Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9879 |
Resumo: | The present study is a master dissertation heat, presents an ethnographic qualitative study. We investigate, question and analyze the conceptions al ruit deaf people, built in different social contexts and uttered by mothers of deaf kids. We analyze how those conceptions influence the was in witch mothers work daily with their deaf children, and are related to the process of acquisition/learning of sign language. The study is organized in three chapters. The first one is introductory, where I work the fundamental appointments of which emerged the interest in researching them, in the second chapter we present the methodological perspective and in the last one we present an analytical theoretical discussion around the objectives of this study. Discussion about the conceptions of deficiency and difference are articulated based on authors of Cultural Studies of Education and Deaf Studies, such as Goldfeld (1997), Silva (2000), Skliar (1997, 2005), Perlin (2003), Ladd (2005), Sa (2006), Santana (2007), Lopes (2011), among o hers. The categories of identity and difference are the pillars of discussion, of sign languages. The data show that the abnormality of deaf condition is still predominant in mother's conceptions, although the there are already conceptions that regard deaf people in thru differentiated cultural aspect, which shows a change not only in the characteristics of discourse, but mainly in the practice of everyday relations between mothers and sons and daughters. |
id |
UFPB_b09c4aa8a60d7cde35a78edb95ae6695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/9879 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinaisMães de SurdosConcepções sobre o ser SurdoDeficiência e DiferençaDeaf Mothersconceptions about being DeafDeficiency and DifferenceCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present study is a master dissertation heat, presents an ethnographic qualitative study. We investigate, question and analyze the conceptions al ruit deaf people, built in different social contexts and uttered by mothers of deaf kids. We analyze how those conceptions influence the was in witch mothers work daily with their deaf children, and are related to the process of acquisition/learning of sign language. The study is organized in three chapters. The first one is introductory, where I work the fundamental appointments of which emerged the interest in researching them, in the second chapter we present the methodological perspective and in the last one we present an analytical theoretical discussion around the objectives of this study. Discussion about the conceptions of deficiency and difference are articulated based on authors of Cultural Studies of Education and Deaf Studies, such as Goldfeld (1997), Silva (2000), Skliar (1997, 2005), Perlin (2003), Ladd (2005), Sa (2006), Santana (2007), Lopes (2011), among o hers. The categories of identity and difference are the pillars of discussion, of sign languages. The data show that the abnormality of deaf condition is still predominant in mother's conceptions, although the there are already conceptions that regard deaf people in thru differentiated cultural aspect, which shows a change not only in the characteristics of discourse, but mainly in the practice of everyday relations between mothers and sons and daughters.O presente estudo, configurado como dissertação de mestrado, apresenta uma pesquisa qualitativa de viés etnográfico. Buscamos problematizar as concepções em torno das pessoas Surdas, construídas em contextos sociais diferentes e proferidas por mães de crianças Surdas. Analisamos como tais concepções influenciam na forma como as mães lidam cotidianamente com seus filhos e filhas Surdas, bem como fazem relação com o processo de aquisição/aprendizagem da língua de sinais. O estudo está organizado em três capítulos, sendo o primeiro introdutório, no qual tratamos dos apontamentos fundamentais que fizeram emergir o interesse pela pesquisa; no segundo capítulo, apresentamos a perspectiva metodológica; e, no terceiro e último, encontra-se uma discussão teórica analítica em torno das pretensões desse estudo. As discussões sobre as concepções de Deficiência e Diferença são articuladas com autores dos Estudos Culturais da Educação e dos Estudos Surdos, a exemplo de Goldfeld (1997), Silva (2000), Skliar (1997, 2005), Perlin (2003), Ladd (2005), Sá (2006), Santana (2007), Lopes (2011), entre outros. Os dados mostraram que o discurso da condição Surda no aspecto da anormalidade ainda é muito considerado nas concepções das mães, embora já surjam narrativas que consideram os Surdos no seu aspecto cultural diferenciado, o que revela uma mudança não só no caráter do discurso, mas principalmente na prática das relações cotidianas entre mães e filhos e filhas Surdas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBMélo, Ana Dorziat Barbosa deMuniz, Joani de Mélo2018-05-15T13:52:42Z2018-07-20T23:56:12Z2018-07-20T23:56:12Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNIZ, Joani de Mélo. Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:12:53Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
title |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
spellingShingle |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais Muniz, Joani de Mélo Mães de Surdos Concepções sobre o ser Surdo Deficiência e Diferença Deaf Mothers conceptions about being Deaf Deficiency and Difference CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
title_full |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
title_fullStr |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
title_full_unstemmed |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
title_sort |
Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais |
author |
Muniz, Joani de Mélo |
author_facet |
Muniz, Joani de Mélo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mélo, Ana Dorziat Barbosa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Joani de Mélo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mães de Surdos Concepções sobre o ser Surdo Deficiência e Diferença Deaf Mothers conceptions about being Deaf Deficiency and Difference CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Mães de Surdos Concepções sobre o ser Surdo Deficiência e Diferença Deaf Mothers conceptions about being Deaf Deficiency and Difference CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present study is a master dissertation heat, presents an ethnographic qualitative study. We investigate, question and analyze the conceptions al ruit deaf people, built in different social contexts and uttered by mothers of deaf kids. We analyze how those conceptions influence the was in witch mothers work daily with their deaf children, and are related to the process of acquisition/learning of sign language. The study is organized in three chapters. The first one is introductory, where I work the fundamental appointments of which emerged the interest in researching them, in the second chapter we present the methodological perspective and in the last one we present an analytical theoretical discussion around the objectives of this study. Discussion about the conceptions of deficiency and difference are articulated based on authors of Cultural Studies of Education and Deaf Studies, such as Goldfeld (1997), Silva (2000), Skliar (1997, 2005), Perlin (2003), Ladd (2005), Sa (2006), Santana (2007), Lopes (2011), among o hers. The categories of identity and difference are the pillars of discussion, of sign languages. The data show that the abnormality of deaf condition is still predominant in mother's conceptions, although the there are already conceptions that regard deaf people in thru differentiated cultural aspect, which shows a change not only in the characteristics of discourse, but mainly in the practice of everyday relations between mothers and sons and daughters. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 2018-05-15T13:52:42Z 2018-07-20T23:56:12Z 2018-07-20T23:56:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MUNIZ, Joani de Mélo. Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9879 |
identifier_str_mv |
MUNIZ, Joani de Mélo. Mães de surdos: Concepções em torno da pessoa surda e suas implicações para aquisição/aprendizagem da língua de sinais. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964117504000000 |