O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Tavares, Francisco Danillo Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22502
Resumo: The elements which compose a narrative are fundamental in the logical organization of the story to be narrated. Currently, narratological studies work with many supports used to tell stories, including words, images, sounds, etc. Cinema is a medium which brings together different signs in the construction of its meanings. In general, narratives manipulate the time of the story to fit within the time of the discourse, in addition to a perspective assumed in the narration of the story. In Arrival, a 2016 film directed by Denis Villeneuve and adapted from Story of Your Life, a short story by Ted Chiang, time is structurally manipulated through the perception and point of view of the protagonist Louise Banks during her contact with alien. Articulating time as a narrative category by Gérard Genette (2017) and the cinematographic specificities proposed by André Gaudreault and François Jost (2009). The research is based in terms of narrative focus and focusing on authors as Gérard Genette (2017), Jean Pouillon (1974) and Norman Friedman (1967). Also, the film belongs to the science fiction genre, it is essential observe how the film works with themes such as otherness and the relationship between the self to the others. A recurrent theme in the science fiction. Therefore, the theoretical contribution to science fiction is based on Fátima Régis (2006) and Adam Roberts (2018). Finally, the study analyzes how the filmic narrative constitutes the perspective through a non-linear narrative time, and how it chooses what it hides and what it reveals to viewer by the point of view assumed.
id UFPB_c5e223a138e27092095258f3ac50c768
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/22502
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)Tempo narrativoFocalizaçãoCinemaA chegadaNarrative timeFocusingCinemaArrivalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe elements which compose a narrative are fundamental in the logical organization of the story to be narrated. Currently, narratological studies work with many supports used to tell stories, including words, images, sounds, etc. Cinema is a medium which brings together different signs in the construction of its meanings. In general, narratives manipulate the time of the story to fit within the time of the discourse, in addition to a perspective assumed in the narration of the story. In Arrival, a 2016 film directed by Denis Villeneuve and adapted from Story of Your Life, a short story by Ted Chiang, time is structurally manipulated through the perception and point of view of the protagonist Louise Banks during her contact with alien. Articulating time as a narrative category by Gérard Genette (2017) and the cinematographic specificities proposed by André Gaudreault and François Jost (2009). The research is based in terms of narrative focus and focusing on authors as Gérard Genette (2017), Jean Pouillon (1974) and Norman Friedman (1967). Also, the film belongs to the science fiction genre, it is essential observe how the film works with themes such as otherness and the relationship between the self to the others. A recurrent theme in the science fiction. Therefore, the theoretical contribution to science fiction is based on Fátima Régis (2006) and Adam Roberts (2018). Finally, the study analyzes how the filmic narrative constitutes the perspective through a non-linear narrative time, and how it chooses what it hides and what it reveals to viewer by the point of view assumed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESOs elementos que constituem uma narrativa são fundamentais na organização lógica da história a ser narrada. Os estudos narratológicos atualmente dão conta de muitos suportes utilizados para contar histórias sejam eles às palavras, às imagens, os sons etc. E o cinema é um meio que reúne diversos signos na construção de seus significados. Em geral, as narrativas lidam com a manipulação de um tempo da história para se encaixar dentro do tempo do discurso, além de uma perspectiva assumida na narração da história. Em A chegada, filme de 2016 dirigido por Denis Villeneuve e adaptado do conto História da sua vida de Ted Chiang, o tempo é manipulado estruturalmente através da percepção e do ponto de vista da protagonista Louise Banks durante o contato dela com seres alienígenas. Para analisarmos como ocorrem essas as relações, utilizamos como base a narratologia genettiana aplicada aos estudos do cinema. Articulando o tempo como categoria narrativa a partir de Gérard Genette (2017) atrelado às especificidades cinematográficas principalmente ancoradas em André Gaudreault e François Jost (2009). A pesquisa tem como base, em termos de foco narrativo e focalização, autores como Gérard Genette (2017), Jean Pouillon (1974) e Norman Friedman (1967). Como também, visto que o filme pertence ao gênero ficção científica, faz-se imprescindível observar como ele trabalha temas como a alteridade e a relação do eu com o outro, temática cara ao gênero. Para tanto, o aporte teórico quanto à ficção científica é trabalhado com base em Fátima Régis (2006) e Adam Roberts (2018). Por fim, o estudo analisa como a narrativa fílmica constitui a perspectiva em função do tempo não linear da narrativa, escolhendo o que esconde e releva do espectador através do ponto de vista assumido.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBMagalhães, Luiz Antônio Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505Tavares, Francisco Danillo Pereira2022-03-24T17:56:52Z2021-12-272022-03-24T17:56:52Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22502porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-04-06T12:28:31Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/22502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-04-06T12:28:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
title O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
spellingShingle O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
Tavares, Francisco Danillo Pereira
Tempo narrativo
Focalização
Cinema
A chegada
Narrative time
Focusing
Cinema
Arrival
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
title_full O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
title_fullStr O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
title_full_unstemmed O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
title_sort O tempo como condutor da narrativa: tempo e focalização em A chegada (2016)
author Tavares, Francisco Danillo Pereira
author_facet Tavares, Francisco Danillo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Luiz Antônio Mousinho
http://lattes.cnpq.br/0046517404942505
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Francisco Danillo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo narrativo
Focalização
Cinema
A chegada
Narrative time
Focusing
Cinema
Arrival
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Tempo narrativo
Focalização
Cinema
A chegada
Narrative time
Focusing
Cinema
Arrival
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The elements which compose a narrative are fundamental in the logical organization of the story to be narrated. Currently, narratological studies work with many supports used to tell stories, including words, images, sounds, etc. Cinema is a medium which brings together different signs in the construction of its meanings. In general, narratives manipulate the time of the story to fit within the time of the discourse, in addition to a perspective assumed in the narration of the story. In Arrival, a 2016 film directed by Denis Villeneuve and adapted from Story of Your Life, a short story by Ted Chiang, time is structurally manipulated through the perception and point of view of the protagonist Louise Banks during her contact with alien. Articulating time as a narrative category by Gérard Genette (2017) and the cinematographic specificities proposed by André Gaudreault and François Jost (2009). The research is based in terms of narrative focus and focusing on authors as Gérard Genette (2017), Jean Pouillon (1974) and Norman Friedman (1967). Also, the film belongs to the science fiction genre, it is essential observe how the film works with themes such as otherness and the relationship between the self to the others. A recurrent theme in the science fiction. Therefore, the theoretical contribution to science fiction is based on Fátima Régis (2006) and Adam Roberts (2018). Finally, the study analyzes how the filmic narrative constitutes the perspective through a non-linear narrative time, and how it chooses what it hides and what it reveals to viewer by the point of view assumed.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
2021-11-30
2022-03-24T17:56:52Z
2022-03-24T17:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22502
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057879145971712