A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027 |
Resumo: | This research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research. |
id |
UFPB_d17e23b0b950202505edfa88b226638c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19027 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para pianoAnálise da sonoridadePianoPesquisa artísticaPerformanceAnalysis of the sonorityArtistic researchCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAThis research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta pesquisa apresenta um processo de análise da sonoridade, onde a performance, em conjunção com as decisões performáticas a respeito deste parâmetro, constitui a base para o entendimento da sonoridade em dada obra musical. Baseado na metodologia de Guigue (2011), a proposição analítica desenvolvida pressupõe uma concepção de obra musical enquanto elemento morfológico (COSTA, 2016), que é passível de processos de desterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e desclassificação (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). Tal análise da sonoridade foi aplicada em três peças para piano: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. Nestas peças, a autora desta pesquisa atuou como pianista, no estudo e gravação das obras e também como analista, remetendo ao papel do pesquisador artista (COESSENS et al., 2009). As análises empreendidas trouxeram importantes reflexões sobre o papel determinante do performer enquanto agente conformador da obra musical, como também abriram margem para um entendimento ontológico diferenciado da obra, que pode possibilitar a exploração de novos caminhos na pesquisa em música.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBGuigue, Didier Jean Georgeshttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636Bragagnolo, Bibiana Maria2021-01-01T21:36:32Z2019-08-152021-01-01T21:36:32Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-20T19:57:14Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-20T19:57:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
title |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
spellingShingle |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano Bragagnolo, Bibiana Maria Análise da sonoridade Piano Pesquisa artística Performance Analysis of the sonority Artistic research CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
title_full |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
title_fullStr |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
title_full_unstemmed |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
title_sort |
A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano |
author |
Bragagnolo, Bibiana Maria |
author_facet |
Bragagnolo, Bibiana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guigue, Didier Jean Georges http://lattes.cnpq.br/2072946162282636 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragagnolo, Bibiana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise da sonoridade Piano Pesquisa artística Performance Analysis of the sonority Artistic research CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
Análise da sonoridade Piano Pesquisa artística Performance Analysis of the sonority Artistic research CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
This research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 2019-06-07 2021-01-01T21:36:32Z 2021-01-01T21:36:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1798964168856961024 |