Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Santos, Laurineide Laureano dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4695
Resumo: This study aims to examine the implementation of democratic management in the public schools of the city of João Pessoa - Paraiba, from the deployment of spaces and participatory mechanisms provided for in the Municipal System of Education - SME, seeking to understand the limits and possibilities of Democratic Management, to be adopted both as a theoretical literature about the democratic management of public schools, popular education, participation, school administration, national and local education laws, based on the qualitative method, but resorting to strategies employed in multimetodológicas quantitative and qualitative research, and used as instruments of data collection the questionnaire with open and closed questions and the technique of participant observation accompanied by a diary. The analysis of the implementation of mechanisms and opportunities for participation by schools shows how the concrete possibilities of democratic management, the implementation of mechanisms and opportunities for participation, with the absence of limits on participation of students in the Class Councils, the lack of service employees and secretary general and parents in planning meetings and teaching and the absence of the local community in the deliberative councils School. We conclude that democratic management is being implemented, but the participation of school and local community is not taking place in its fullness.
id UFPB_ca36250eea74e93e0e410e7529846aa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4695
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PBGestão DemocráticaEducação PopularSistema Municipal de EnsinoDemocratic ManagementEducationPopular Education System of MunicipalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study aims to examine the implementation of democratic management in the public schools of the city of João Pessoa - Paraiba, from the deployment of spaces and participatory mechanisms provided for in the Municipal System of Education - SME, seeking to understand the limits and possibilities of Democratic Management, to be adopted both as a theoretical literature about the democratic management of public schools, popular education, participation, school administration, national and local education laws, based on the qualitative method, but resorting to strategies employed in multimetodológicas quantitative and qualitative research, and used as instruments of data collection the questionnaire with open and closed questions and the technique of participant observation accompanied by a diary. The analysis of the implementation of mechanisms and opportunities for participation by schools shows how the concrete possibilities of democratic management, the implementation of mechanisms and opportunities for participation, with the absence of limits on participation of students in the Class Councils, the lack of service employees and secretary general and parents in planning meetings and teaching and the absence of the local community in the deliberative councils School. We conclude that democratic management is being implemented, but the participation of school and local community is not taking place in its fullness.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Gestão Democrática nas Escolas Públicas Municipais da cidade de João Pessoa Paraíba, a partir da implantação dos espaços e mecanismos de participação previsto no Sistema Municipal de Ensino - SME, buscando compreender os limites e possibilidades da Gestão Democrática. Para tanto se adotou como referencial teórico a literatura a cerca da gestão democrática da escola pública, educação popular, participação, administração escolar, legislação educacional nacional e municipal, fundamentado no método qualitativo, mas, recorrendo-se a estratégias multimetodológicas empregadas na pesquisa quanti-qualitativa, tendo utilizado como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões abertas e fechadas e a técnica de observação participante acompanhada de um diário de campo. A análise sobre a implantação dos mecanismos e espaços de participação pelas escolas aponta como possibilidades concretas da gestão democrática, a execução dos mecanismos e espaços de participação, tendo como limites a ausência da participação dos alunos nos Conselhos de Classes; a ausência dos funcionários de serviços gerais e secretaria e dos pais nas reuniões e planejamentos pedagógicos e a ausência da comunidade local nos Conselhos Deliberativos Escolares. Conclui-se que a gestão democrática está sendo implementada, porém a participação da comunidade escolar e local, não está se dando na sua plenitude.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBMoreira, Orlandil de Limahttp://lattes.cnpq.br/3965769562932134Santos, Laurineide Laureano dos2015-05-07T15:08:43Z2018-07-20T23:54:13Z2013-02-052018-07-20T23:54:13Z2011-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Laurineide Laureano dos. Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:07:05Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
title Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
spellingShingle Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
Santos, Laurineide Laureano dos
Gestão Democrática
Educação Popular
Sistema Municipal de Ensino
Democratic Management
Education
Popular Education System of Municipal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
title_full Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
title_fullStr Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
title_full_unstemmed Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
title_sort Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB
author Santos, Laurineide Laureano dos
author_facet Santos, Laurineide Laureano dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Orlandil de Lima
http://lattes.cnpq.br/3965769562932134
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laurineide Laureano dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Educação Popular
Sistema Municipal de Ensino
Democratic Management
Education
Popular Education System of Municipal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão Democrática
Educação Popular
Sistema Municipal de Ensino
Democratic Management
Education
Popular Education System of Municipal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to examine the implementation of democratic management in the public schools of the city of João Pessoa - Paraiba, from the deployment of spaces and participatory mechanisms provided for in the Municipal System of Education - SME, seeking to understand the limits and possibilities of Democratic Management, to be adopted both as a theoretical literature about the democratic management of public schools, popular education, participation, school administration, national and local education laws, based on the qualitative method, but resorting to strategies employed in multimetodológicas quantitative and qualitative research, and used as instruments of data collection the questionnaire with open and closed questions and the technique of participant observation accompanied by a diary. The analysis of the implementation of mechanisms and opportunities for participation by schools shows how the concrete possibilities of democratic management, the implementation of mechanisms and opportunities for participation, with the absence of limits on participation of students in the Class Councils, the lack of service employees and secretary general and parents in planning meetings and teaching and the absence of the local community in the deliberative councils School. We conclude that democratic management is being implemented, but the participation of school and local community is not taking place in its fullness.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-28
2013-02-05
2015-05-07T15:08:43Z
2018-07-20T23:54:13Z
2018-07-20T23:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Laurineide Laureano dos. Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4695
identifier_str_mv SANTOS, Laurineide Laureano dos. Gestão democrática da escola pública e participação popular: uma análise sobre o sistema municipal de ensino do município de João Pessoa-PB. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057808014770176