A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife.
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669 |
Resumo: | Historically, piano exercises have served a significant role in the development of piano pedagogy. Nonetheless, these drills still manage to provoke debates and cause frequent divergences of opinion among pianist and piano teachers world wide. Willing to offer further material for debate, the objective of this research is to develop a better understanding of how the teachers at the largest public schools in Recife (the Conservatório Pernambucano de Música and Universidade Federal de Pernambuco) handle the topic. In other words, whether or not they incorporate piano exercises into their teaching material. In order to collect this information, we used semi-structured interviews. As a theoretical basis of the proposed subject, this work will provide a historical description of piano technique and its evolution, explain the differences in approach of various “Piano Technique Schools”, explore the opinions of renowned pianists of the twentieth and twenty-first centuries, and compare those opinions to the ideologies of the teachers interviewed. The conclusion of this work relies on the fact that the use of technical exercises is still a controverse subject among piano teachers, surrounded by disagreements, conceptual incoherences and diversity of opinion. |
id |
UFPB_8f02a98a4e2f9cbbcafa891af02b45cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/8669 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife.pedagogia do pianotécnica pianísticapiano no Recifepiano pedagogypiano techniquepiano in RecifeARTES::MUSICAHistorically, piano exercises have served a significant role in the development of piano pedagogy. Nonetheless, these drills still manage to provoke debates and cause frequent divergences of opinion among pianist and piano teachers world wide. Willing to offer further material for debate, the objective of this research is to develop a better understanding of how the teachers at the largest public schools in Recife (the Conservatório Pernambucano de Música and Universidade Federal de Pernambuco) handle the topic. In other words, whether or not they incorporate piano exercises into their teaching material. In order to collect this information, we used semi-structured interviews. As a theoretical basis of the proposed subject, this work will provide a historical description of piano technique and its evolution, explain the differences in approach of various “Piano Technique Schools”, explore the opinions of renowned pianists of the twentieth and twenty-first centuries, and compare those opinions to the ideologies of the teachers interviewed. The conclusion of this work relies on the fact that the use of technical exercises is still a controverse subject among piano teachers, surrounded by disagreements, conceptual incoherences and diversity of opinion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEm que pese ser um tema bastante antigo no âmbito da pedagogia pianística, o uso dos exercícios de técnica ainda provoca debates e constantes divergências de opinião entre os pianistas e professores de piano mundo afora. Com a finalidade de fornecer mais material para discussão, este trabalho tem por objetivo investigar como um grupo de professores de piano da cidade do Recife (docentes ou ex-docentes das duas principais escolas de música públicas da cidade: Conservatório Pernambucano de Música e Universidade Federal de Pernambuco) utiliza esse material, ou se o rejeita completamente na sua prática pedagógica. Para coletar essas informações, optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho podemos encontrar, como embasamento teórico do tema proposto, um histórico da técnica pianística, onde se discutem aspectos ligados à pedagogia pianística e às chamadas Escolas de Técnica Pianística; relatos de importantes pianistas do século XX e XXI e suas posturas acerca da utilização dos exercícios técnicos, e uma comparação analítica entre suas opiniões e as dos professores do Recife entrevistados. À guisa de conclusão do trabalho vemos que a utilização de exercícios técnicos ainda é um tema controverso no meio pianístico, cercado de desacordos, de divergências conceituais e diversidade de opiniões.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBMartins, José Henriquehttp://lattes.cnpq.br/5800963798327728Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de2016-09-19T17:59:45Z2018-07-21T00:23:03Z2018-07-21T00:23:03Z2015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA FILHO, Manoel Theophilo Gaspar de. A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:39:41Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:39:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
title |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
spellingShingle |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de pedagogia do piano técnica pianística piano no Recife piano pedagogy piano technique piano in Recife ARTES::MUSICA |
title_short |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
title_full |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
title_fullStr |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
title_full_unstemmed |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
title_sort |
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. |
author |
Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de |
author_facet |
Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Henrique http://lattes.cnpq.br/5800963798327728 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia do piano técnica pianística piano no Recife piano pedagogy piano technique piano in Recife ARTES::MUSICA |
topic |
pedagogia do piano técnica pianística piano no Recife piano pedagogy piano technique piano in Recife ARTES::MUSICA |
description |
Historically, piano exercises have served a significant role in the development of piano pedagogy. Nonetheless, these drills still manage to provoke debates and cause frequent divergences of opinion among pianist and piano teachers world wide. Willing to offer further material for debate, the objective of this research is to develop a better understanding of how the teachers at the largest public schools in Recife (the Conservatório Pernambucano de Música and Universidade Federal de Pernambuco) handle the topic. In other words, whether or not they incorporate piano exercises into their teaching material. In order to collect this information, we used semi-structured interviews. As a theoretical basis of the proposed subject, this work will provide a historical description of piano technique and its evolution, explain the differences in approach of various “Piano Technique Schools”, explore the opinions of renowned pianists of the twentieth and twenty-first centuries, and compare those opinions to the ideologies of the teachers interviewed. The conclusion of this work relies on the fact that the use of technical exercises is still a controverse subject among piano teachers, surrounded by disagreements, conceptual incoherences and diversity of opinion. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25 2016-09-19T17:59:45Z 2018-07-21T00:23:03Z 2018-07-21T00:23:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA FILHO, Manoel Theophilo Gaspar de. A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA FILHO, Manoel Theophilo Gaspar de. A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.br |
_version_ |
1831315276210110464 |