Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Trindade, Ana Carla de Medeiros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903
Resumo: This research aims to discuss the formation of History teachers based on the experiences of the Subproject of the Institutional Scholarship Program to the Teaching Initiation (PIBID) in the History area, at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Center Campus for Higher Education (CERES) between 2009 and 2014. In this sense, we intend to analyze: how the coordinators of the PIBID-History subproject thought and planned the activities of the students involved in the project, having the school as a space for teacher training. Therefore, as an analysis criterion, we identify two subproject moments in the CERES. Which we call coordination I (2009-2011) and coordination II (2012-2014). This division is justified, for the period in which each coordinator remained at the head of the Subproject. We used, for our analyzes the methodology of qualitative research, with study of documental and oral sources. And, in order to discuss theoretically, we call for this study, some researchers in the field of Historical research and Education, such as Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadette Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, among others.
id UFPB_7f780792000940cee344cea9eeb8f610
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11903
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)Ensino de HistóriaFormação de ProfessoresPIBIDPolíticas PúblicasUFRN / CERESHistory teachingTeacher trainingPIBIDPublic policyUFRN / CERESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis research aims to discuss the formation of History teachers based on the experiences of the Subproject of the Institutional Scholarship Program to the Teaching Initiation (PIBID) in the History area, at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Center Campus for Higher Education (CERES) between 2009 and 2014. In this sense, we intend to analyze: how the coordinators of the PIBID-History subproject thought and planned the activities of the students involved in the project, having the school as a space for teacher training. Therefore, as an analysis criterion, we identify two subproject moments in the CERES. Which we call coordination I (2009-2011) and coordination II (2012-2014). This division is justified, for the period in which each coordinator remained at the head of the Subproject. We used, for our analyzes the methodology of qualitative research, with study of documental and oral sources. And, in order to discuss theoretically, we call for this study, some researchers in the field of Historical research and Education, such as Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadette Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, among others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEssa pesquisa tem por finalidade discutir a formação de professores de História com base nas experiências do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área História, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Campus Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) entre os anos de 2009 e 2014. Nesse sentido, temos por objetivo analisar como os coordenadores do subprojeto PIBID-História pensaram e planejaram as atividades dos bolsistas envolvidos no projeto, tendo a escola como espaço de formação docente. Portanto, como critério de análise, identificamos dois momentos do subprojeto no CERES, que denominamos de coordenação I (2009-2011) e coordenação II (2012-2014). Essa divisão é justificada, pelo período em que cada coordenador permaneceu à frente do subprojeto. Utilizamos, para nossas análises a metodologia de pesquisa qualitativa, com estudo das fontes documentais e orais. E a fim de discutir teoricamente, chamamos para esse estudo alguns pesquisadores do campo da pesquisa histórica e da educação como Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadete Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, dentre outros.Universidade Federal da ParaíbaBrasilHistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPBNunes, Paulo Giovani Antoninohttp://lattes.cnpq.br/1940162740032485Trindade, Ana Carla de Medeiros2018-10-05T15:08:59Z2018-10-052018-10-05T15:08:59Z2017-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-10-06T06:01:14Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-10-06T06:01:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
title Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
spellingShingle Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
Trindade, Ana Carla de Medeiros
Ensino de História
Formação de Professores
PIBID
Políticas Públicas
UFRN / CERES
History teaching
Teacher training
PIBID
Public policy
UFRN / CERES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
title_full Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
title_fullStr Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
title_full_unstemmed Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
title_sort Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
author Trindade, Ana Carla de Medeiros
author_facet Trindade, Ana Carla de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Paulo Giovani Antonino
http://lattes.cnpq.br/1940162740032485
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Ana Carla de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Formação de Professores
PIBID
Políticas Públicas
UFRN / CERES
History teaching
Teacher training
PIBID
Public policy
UFRN / CERES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Ensino de História
Formação de Professores
PIBID
Políticas Públicas
UFRN / CERES
History teaching
Teacher training
PIBID
Public policy
UFRN / CERES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This research aims to discuss the formation of History teachers based on the experiences of the Subproject of the Institutional Scholarship Program to the Teaching Initiation (PIBID) in the History area, at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Center Campus for Higher Education (CERES) between 2009 and 2014. In this sense, we intend to analyze: how the coordinators of the PIBID-History subproject thought and planned the activities of the students involved in the project, having the school as a space for teacher training. Therefore, as an analysis criterion, we identify two subproject moments in the CERES. Which we call coordination I (2009-2011) and coordination II (2012-2014). This division is justified, for the period in which each coordinator remained at the head of the Subproject. We used, for our analyzes the methodology of qualitative research, with study of documental and oral sources. And, in order to discuss theoretically, we call for this study, some researchers in the field of Historical research and Education, such as Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadette Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, among others.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11
2018-10-05T15:08:59Z
2018-10-05
2018-10-05T15:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843159678844928