Contribuições do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagarde para a educação não sexista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: ALMEIDA, Paloma Raquel de
Orientador(a): LAGE, Allene Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32568
Resumo: Compreendendo que a igualdade nas relações entre os gêneros ainda não foi alcançada concretamente e reconhecendo o papel da educação para a superação das discriminações motivadas pelo sexo, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, esta pesquisa foi impulsionada pela seguinte questão: De que maneira o pensamento feminista latinoamericano de Marcela Lagarde pode contribuir para o aprofundamento da educação não sexista? Nesse sentido, o objetivo geral foi Estudar como o pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagarde pode contribuir para o aprofundamento da educação não sexista. Para tanto, foram percorridos os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as principais compreensões teóricas sobre educação não sexista; 2. Identificar os principais temas trabalhados por Marcela Lagarde no âmbito do feminismo latino-americano; e 3. Pontuar os principais temas do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagardeque podem contribuir para uma educação não sexista. Dessa forma, os temas da educação não sexista foram selecionados a partir da ementa do componente curricular “Fundamentos para uma educação não sexista” (LAGE, 2017), e as compreensões teóricas beberam tanto em autoras/es da educação não sexista como daquelas/es que discutem gênero, sexualidade e educação. Como resultado, foram tratados temas como feminismos, solidariedade feminista, sexismo na educação e na ciência, diversidade, e patriarcado e suas consequências. Para a identificação dos principais temas trabalhados por Marcela Lagarde foram percorridas produções como El feminismo en mi vida, Los Cautiverios de las mujeres e os textos sobre claves feministas. Como resultado, foram encontrados temas da educação não sexista dentro da perspectiva de gênero e dos feminismos latino-americanos bem como outros temas, o que ampliou as possibilidades da educação não sexista. Esses achados foram entrelaçados na análise, resultando nas categorias da pesquisa: Paradigma feminista; Cativeiros, Patriarcado e Despatriarcalização; Direitos Humanos das mulheres e Democracia de gênero; Violência de gênero; e Pedagogia feminista. O quadro teórico principal da pesquisa compõe-se de autoras como Marcela Lagarde, Patricia Castañeda, Francesca Gargallo, Heleieth Saffioti, Guacira Louro e bell hooks. As definições teórico-metodológicas utilizadas partem da metodologia feminista de investigação, numa abordagem de pesquisa qualitativa, de tipo exploratório e explicativo. Utilizou-se o método de pesquisa documental, cujas fontes de informação foram os textos de Marcela Lagarde. A técnica de coleta de dados foi de cunho bibliográfico. Para análise e sistematização dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, criando categorias, subcategorias e unidades de análise baseadas na obra de Marcela Lagarde, e postas em diálogo com os referenciais teóricos da educação não sexista. As conclusões da pesquisa expuseram o Paradigma feminista como suporte teórico para a educação não sexista e a Pedagogia feminista como principal contribuição do pensamento de Marcela Lagarde para a educação não sexista. Conclui-se que a Pedagogia feminista reúne as ferramentas teóricas e metodológicas para que as outras categorias possam ser tratadas pela educação não sexista a partir da perspectiva de gênero que tome como base a experiência de vida das mulheres em diálogo com referenciais feministas latino-americanos.
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Identificar os principais temas trabalhados por Marcela Lagarde no âmbito do feminismo latino-americano; e 3. Pontuar os principais temas do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagardeque podem contribuir para uma educação não sexista. Dessa forma, os temas da educação não sexista foram selecionados a partir da ementa do componente curricular “Fundamentos para uma educação não sexista” (LAGE, 2017), e as compreensões teóricas beberam tanto em autoras/es da educação não sexista como daquelas/es que discutem gênero, sexualidade e educação. Como resultado, foram tratados temas como feminismos, solidariedade feminista, sexismo na educação e na ciência, diversidade, e patriarcado e suas consequências. Para a identificação dos principais temas trabalhados por Marcela Lagarde foram percorridas produções como El feminismo en mi vida, Los Cautiverios de las mujeres e os textos sobre claves feministas. 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Conclui-se que a Pedagogia feminista reúne as ferramentas teóricas e metodológicas para que as outras categorias possam ser tratadas pela educação não sexista a partir da perspectiva de gênero que tome como base a experiência de vida das mulheres em diálogo com referenciais feministas latino-americanos.CAPESUnderstanding that gender equality has not yet been concretely achieved and recognizing the role of education in overcoming discrimination based on sex, gender, sexual orientation and gender identity, this research was driven by the following question: latin american feminist thinking by Marcela Lagarde can contribute to the deepening of nonsexist education? In this sense, the general objective was to study how the latin American feminist thought of Marcela Lagarde can contribute to the deepening of non-sexist education. To accomplish this, the following specific objectives were pursued: 1. To present the main theoretical understandings on non-sexist education; 2. Identify the main themes worked by Marcela Lagarde in latin american feminism; and 3. Punctuate the main themes of latin american feminist thinking by Marcela Lagarde that can contribute to a non-sexist education. Thus, the themes of non-sexist education were selected from the menu of the curriculum component "Fundamentals for a non-sexist education" (LAGE, 2017), and the theoretical understandings drank both authors of non-sexist education and those which discuss gender, sexuality and education. As a result, issues such as feminism, feminist solidarity, sexism in education and science, diversity, and patriarchy and their consequences were addressed. For the identification of the main themes worked by Marcela Lagarde were productions such as El feminismo en mi vida, Los Cautiverios de las mujeres and texts on feminist keys. As a result, non-sexist education themes were found within the perspective of gender and latin american feminisms as well as other themes, which expanded the possibilities of non-sexist education. These findings were interwoven in the analysis, resulting in the categories of the research: Feminist Paradigm; Captivity, Patriarchy and Despatrialization; Women Human Rights and Gender Democracy; Gender Violence; and Feminist Pedagogy. The main theoretical framework of the research is composed of authors such as Marcela Lagarde, Patricia Castañeda, Francesca Gargallo, Heleieth Saffioti, Guacira Louro and bell hooks. The theoreticalmethodological definitions used are based on the feminist methodology of research, in a qualitative research approach, of an exploratory and explanatory type. The documentary research method was used, whose sources of information were the texts of Marcela Lagarde. The technique of data collection was of bibliographic character. For data analysis and systematization, the content analysis technique was used, creating categories, subcategories and units of analysis based on the work of Marcela Lagarde, and placed in dialogue with the theoretical references of non-sexist education. The conclusions of the research exposed the Feminist Paradigm as a theoretical support for non-sexist education and Feminist Pedagogy as the main contribution of Marcela Lagarde's thinking to nonsexist education. It is concluded that the Feminist Pedagogy brings together the theoretical and methodological tools so that the other categories can be treated by non-sexist education from a gender perspective based on the experience of women's lives in dialogue with latin american feminist references.Comprendiendo que la igualdad en las relaciones entre los géneros todavia no se concretizó y reconociendo el papel de la educación para la superación de las discriminaciones motivadas por el sexo, género, orientación sexual e identidad de género, esta investigación ha sido impulsada por la siguiente cuestión: ¿De qué manera el pensamiento feminista latinoamericano de Marcela Lagarde puede contribuir a la profundización de la educación no sexista? El objetivo general ha sido Estudiar cómo el pensamiento feminista latinoamericano de Marcela Lagarde puede contribuir a la profundización de la educación no sexista. Los objetivos específicos fueron: 1. Presentar las principales comprensiones teóricas sobre educación no sexista; 2. Identificar los principales temas trabajados por Marcela Lagarde en el ámbito del feminismo latinoamericano; y 3. Puntuar los principales temas del pensamiento feminista latinoamericano de Marcela Lagarde que pueden contribuir a una educación no sexista. Los temas de la educación no sexista fueron seleccionados a partir de la carta del componente curricular "Fundamentos para una educación no sexista" (LAGE, 2017), y las comprensiones teóricas bebieron tanto en autoras / es de la educación no sexista como de aquellas / os que discuten género, sexualidad y educación. Se trataron temas como feminismos, solidaridad feminista, sexismo en la educación y la ciencia, diversidad, y patriarcado y sus consecuencias. Para la identificación de los principales temas trabajados por Marcela Lagarde fueron recorridas obras de sú autoria. Como resultado, se encontraron temas de la educación no sexista dentro de la perspectiva de género y de los feminismos latinoamericanos así como otros temas, lo que amplió las posibilidades de la educación no sexista. Estos hallazgos fueron entrelazados en el análisis, resultando en las categorías de la investigación: Paradigma feminista; Cautivos, Patriarcado y Despatriarcalización; Derechos Humanos de las mujeres y Democracia de Género; Violencia de género; y Pedagogía feminista. El cuadro teórico principal de la investigación se compone de autoras como Marcela Lagarde, Patricia Castañeda, Francesca Gargallo, Heleieth Saffioti, Guacira Louro y bell hooks. Las definiciones teórico-metodológicas utilizadas parten de la metodología feminista de investigación, em un abordaje de investigación cualitativa, de tipo exploratorio y explicativo. Se utilizó el método de investigación documental, cuyas fuentes de información fueron los textos de Marcela Lagarde. La técnica de recolección de datos fue de cuño bibliográfico. Para el análisis y sistematización de los datos, se utilizó la técnica del análisis de contenido, creando categorías, subcategorías y unidades de análisis basadas en la obra de Marcela Lagarde, y puestas en diálogo con los referentes teóricos de la educación no sexista. Las conclusiones de la investigación expusieron el Paradigma feminista como soporte teórico para la educación no sexista y la Pedagogía feminista como principal contribución del pensamiento de Marcela Lagarde para la educación no sexista. Se concluye que la Pedagogía feminista reúne las herramientas teóricas y metodológicas para que las otras categorías puedan ser tratadas por la educación no sexista desde la perspectiva de género que tome como base la experiencia de vida de las mujeres en diálogo con referenciales feministas latinoamericanos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFeminismo (América Latina)Lagarde, Marcela, 1948-Feminismo e educação (América Latina)Sexismo (América Latina)Contribuições do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagarde para a educação não sexistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Paloma Raquel de Almeda.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Paloma Raquel de Almeda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32568/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Paloma%20Raquel%20de%20Almeda.pdf.jpg8f58aa45c8a09dacaacf8bae89b7053aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Paloma Raquel de Almeda.pdfDISSERTAÇÃO Paloma Raquel de Almeda.pdfapplication/pdf1451711https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32568/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Paloma%20Raquel%20de%20Almeda.pdffe3555f2b7b64cbb7b02c942011b7dbeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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