“Quem se associa se afia”: história(s) sobre a profissionalização dos artistas plásticos em Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: BRITO NETO, José Bezerra de
Orientador(a): GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Historia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28374
Resumo: A concepção de artista é construída de acordo com as operações de cada campo, momento e lugar. Esta tese tem como motivações analisar as condições históricas em que foram empreendidas uma série de debates em torno da profissionalização dos artistas plásticos em Pernambuco, na segunda metade do Século XX. A profissionalização dos artistas plásticos no Brasil partilhou seus múltiplos caminhos com os campos políticos e suas linguagens, a partir de um modus operandi que garantia o exercício profissional de uma atividade, que sempre foi marcada pelo diletantismo e uma espécie de autonomia cristalizada em representações culturais. Para isso, busquei analisar o debate sobre a profissionalização em múltiplos espaços que passaram a legitimar as práticas artísticas enquanto status de profissão. Como o caso de duas associações de artistas que atuavam no período pesquisado e que desenvolveram critérios para o reconhecimento profissional da categoria: a Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP), fundada em 1948, com sede na França, e com sócios no Brasil e em Pernambuco; além da Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco (AAPPE), criada em 1968, com sede em Recife. As associações de artistas plásticos investiram na criação de critérios práticos para identificar e atribuir o título de profissional para os artistas que faziam parte delas, elaborando um conjunto de temas a serem discutidos em torno das identidades profissionais: propriedade intelectual, indústria e desenvolvimento, previdência social, educação, políticas públicas, mercado, etc. Esta tese ainda analisa as relações e mediações estabelecidas pela Escola de Belas Artes de Pernambuco entre as áreas da arquitetura e artes plásticas, demonstrando como a profissionalização destes dois setores dialogou constantemente e instaurou disputas na formação de um campo cultural na cidade do Recife. O nosso recorte temporal adentra os anos de 1950 a 1970, recuando e avançando em alguns momentos, em busca de uma análise das práticas profissionais e apropriações do universo trabalhista feita pelos artistas plásticos recifenses. Ao tomar o momento político e social destas décadas como período que incorporava as discussões em torno do novo papel dos trabalhadores no Brasil a partir da “ideologia desenvolvimentista”, da migração de trabalhadores, consolidação do capitalismo industrial, podemos tentar compreender as novas relações da produção e função das artes plásticas na cultura brasileira.
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spelling BRITO NETO, José Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/2336849717855048http://lattes.cnpq.br/7228539080595678GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz2019-01-02T18:35:31Z2019-01-02T18:35:31Z2017-10-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28374A concepção de artista é construída de acordo com as operações de cada campo, momento e lugar. Esta tese tem como motivações analisar as condições históricas em que foram empreendidas uma série de debates em torno da profissionalização dos artistas plásticos em Pernambuco, na segunda metade do Século XX. A profissionalização dos artistas plásticos no Brasil partilhou seus múltiplos caminhos com os campos políticos e suas linguagens, a partir de um modus operandi que garantia o exercício profissional de uma atividade, que sempre foi marcada pelo diletantismo e uma espécie de autonomia cristalizada em representações culturais. Para isso, busquei analisar o debate sobre a profissionalização em múltiplos espaços que passaram a legitimar as práticas artísticas enquanto status de profissão. Como o caso de duas associações de artistas que atuavam no período pesquisado e que desenvolveram critérios para o reconhecimento profissional da categoria: a Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP), fundada em 1948, com sede na França, e com sócios no Brasil e em Pernambuco; além da Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco (AAPPE), criada em 1968, com sede em Recife. As associações de artistas plásticos investiram na criação de critérios práticos para identificar e atribuir o título de profissional para os artistas que faziam parte delas, elaborando um conjunto de temas a serem discutidos em torno das identidades profissionais: propriedade intelectual, indústria e desenvolvimento, previdência social, educação, políticas públicas, mercado, etc. Esta tese ainda analisa as relações e mediações estabelecidas pela Escola de Belas Artes de Pernambuco entre as áreas da arquitetura e artes plásticas, demonstrando como a profissionalização destes dois setores dialogou constantemente e instaurou disputas na formação de um campo cultural na cidade do Recife. O nosso recorte temporal adentra os anos de 1950 a 1970, recuando e avançando em alguns momentos, em busca de uma análise das práticas profissionais e apropriações do universo trabalhista feita pelos artistas plásticos recifenses. Ao tomar o momento político e social destas décadas como período que incorporava as discussões em torno do novo papel dos trabalhadores no Brasil a partir da “ideologia desenvolvimentista”, da migração de trabalhadores, consolidação do capitalismo industrial, podemos tentar compreender as novas relações da produção e função das artes plásticas na cultura brasileira.CAPESThe artist‟s conception is built according to the operations of each field, time and place. This thesis is motivated to analyze the historical conditions that have undertaken a series of debates around the professionalization of artists in Pernambuco in the second half of the twentieth century. The professionalization of artists in Brazil shared its multiple paths with political fields and their languages, from a modus operandi that guaranteed the professional exercise of an activity, which has always been marked by dilettantism and a kind of crystallized autonomy in cultural representations. For this, I tried to analyze the debate on the professionalization in multiple spaces that became legitimate artistic practices as a profession status. As the case of two associations of artists who worked in the period surveyed, and developed criteria for professional recognition in the category: the International Association of Fine Arts (AIAP), founded in 1948, with headquater in France, and partners in Brazil and Pernambuco and the Artists Association Plastics Pernambuco Professionals (AAPPE), established in 1968, with headquater in Recife. The plastic artists associations invested in the creation of practical criteria to identify and assign the title of professional to the artists who were part of them, developing a set of topics to be discussed around the professional identities: intellectual property, industry and development, social security , education, public policy, market, etc. This thesis still analyzes the relations and mediations established by Escola de Belas Artes de Pernambuco between the arctiteture areas and plastic arts, demonstrating how the profissionalisation of these two sectors dialogued and established disputes in the formation of a cultural field in Recife. Our time frame enters the years of 1960 and 1970 in search of an analysis of professional practices and appropriation of the labor universe made by recifenses artists, who made up these two institutions. Taking the political and social moment these decades as a period that incorporated the discussions on the new role of workers in Brazil from the "developmentalist ideology" of labor migration, consolidation of industrial capitalism, we will understand the new relations of production and function of arts in Brazilian culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaArtesArtistasAssociações profissionais – Recife (PE)“Quem se associa se afia”: história(s) sobre a profissionalização dos artistas plásticos em Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE José Bezerra de Brito Neto.pdf.jpgTESE José Bezerra de Brito Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28374/6/TESE%20Jos%c3%a9%20Bezerra%20de%20Brito%20Neto.pdf.jpgb45d2bfac99abde57837608e1062a23bMD56ORIGINALTESE José Bezerra de Brito Neto.pdfTESE José Bezerra de Brito Neto.pdfapplication/pdf6847720https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28374/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Bezerra%20de%20Brito%20Neto.pdf088d8ecc0c2ce6d1244e57c80023aa56MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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