O bambear semiótico no samba: da canção ao salão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Lacerda, Rachelina Sinfrônio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160
Resumo: The following work intends to investigate, through the Semiotics of Culture, united to literary-critical studies of MPB, the intersemiosis in the samba, more precisely, the inter-semiotic dialogue between two systems of distinct languages - the poetry of samba song (verbal language), and the samba ballroom (non-verbal language) -, from a synchronic analysis involving three choreographies mediated by the songs: Deixe Isso pra Lá (Alberto Paz and Edson Meneses) by João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) and Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Such investigation will go of how this dance, understood as a modeling system of seconddegree (as well as the poetry), with an own code and endless combinatorial possibilities will can, in a choreographic representation, not just replicate the poetic system of the song, but modeled, in his own system, new insights and meanings in dialogue with the song. And, this way, contributing to mutual enrichment between the sign systems involved, creating a dynamic for change among languages that define the inventive character of culture in the samba.
id UFPB_f5230b0a9a149d7a3b2bd116e57ae0de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6160
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O bambear semiótico no samba: da canção ao salãoSistema modelizanteDiálogo intersemióticoPoesia da canção de sambaSamba de salãoModeling systemsInter-semiotic dialoguePoetry of song sambaSamba ballroomLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe following work intends to investigate, through the Semiotics of Culture, united to literary-critical studies of MPB, the intersemiosis in the samba, more precisely, the inter-semiotic dialogue between two systems of distinct languages - the poetry of samba song (verbal language), and the samba ballroom (non-verbal language) -, from a synchronic analysis involving three choreographies mediated by the songs: Deixe Isso pra Lá (Alberto Paz and Edson Meneses) by João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) and Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Such investigation will go of how this dance, understood as a modeling system of seconddegree (as well as the poetry), with an own code and endless combinatorial possibilities will can, in a choreographic representation, not just replicate the poetic system of the song, but modeled, in his own system, new insights and meanings in dialogue with the song. And, this way, contributing to mutual enrichment between the sign systems involved, creating a dynamic for change among languages that define the inventive character of culture in the samba.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO seguinte trabalho pretende investigar, através da Semiótica da Cultura unida aos estudos críticos-literários da MPB, a intersemiose no samba, mais precisamente, o diálogo intersemiótico entre dois sistemas de linguagens distintas - a poesia da canção de samba (linguagem verbal) e a dança samba de salão (linguagem não-verbal) -, a partir de uma análise sincrônica envolvendo três coreografias mediadas pelas canções: Deixa isso pra lá (Alberto Paz e Edson Meneses) por João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) e Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Tal investigação partirá de como esta dança, compreendida como um sistema modelizante de 2º grau (bem como a poesia), com codificação própria e possibilidades combinatórias inesgotáveis, poderá, numa representação coreográfica, não apenas reproduzir o sistema poético da canção, mas modelizar, em seu próprio sistema, novas percepções e significações em diálogo com o da canção. E, desta forma, contribuir para um enriquecimento mútuo entre os sistemas de signos envolvidos, gerando uma dinâmica transformadora entre linguagens que definem o caráter inventivo da cultura no samba.Universidade Federal da Paraí­baBRLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBRibeiro Neto, Amadorhttp://lattes.cnpq.br/9410182642792577Lacerda, Rachelina Sinfrônio de2015-05-14T12:39:27Z2018-07-21T00:16:03Z2011-05-172018-07-21T00:16:03Z2011-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLACERDA, Rachelina Sinfrônio de. O bambear semiótico no samba: da canção ao salão. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:37:19Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:37:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
title O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
spellingShingle O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
Lacerda, Rachelina Sinfrônio de
Sistema modelizante
Diálogo intersemiótico
Poesia da canção de samba
Samba de salão
Modeling systems
Inter-semiotic dialogue
Poetry of song samba
Samba ballroom
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
title_full O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
title_fullStr O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
title_full_unstemmed O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
title_sort O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
author Lacerda, Rachelina Sinfrônio de
author_facet Lacerda, Rachelina Sinfrônio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro Neto, Amador
http://lattes.cnpq.br/9410182642792577
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Rachelina Sinfrônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema modelizante
Diálogo intersemiótico
Poesia da canção de samba
Samba de salão
Modeling systems
Inter-semiotic dialogue
Poetry of song samba
Samba ballroom
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Sistema modelizante
Diálogo intersemiótico
Poesia da canção de samba
Samba de salão
Modeling systems
Inter-semiotic dialogue
Poetry of song samba
Samba ballroom
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The following work intends to investigate, through the Semiotics of Culture, united to literary-critical studies of MPB, the intersemiosis in the samba, more precisely, the inter-semiotic dialogue between two systems of distinct languages - the poetry of samba song (verbal language), and the samba ballroom (non-verbal language) -, from a synchronic analysis involving three choreographies mediated by the songs: Deixe Isso pra Lá (Alberto Paz and Edson Meneses) by João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) and Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Such investigation will go of how this dance, understood as a modeling system of seconddegree (as well as the poetry), with an own code and endless combinatorial possibilities will can, in a choreographic representation, not just replicate the poetic system of the song, but modeled, in his own system, new insights and meanings in dialogue with the song. And, this way, contributing to mutual enrichment between the sign systems involved, creating a dynamic for change among languages that define the inventive character of culture in the samba.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-17
2011-03-23
2015-05-14T12:39:27Z
2018-07-21T00:16:03Z
2018-07-21T00:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACERDA, Rachelina Sinfrônio de. O bambear semiótico no samba: da canção ao salão. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160
identifier_str_mv LACERDA, Rachelina Sinfrônio de. O bambear semiótico no samba: da canção ao salão. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843137783529472