Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Dias, Juçara dos Santos Ferreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7725
Resumo: This work is motivated by the concern expressed by educators with the use of technology in education in the context of environmental education, when the Brazilian reality is black majority in the classroom of public education. Your goal is to investigate the potential of Learning Object reuse for the study of the environment in a critical approach, paying attention to the occurrence of the practice of environmental racism. In this sense, we sought to understand the reasons which led to environmental education as a topic to be addressed in Brazilian education, reflecting on the environmental education in the postmodern scenario and its specificity in dealing with issues that affect the majority of black people. The following is the identification of learning objects available for the study of the environment, so that it is feasible to point out the learning object features in the reuse potential is satisfactory and meets the issues related to teaching and learning processes, including Join the black population. The research is characterized as applied, qualitative and exploratory. The applied technical procedure was the content analysis. How locus, the International Bank of Educational Objects was elected (BIOE) as Learning Object search field (OA) focused on the study of the environment. It was concluded that the critical study of perspective of the environment can be achieved with the use of OA with a greater degree of reuse, in which it seeks, through its content, favor the approach of specific issues, such as environmental racism.
id UFPB_9926e77f523462632289702b8807873c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7725
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negraEducação AmbientalEnvironmental EducationObjeto de AprendizagemRacismo AmbientalLearning ObjectsEnvironmental RacismCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work is motivated by the concern expressed by educators with the use of technology in education in the context of environmental education, when the Brazilian reality is black majority in the classroom of public education. Your goal is to investigate the potential of Learning Object reuse for the study of the environment in a critical approach, paying attention to the occurrence of the practice of environmental racism. In this sense, we sought to understand the reasons which led to environmental education as a topic to be addressed in Brazilian education, reflecting on the environmental education in the postmodern scenario and its specificity in dealing with issues that affect the majority of black people. The following is the identification of learning objects available for the study of the environment, so that it is feasible to point out the learning object features in the reuse potential is satisfactory and meets the issues related to teaching and learning processes, including Join the black population. The research is characterized as applied, qualitative and exploratory. The applied technical procedure was the content analysis. How locus, the International Bank of Educational Objects was elected (BIOE) as Learning Object search field (OA) focused on the study of the environment. It was concluded that the critical study of perspective of the environment can be achieved with the use of OA with a greater degree of reuse, in which it seeks, through its content, favor the approach of specific issues, such as environmental racism.O presente trabalho tem como motivação a preocupação expressa pelos educadores com a utilização das tecnologias na educação no contexto da educação ambiental, quando a realidade brasileira é de maioria negra na sala de aula da educação pública. O seu objetivo é investigar o potencial de reuso de Objetos de Aprendizagem destinados ao estudo do meio ambiente numa abordagem crítica, atentando-se para a ocorrência da prática do racismo ambiental. Nesse sentido, buscou-se compreender os fundamentos que levaram a educação ambiental como um tema a ser abordado na educação brasileira, refletindo acerca da educação ambiental no cenário pós-moderno e sua especificidade no trato de questões que atingem a maioria da população negra brasileira. Segue-se a identificação de objetos de aprendizagem disponíveis para o estudo do meio ambiente, para que seja viável apontar as características do objeto de aprendizagem em que o potencial de reuso seja satisfatório e atenda a questões relacionadas com processos de ensino e aprendizagem, dos quais participe a população negra. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualitativa e exploratória. O procedimento técnico aplicado foi o da análise de conteúdo. Como lócus, foi eleito o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) como campo de pesquisa de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para o estudo do meio ambiente. Concluiu-se que a perspectiva de estudo crítico do meio ambiente pode ser atingida com a utilização de OA com maior grau de reuso, nos quais se busque, através do seu conteúdo, favorecer a abordagem de questões específicas, como o racismo ambiental.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBSilva, José Antonio Novaes daDias, Juçara dos Santos Ferreira2016-01-20T14:28:32Z2018-07-20T23:55:56Z2018-07-20T23:55:56Z2014-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Juçara dos Santos Ferreira. Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:04:27Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
title Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
spellingShingle Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
Dias, Juçara dos Santos Ferreira
Educação Ambiental
Environmental Education
Objeto de Aprendizagem
Racismo Ambiental
Learning Objects
Environmental Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
title_full Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
title_fullStr Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
title_sort Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra
author Dias, Juçara dos Santos Ferreira
author_facet Dias, Juçara dos Santos Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Antonio Novaes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Juçara dos Santos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Environmental Education
Objeto de Aprendizagem
Racismo Ambiental
Learning Objects
Environmental Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Ambiental
Environmental Education
Objeto de Aprendizagem
Racismo Ambiental
Learning Objects
Environmental Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is motivated by the concern expressed by educators with the use of technology in education in the context of environmental education, when the Brazilian reality is black majority in the classroom of public education. Your goal is to investigate the potential of Learning Object reuse for the study of the environment in a critical approach, paying attention to the occurrence of the practice of environmental racism. In this sense, we sought to understand the reasons which led to environmental education as a topic to be addressed in Brazilian education, reflecting on the environmental education in the postmodern scenario and its specificity in dealing with issues that affect the majority of black people. The following is the identification of learning objects available for the study of the environment, so that it is feasible to point out the learning object features in the reuse potential is satisfactory and meets the issues related to teaching and learning processes, including Join the black population. The research is characterized as applied, qualitative and exploratory. The applied technical procedure was the content analysis. How locus, the International Bank of Educational Objects was elected (BIOE) as Learning Object search field (OA) focused on the study of the environment. It was concluded that the critical study of perspective of the environment can be achieved with the use of OA with a greater degree of reuse, in which it seeks, through its content, favor the approach of specific issues, such as environmental racism.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
2016-01-20T14:28:32Z
2018-07-20T23:55:56Z
2018-07-20T23:55:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Juçara dos Santos Ferreira. Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7725
identifier_str_mv DIAS, Juçara dos Santos Ferreira. Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843129748291584