A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Souza, Cicera Cosmo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14690
Resumo: The following thesis has the guiding questions: what is the basis of the pedagogical work of the teachers from 1st grade of elementary school? How did the State of Ceará and Farias Brito city adjust the norms and educational guidelines by defining new arrangements and educational politics? How is the organization of the pedagogical work in the process of implantation of Primary School of nine years with the insertion of the six-year-old child in Elementary School in the Farias Brito City, State of Ceará? Aiming to answer such questions, we aim, across the board, to analyze the organization and realization of the pedagogical work with children of six-years-old in Elementary School, under the Law 11,274 of February 6th, 2006. As way of considerations, we realized that children and childhood, although inseparable, have different meanings. The first concerns about biological issues, while the second is a social, cultural and historical construction. The Brazilian educational politics reflects the conjuncture that they are inserted, the Law number 11. 274/2006 isn’t an exception, since it carries with it the marks of political and economic control exercised by neoliberalism. These issues directly reflect the pedagogical work accomplished with sixyears-old children in the first year of Elementary School, the focus on literacy neglects the other formative aspects particular to childhood.
id UFPB_7822a67d747c7af2c55533f898cdbac7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14690
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CECriançaInfânciaTrabalho PedagógicoEnsino FundamentalLei 11.274/2006ChildChildhoodPedagogical WorkElementary SchoolLaw 11.274/2006Trabalho pedagógico infantilPráticas pedagógicas - Ensino fundamentalLei 11.274/2006Ensino fundamental - Trabalho pedagógico - Farias Brito - Ceará - BrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe following thesis has the guiding questions: what is the basis of the pedagogical work of the teachers from 1st grade of elementary school? How did the State of Ceará and Farias Brito city adjust the norms and educational guidelines by defining new arrangements and educational politics? How is the organization of the pedagogical work in the process of implantation of Primary School of nine years with the insertion of the six-year-old child in Elementary School in the Farias Brito City, State of Ceará? Aiming to answer such questions, we aim, across the board, to analyze the organization and realization of the pedagogical work with children of six-years-old in Elementary School, under the Law 11,274 of February 6th, 2006. As way of considerations, we realized that children and childhood, although inseparable, have different meanings. The first concerns about biological issues, while the second is a social, cultural and historical construction. The Brazilian educational politics reflects the conjuncture that they are inserted, the Law number 11. 274/2006 isn’t an exception, since it carries with it the marks of political and economic control exercised by neoliberalism. These issues directly reflect the pedagogical work accomplished with sixyears-old children in the first year of Elementary School, the focus on literacy neglects the other formative aspects particular to childhood.A presente dissertação tem as seguintes questões norteadoras: o que fundamenta o trabalho pedagógico dos professores que atuam no 1º ano Ensino Fundamental? Como o Estado do Ceará e o município de Farias Brito se adequaram as normas e as orientações educacionais definindo novos arranjos e políticas educacionais? Como é a organização do trabalho pedagógico no processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos com a inserção da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental na cidade de Farias Brito-Ce? Visando responder tais indagações, objetivamos de modo geral analisar a organização e realização do trabalho pedagógico com crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental, à luz da Lei nº 11.274/2006 na cidade de Farias Brito-CE. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, documental e de campo. Com relação aos instrumentos de coleta dos dados, fizemos uso de questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental na cidade de Farias Brito. No que diz respeito à organização: a introdução contextualiza o problema, e aponta os objetivos da pesquisa. Bem como o caminho metodológico percorrido. No segundo capítulo abordamos a criança e a infância como uma construção social e histórica, e entendemos como ambas são percebidas no contexto atual da sociedade contemporânea burguesa. No terceiro, traçamos o percurso histórico da conquista do direito da criança brasileira a educação, atentando para o contexto das reformas políticas educacionais no âmbito nacional e estadual. No capítulo quarto, situamos o município locus da pesquisa e o perfil dos sujeitos investigados. No quinto, conceituamos a categoria trabalho, que subsidiou a análise da organização do trabalho pedagógico com a crianças de 6 anos em Farias de Brito-CE, à luz da lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006. A titulo de considerações percebemos que criança e infância embora indissociáveis, possuem sentidos distintos. A primeira diz respeito a questões biológicas, enquanto que a segunda é uma construção social, cultural e histórica. As políticas educacionais brasileiras retratam a conjuntura que estão inseridas, a Lei de nº 11. 274/206 não é uma exceção, uma vez que esta trás consigo as marcas do controle político e econômico exercido pelo neoliberalismo. Essas questões refletem diretamente no trabalho pedagógico realizado com as crianças e seis anos no 1º ano do Ensino Fundamental, o foco na alfabetização negligencia os demais aspectos formativos particulares a infância.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBZenaide, Maria Nazaré Tavareshttp://lattes.cnpq.br/4387707447158984Souza, Cicera Cosmo de2019-06-11T17:38:49Z2018-11-282019-06-11T17:38:49Z2018-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14690porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-06-11T17:38:49Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-06-11T17:38:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
title A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
spellingShingle A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
Souza, Cicera Cosmo de
Criança
Infância
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
Lei 11.274/2006
Child
Childhood
Pedagogical Work
Elementary School
Law 11.274/2006
Trabalho pedagógico infantil
Práticas pedagógicas - Ensino fundamental
Lei 11.274/2006
Ensino fundamental - Trabalho pedagógico - Farias Brito - Ceará - Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
title_full A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
title_fullStr A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
title_full_unstemmed A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
title_sort A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE
author Souza, Cicera Cosmo de
author_facet Souza, Cicera Cosmo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zenaide, Maria Nazaré Tavares
http://lattes.cnpq.br/4387707447158984
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cicera Cosmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Infância
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
Lei 11.274/2006
Child
Childhood
Pedagogical Work
Elementary School
Law 11.274/2006
Trabalho pedagógico infantil
Práticas pedagógicas - Ensino fundamental
Lei 11.274/2006
Ensino fundamental - Trabalho pedagógico - Farias Brito - Ceará - Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Criança
Infância
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
Lei 11.274/2006
Child
Childhood
Pedagogical Work
Elementary School
Law 11.274/2006
Trabalho pedagógico infantil
Práticas pedagógicas - Ensino fundamental
Lei 11.274/2006
Ensino fundamental - Trabalho pedagógico - Farias Brito - Ceará - Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The following thesis has the guiding questions: what is the basis of the pedagogical work of the teachers from 1st grade of elementary school? How did the State of Ceará and Farias Brito city adjust the norms and educational guidelines by defining new arrangements and educational politics? How is the organization of the pedagogical work in the process of implantation of Primary School of nine years with the insertion of the six-year-old child in Elementary School in the Farias Brito City, State of Ceará? Aiming to answer such questions, we aim, across the board, to analyze the organization and realization of the pedagogical work with children of six-years-old in Elementary School, under the Law 11,274 of February 6th, 2006. As way of considerations, we realized that children and childhood, although inseparable, have different meanings. The first concerns about biological issues, while the second is a social, cultural and historical construction. The Brazilian educational politics reflects the conjuncture that they are inserted, the Law number 11. 274/2006 isn’t an exception, since it carries with it the marks of political and economic control exercised by neoliberalism. These issues directly reflect the pedagogical work accomplished with sixyears-old children in the first year of Elementary School, the focus on literacy neglects the other formative aspects particular to childhood.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
2018-07-24
2019-06-11T17:38:49Z
2019-06-11T17:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14690
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057851646017536