fiction (1994); Kill Bill vol. 1 (2003); Kill Bill vol. 2, (2004) et Inglourious Basterds (2009) sont représentatifs d'un sentiment postmoderne qui imprègne toute la filmographie du réalisateur américain Quentin Tarantino. Les choix esthétiques du réalisateur seront analysés à la lumière des concepts qui caractérisent la culture et la société contemporaine, tels que ceux pensés ou théorisés par Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks et Linda Hutcheon. Notre objectif est de rendre une investigation qui traverse la construction formelle du discours métafictionnel de Quentin Tarantino et qui entrecroise le problème de la crise de la représentation et de la représentation de la subjectivité dans le cinéma postmoderne.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESOs filmes Pulp Fiction (1994); Kill Bill vol. 1 (2003); Kill Bill vol. 2, (2004) e Bastardos Inglórios (2009) são representativos de um sentimento pós-moderno que permeia toda a filmografia do diretor norteamericano Quentin Tarantino. As escolhas estéticas do diretor serão analisadas à luz conceitos que caracterizam a cultura e a sociedade contemporânea, tais como os pensados ou teorizados por Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks, Linda Hutcheon, entre outros. O nosso objetivo é prover uma investigação que atravesse a construção formal do discurso metaficcional de Quentin Tarantino e a entrelace ao problema da crise da representação e a representação da subjetividade no cinema pós- moderno.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBAzerêdo, Genilda Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2336287299613364Albuquerque, Ana Karla Costa de2019-06-27T17:37:39Z2019-06-272019-06-27T17:37:39Z2018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14861porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-06-27T17:43:01Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-06-27T17:43:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
title O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
spellingShingle O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
Albuquerque, Ana Karla Costa de
Pós-modernismo
Cinema pós-moderno
Metaficção
Quentin Tarantino
Postmodernism
Postmodern cinema
Metafiction
Postmodernisme
Cinéma postmoderne
Métafiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
title_full O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
title_fullStr O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
title_full_unstemmed O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
title_sort O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
author Albuquerque, Ana Karla Costa de
author_facet Albuquerque, Ana Karla Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azerêdo, Genilda Alves de
http://lattes.cnpq.br/2336287299613364
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ana Karla Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernismo
Cinema pós-moderno
Metaficção
Quentin Tarantino
Postmodernism
Postmodern cinema
Metafiction
Postmodernisme
Cinéma postmoderne
Métafiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Pós-modernismo
Cinema pós-moderno
Metaficção
Quentin Tarantino
Postmodernism
Postmodern cinema
Metafiction
Postmodernisme
Cinéma postmoderne
Métafiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Pulp Fiction (1994), Kill Bill vol. 1 (2003), Kill Bill vol. 2 (2004) and Inglourious Basterds (2009) are representative of a postmodern feel that permeates the entire filmography of American director Quentin Tarantino. The director's aesthetic choices will be analyzed into the perspective of concepts that characterize contemporary culture and society, such as those exemplified or theorized by Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks and Linda Hutcheon. Our aim is to provide an investigation able to cross the formal construction of Quentin Tarantino's metafictional discourse interweaving the problem of the crisis of representation and the representation of subjectivity in postmodern cinema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
2019-06-27T17:37:39Z
2019-06-27
2019-06-27T17:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14861
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964157376102400