O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Cidadania e Direitos Humanos Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699 |
Resumo: | The work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts? |
id |
UFPB_a356dc1ea58b717833cbf91c3b708d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/21699 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCCEnsino de históriaDireitos HumanosAnálise de conteúdoLivros didáticosHistory teachingHuman rightsContent analysisDidatic booksCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts?NenhumaO trabalho propõe uma reflexão em torno das representações possíveis, presentes em manuais didáticos de história das escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba da região metropolitana da cidade de João Pessoa, com relação à Educação em Direitos Humanos. Assim sendo, nossa intenção com este trabalho foi a de contribuir para novos olhares dos DH e da EDH nos livros didáticos para um projeto de educação escolar voltada, sobretudo, para o ensejo de uma Cultura dos Direitos Humanos. Na metodologia de pesquisa, optamos pela análise de conteúdo, de Laurence Bardin: o livro didático de história traz inúmeras possibilidades de trabalho para uma EDH no espaço escolar. Os resultados gerais nos permitiram aferir que a noção de Direitos Humanos aparece de forma difusa nos manuais didáticos, com eixos temáticos bem evidentes em alguns contextos e outros, não. Destarte, como o "lugar" dos DH iriam se configurar nos conteúdos e nos textos dessas plataformas de estudos online, ou mesmo no processo de educação remota, enquanto durar a pandemia?Universidade Federal da ParaíbaBrasilCidadania e Direitos HumanosPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas PúblicasUFPBCalaça, Suelídia Mariahttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104Silva, Eliakin Ramos Moura da2021-12-23T18:13:47Z2021-09-202021-12-23T18:13:47Z2021-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T16:19:37Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/21699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T16:19:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
title |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
spellingShingle |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC Silva, Eliakin Ramos Moura da Ensino de história Direitos Humanos Análise de conteúdo Livros didáticos History teaching Human rights Content analysis Didatic books CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
title_full |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
title_fullStr |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
title_full_unstemmed |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
title_sort |
O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
author |
Silva, Eliakin Ramos Moura da |
author_facet |
Silva, Eliakin Ramos Moura da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Calaça, Suelídia Maria http://lattes.cnpq.br/9270682218307104 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliakin Ramos Moura da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Direitos Humanos Análise de conteúdo Livros didáticos History teaching Human rights Content analysis Didatic books CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Ensino de história Direitos Humanos Análise de conteúdo Livros didáticos History teaching Human rights Content analysis Didatic books CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23T18:13:47Z 2021-09-20 2021-12-23T18:13:47Z 2021-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Cidadania e Direitos Humanos Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Cidadania e Direitos Humanos Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801843198620860416 |