O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Correia, Heldomiro Henrique
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5902
Resumo: This paper aims to make a contribution to the study of Guinean educational system, with the purpose of presenting systematic data, that contributes to addressing the shortcomings of the literature on the educational situation of the country. The objective of this work is to study the evolution of the educational system of Guinea-Bissau, between the years 1974 and 2012, considering its historical conditions, socioeconomic, and educational policies and their effects on the development of the country. We also have analyzed the impact of the Project Africanidade in this context. For the construction of the analysis, we used the approach of ex post factoresearch, since the research has raised the relations of cause and effect between various facts and phenomena. Questionnaires on the importance of improving the educational system of Guinea were administered to students, teachers and mediators of this project.
id UFPB_c28b6202ab257f8fd57fb7f9a591945e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5902
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.Educação - gestãoSistema educacional - Guiné-BissauEducação a distânciaEducational System of Guinea-BissauProject africanidadeE-learningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper aims to make a contribution to the study of Guinean educational system, with the purpose of presenting systematic data, that contributes to addressing the shortcomings of the literature on the educational situation of the country. The objective of this work is to study the evolution of the educational system of Guinea-Bissau, between the years 1974 and 2012, considering its historical conditions, socioeconomic, and educational policies and their effects on the development of the country. We also have analyzed the impact of the Project Africanidade in this context. For the construction of the analysis, we used the approach of ex post factoresearch, since the research has raised the relations of cause and effect between various facts and phenomena. Questionnaires on the importance of improving the educational system of Guinea were administered to students, teachers and mediators of this project.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho se propõe a dar uma contribuição ao estudo do sistema educativo guineense, com a finalidade de apresentar dados sistematizados que contribuam para suprir as deficiências de literatura sobre a situação educacional do país. O objetivo deste trabalho foi de estudar a evolução do sistema educacional da Guiné-Bissau, entre os anos de 1974 e 2012, considerando suas condições históricas, socioeconômicas, políticas e educacionais bem como seus reflexos no desenvolvimento do país. Analisou, também, o impacto do Projeto Africanidade nesse contexto. Para a construção da análise, foi utilizada a abordagem da pesquisa expost-facto, uma vez que a investigação levantou as relações de causa e de efeito entre diversos fatos e fenômenos. Foram aplicados questionários a alunos, a professores e a mediadores do referido projeto acerca de sua importância para melhorar o sistema educacional guineense.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBBrennand, Edna Gusmão de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872Correia, Heldomiro Henrique2015-05-14T12:20:06Z2018-07-21T00:11:33Z2014-02-272018-07-21T00:11:33Z2013-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREIA, Heldomiro Henrique. O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:33:56Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
title O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
spellingShingle O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
Correia, Heldomiro Henrique
Educação - gestão
Sistema educacional - Guiné-Bissau
Educação a distância
Educational System of Guinea-Bissau
Project africanidade
E-learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
title_full O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
title_fullStr O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
title_full_unstemmed O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
title_sort O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.
author Correia, Heldomiro Henrique
author_facet Correia, Heldomiro Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brennand, Edna Gusmão de Góes
http://lattes.cnpq.br/9163217527871872
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Heldomiro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - gestão
Sistema educacional - Guiné-Bissau
Educação a distância
Educational System of Guinea-Bissau
Project africanidade
E-learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação - gestão
Sistema educacional - Guiné-Bissau
Educação a distância
Educational System of Guinea-Bissau
Project africanidade
E-learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aims to make a contribution to the study of Guinean educational system, with the purpose of presenting systematic data, that contributes to addressing the shortcomings of the literature on the educational situation of the country. The objective of this work is to study the evolution of the educational system of Guinea-Bissau, between the years 1974 and 2012, considering its historical conditions, socioeconomic, and educational policies and their effects on the development of the country. We also have analyzed the impact of the Project Africanidade in this context. For the construction of the analysis, we used the approach of ex post factoresearch, since the research has raised the relations of cause and effect between various facts and phenomena. Questionnaires on the importance of improving the educational system of Guinea were administered to students, teachers and mediators of this project.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-24
2014-02-27
2015-05-14T12:20:06Z
2018-07-21T00:11:33Z
2018-07-21T00:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Heldomiro Henrique. O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5902
identifier_str_mv CORREIA, Heldomiro Henrique. O Projeto Africanidade e o Contexto Educacional a Guiné Bissau.. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057821045424128