A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bragagnolo, Bibiana Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027
Resumo: This research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research.
id UFPB_d17e23b0b950202505edfa88b226638c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19027
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para pianoAnálise da sonoridadePianoPesquisa artísticaPerformanceAnalysis of the sonorityArtistic researchCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAThis research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta pesquisa apresenta um processo de análise da sonoridade, onde a performance, em conjunção com as decisões performáticas a respeito deste parâmetro, constitui a base para o entendimento da sonoridade em dada obra musical. Baseado na metodologia de Guigue (2011), a proposição analítica desenvolvida pressupõe uma concepção de obra musical enquanto elemento morfológico (COSTA, 2016), que é passível de processos de desterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e desclassificação (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). Tal análise da sonoridade foi aplicada em três peças para piano: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. Nestas peças, a autora desta pesquisa atuou como pianista, no estudo e gravação das obras e também como analista, remetendo ao papel do pesquisador artista (COESSENS et al., 2009). As análises empreendidas trouxeram importantes reflexões sobre o papel determinante do performer enquanto agente conformador da obra musical, como também abriram margem para um entendimento ontológico diferenciado da obra, que pode possibilitar a exploração de novos caminhos na pesquisa em música.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBGuigue, Didier Jean Georgeshttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636Bragagnolo, Bibiana Maria2021-01-01T21:36:32Z2019-08-152021-01-01T21:36:32Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-20T19:57:14Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-20T19:57:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
title A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
spellingShingle A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
Bragagnolo, Bibiana Maria
Análise da sonoridade
Piano
Pesquisa artística
Performance
Analysis of the sonority
Artistic research
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
title_full A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
title_fullStr A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
title_full_unstemmed A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
title_sort A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
author Bragagnolo, Bibiana Maria
author_facet Bragagnolo, Bibiana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guigue, Didier Jean Georges
http://lattes.cnpq.br/2072946162282636
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragagnolo, Bibiana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Análise da sonoridade
Piano
Pesquisa artística
Performance
Analysis of the sonority
Artistic research
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic Análise da sonoridade
Piano
Pesquisa artística
Performance
Analysis of the sonority
Artistic research
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
2019-06-07
2021-01-01T21:36:32Z
2021-01-01T21:36:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964168856961024