Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Iury Matheus Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22206
Resumo: The issue of the dissertation revolves around understanding how it is possible to attract the attention of the viewer in 360-degree films, in order to enable the construction of a narrative process and a minimum understanding by the public about the story being told. Seeking to have an understanding of what mise-en-scène is and how it relates to cinema and VR cinema itself, we seek as a basis the studies of Junior (2013) and Bordwell and Thompson (2006). Based on this, we highlight that this dissertation is composed of two parts, the first consists of a study on miseen-scène in cinema and how it is applied and related to virtual reality, in order to assist in the construction of a more accurate understanding of what Virtual Reality Cinema is. The second part, in turn, sought to develop an initial framework that would assist the 360-degree film production team to attract viewers' attention so that they have a minimal understanding of the story and, for that, a literature review was carried out. , in order to gather and understand the techniques used, as well as a film analysis of the works Faoladh (2018) and Help (2016) in order to observe the techniques and the way that these films used to guide the viewer's attention and develop their narratives.
id UFPB_6ddd36f78b0efc772dda875f6ba67483
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/22206
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 grausCinemaCinema de realidade virtualFrameworkVídeos de 360 grausProcesso narrativoVirtual reality cinema360 degree vídeosNarrative processCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe issue of the dissertation revolves around understanding how it is possible to attract the attention of the viewer in 360-degree films, in order to enable the construction of a narrative process and a minimum understanding by the public about the story being told. Seeking to have an understanding of what mise-en-scène is and how it relates to cinema and VR cinema itself, we seek as a basis the studies of Junior (2013) and Bordwell and Thompson (2006). Based on this, we highlight that this dissertation is composed of two parts, the first consists of a study on miseen-scène in cinema and how it is applied and related to virtual reality, in order to assist in the construction of a more accurate understanding of what Virtual Reality Cinema is. The second part, in turn, sought to develop an initial framework that would assist the 360-degree film production team to attract viewers' attention so that they have a minimal understanding of the story and, for that, a literature review was carried out. , in order to gather and understand the techniques used, as well as a film analysis of the works Faoladh (2018) and Help (2016) in order to observe the techniques and the way that these films used to guide the viewer's attention and develop their narratives.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA problemática da dissertação gira em torno de compreender de que maneira é possível atrair a atenção do espectador em filmes de 360 graus, a fim de possibilitar a construção de um processo narrativo e uma mínima compreensão por parte do público sobre a história que está sendo contada. Buscando ter uma compreensão sobre o que é mise-en-scène e como ela se relaciona ao cinema e ao próprio cinema VR, buscamos suporte nos estudos de Junior (2013) e Bordwell e Thompson (2006). Com base nisso, destacamos que essa dissertação é composta por duas partes, a primeira consiste em um estudo sobre a mise-en-scène no cinema e como ela se aplica e se relaciona com a realidade virtual, de modo a auxiliar na construção de uma compreensão mais exata sobre o que é o Cinema de Realidade Virtual. A segunda parte, por sua vez, buscou desenvolver um framework inicial que auxiliasse a equipe de produção de filmes em 360 graus a atrair atenção do espectador para que este tenha uma compreensão mínima sobre a história e, para tal, foi realizado uma revisão da literatura, de modo a reunir e compreender quais são as técnicas utilizadas, como também uma análise fílmica das obras Faoladh (2018) e Help (2016) com o objetivo de observar as técnicas e a maneira que esses filmes utilizaram para guiar a atenção do espectador e desenvolver suas narrativas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e ArtesUFPBSouza Filho, Guido Lemos dehttp://lattes.cnpq.br/6614550860293610Cirino, Nathan Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/8572993428217076Silva, Iury Matheus Costa2022-02-25T16:55:49Z2021-05-062022-02-25T16:55:49Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22206porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-04-27T12:27:30Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/22206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-04-27T12:27:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
title Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
spellingShingle Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
Silva, Iury Matheus Costa
Cinema
Cinema de realidade virtual
Framework
Vídeos de 360 graus
Processo narrativo
Virtual reality cinema
360 degree vídeos
Narrative process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
title_full Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
title_fullStr Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
title_full_unstemmed Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
title_sort Cinema VR: concepções teóricas e técnicas sobre a fruição do espectador em narrativas cinematográficas em 360 graus
author Silva, Iury Matheus Costa
author_facet Silva, Iury Matheus Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Filho, Guido Lemos de
http://lattes.cnpq.br/6614550860293610
Cirino, Nathan Nascimento
http://lattes.cnpq.br/8572993428217076
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Iury Matheus Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema de realidade virtual
Framework
Vídeos de 360 graus
Processo narrativo
Virtual reality cinema
360 degree vídeos
Narrative process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Cinema
Cinema de realidade virtual
Framework
Vídeos de 360 graus
Processo narrativo
Virtual reality cinema
360 degree vídeos
Narrative process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The issue of the dissertation revolves around understanding how it is possible to attract the attention of the viewer in 360-degree films, in order to enable the construction of a narrative process and a minimum understanding by the public about the story being told. Seeking to have an understanding of what mise-en-scène is and how it relates to cinema and VR cinema itself, we seek as a basis the studies of Junior (2013) and Bordwell and Thompson (2006). Based on this, we highlight that this dissertation is composed of two parts, the first consists of a study on miseen-scène in cinema and how it is applied and related to virtual reality, in order to assist in the construction of a more accurate understanding of what Virtual Reality Cinema is. The second part, in turn, sought to develop an initial framework that would assist the 360-degree film production team to attract viewers' attention so that they have a minimal understanding of the story and, for that, a literature review was carried out. , in order to gather and understand the techniques used, as well as a film analysis of the works Faoladh (2018) and Help (2016) in order to observe the techniques and the way that these films used to guide the viewer's attention and develop their narratives.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
2021-02-23
2022-02-25T16:55:49Z
2022-02-25T16:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22206
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057878098444288