Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Araújo, Ana Quércia Pereira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Serviço Social
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201
Resumo: The objective of this study is to examine in the Vocational training, clashes between the goals ethical-political of profession and determinations of the labor market during the supervised training in Social Work, session 2010.1 UFPB. This theoretical work valid in critical-dialectical perspective methodology, consist in investigation in 06 institutions, where were interviewed the respective 06 social workers supervisor training field, and 12 students trainees, whose testimonials were confronted face of adversity working conditions, and elements that make it difficult the materialization of professional project. The quantitative and qualitative research resulted in the identification of the single side of the technical-operational dimension negatively influences in conducting the activities of the trainees, despite the bureaucratization of the activities, most reveals not find able for labor market stage due to the fact limited to only one field. For the professional field supervisors, the project viability ethical-political direction depends on a critical, but still understands as their professional role assignments made by the institution, which signal an exacerbation of technical efficiency, required by the rationalization of work. These data demonstrate one of the biggest challenges of professional training is realize overcoming these weaknesses from stage, it has direct results on professional performance spaces developed in occupational areas outlined by the labor market.
id UFPB_8780aa72e22b39922c5d8a66def858df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7201
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalhoVocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor marketServiço SocialFormação ProfissionalEstágio SupervisionadoMercado de trabalhoSocial WorkVocational TrainingWorkSupervised StageCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALThe objective of this study is to examine in the Vocational training, clashes between the goals ethical-political of profession and determinations of the labor market during the supervised training in Social Work, session 2010.1 UFPB. This theoretical work valid in critical-dialectical perspective methodology, consist in investigation in 06 institutions, where were interviewed the respective 06 social workers supervisor training field, and 12 students trainees, whose testimonials were confronted face of adversity working conditions, and elements that make it difficult the materialization of professional project. The quantitative and qualitative research resulted in the identification of the single side of the technical-operational dimension negatively influences in conducting the activities of the trainees, despite the bureaucratization of the activities, most reveals not find able for labor market stage due to the fact limited to only one field. For the professional field supervisors, the project viability ethical-political direction depends on a critical, but still understands as their professional role assignments made by the institution, which signal an exacerbation of technical efficiency, required by the rationalization of work. These data demonstrate one of the biggest challenges of professional training is realize overcoming these weaknesses from stage, it has direct results on professional performance spaces developed in occupational areas outlined by the labor market.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO objetivo deste estudo consiste em analisar na formação profissional, os confrontos entre os objetivos ético-políticos da profissão e as determinações do mercado de trabalho durante o estágio supervisionado em Serviço Social, do período 2010.1 da UFPB. Esta produção teórica configura-se como um estudo analítico-crítico, de caráter quanti-qualitativo, enquanto procedimento de análise do objeto. É resultante da investigação nos campos de estágio, em 06 instituições. Foram entrevistados 06 profissionais supervisores de campo e 12 alunos estagiários, cujos depoimentos foram confrontados pela afirmação dos compromissos ético-políticos no processo de ensino e aprendizagem frente às adversidades das condições de trabalho, e da burocratização das atividades, por exemplo. Posto que, as alterações nas formas de gestão do trabalho atingem as profissões e trazem exigências como a qualificação dos trabalhadores associada à garantia de espaço ocupacional no mercado de trabalho. Essa racionalidade técnica e ideo-política impõe à formação profissional em Serviço Social, a redefinição de suas demandas subjacentes às necessidades sociais, a emersão de novos e antigos postos de trabalho, e exige sobretudo, uma maior preparação técnico-operativa, que se contrapõe ao objetivo profissional de potencializar a emancipação social junto aos usuários. É na fase de conciliação entre teoria e prática na formação, que o estágio supervisionado na medida em que avança no contato com a realidade, e no deciframento dos movimentos da sociedade, os sujeitos são desafiados a concretizar o projeto ético-político da profissão, para instrumentalizar as classes trabalhadoras, de modo a fomentar o movimento do seu poder de reivindicação por melhores serviços no cotidiano institucional.Universidade Federal da Paraí­baBRServiço SocialPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUFPBNogueira, Cleonice Lopeshttp://lattes.cnpq.br/8739482042949942Araújo, Ana Quércia Pereira de2015-05-14T13:24:12Z2018-07-23T20:08:17Z2012-03-192018-07-23T20:08:17Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ana Quércia Pereira de. Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:51:59Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market
title Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
spellingShingle Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
Araújo, Ana Quércia Pereira de
Serviço Social
Formação Profissional
Estágio Supervisionado
Mercado de trabalho
Social Work
Vocational Training
Work
Supervised Stage
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
title_full Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
title_fullStr Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
title_full_unstemmed Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
title_sort Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho
author Araújo, Ana Quércia Pereira de
author_facet Araújo, Ana Quércia Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Cleonice Lopes
http://lattes.cnpq.br/8739482042949942
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Quércia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
Formação Profissional
Estágio Supervisionado
Mercado de trabalho
Social Work
Vocational Training
Work
Supervised Stage
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Serviço Social
Formação Profissional
Estágio Supervisionado
Mercado de trabalho
Social Work
Vocational Training
Work
Supervised Stage
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description The objective of this study is to examine in the Vocational training, clashes between the goals ethical-political of profession and determinations of the labor market during the supervised training in Social Work, session 2010.1 UFPB. This theoretical work valid in critical-dialectical perspective methodology, consist in investigation in 06 institutions, where were interviewed the respective 06 social workers supervisor training field, and 12 students trainees, whose testimonials were confronted face of adversity working conditions, and elements that make it difficult the materialization of professional project. The quantitative and qualitative research resulted in the identification of the single side of the technical-operational dimension negatively influences in conducting the activities of the trainees, despite the bureaucratization of the activities, most reveals not find able for labor market stage due to the fact limited to only one field. For the professional field supervisors, the project viability ethical-political direction depends on a critical, but still understands as their professional role assignments made by the institution, which signal an exacerbation of technical efficiency, required by the rationalization of work. These data demonstrate one of the biggest challenges of professional training is realize overcoming these weaknesses from stage, it has direct results on professional performance spaces developed in occupational areas outlined by the labor market.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
2012-03-19
2015-05-14T13:24:12Z
2018-07-23T20:08:17Z
2018-07-23T20:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Quércia Pereira de. Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Quércia Pereira de. Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Serviço Social
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Serviço Social
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843156085374976