Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Araújo Bertulino da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12765
Resumo: Os pacientes com transtornos alimentares possuem como característica o distúrbio da imagem corporal no núcleo de seus sintomas. A auto-avaliação desses indivíduos ocorre rigidamente a partir de seu peso e forma. A insatisfação corporal em conjunto com a preocupação com o peso e a prática de dietas são apontadas como possíveis predisponentes para o desenvolvimento de distúrbios na alimentação. Assim, esse estudo teve como objetivo determinar a prevalência da insatisfação corporal em jovens da cidade de Recife com sintomas de transtornos alimentares. Tratou-se de um estudo transversal, com adolescentes de ambos os sexos de idades entre 10 a 19 anos, estudantes de escolas públicas estaduais de Recife. Os dados foram coletados por questionários auto-aplicáveis: Teste de Atitudes Alimentares-26 e Teste de Investigação Bulímica Edimburgo para sintomas de transtornos e o Body Shape Questionnaire para avaliar a insatisfação corporal, respondidos nas próprias escolas pelos adolescentes. A prevalência de transtornos alimentares foi de 32% de acordo com o Teste de Atitudes Alimentares e de 34,6% (escores médios), 4,9% (escores altos) no Teste de Investigação Bulímica. Em 30,9% dos adolescentes houve insatisfação corporal. As prevalências, tanto de sintomatologia positiva para transtornos alimentares quanto para insatisfação corporal foram mais altas no gênero feminino, na faixa etária entre 14 e 15 anos. Houve associação significativa dos sintomas de transtornos alimentares com insatisfação corporal, classe socioeconômica do adolescente e grau de instrução do responsável. As prevalências encontradas para sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal correspondem às encontradas em estudos similares. A insatisfação corporal está intimamente relacionada aos transtornos alimentares, assim como gênero, idade, classe socioeconômica. Esses dados podem contribuir para a criação de modelos de prevenção mais eficientes em transtornos alimentares.
id UFPE_077a8f92ec997c29e63e24c0e62a203e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/12765
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifensesTranstornos da alimentaçãoInsatisfação corporalAdolescenteOs pacientes com transtornos alimentares possuem como característica o distúrbio da imagem corporal no núcleo de seus sintomas. A auto-avaliação desses indivíduos ocorre rigidamente a partir de seu peso e forma. A insatisfação corporal em conjunto com a preocupação com o peso e a prática de dietas são apontadas como possíveis predisponentes para o desenvolvimento de distúrbios na alimentação. Assim, esse estudo teve como objetivo determinar a prevalência da insatisfação corporal em jovens da cidade de Recife com sintomas de transtornos alimentares. Tratou-se de um estudo transversal, com adolescentes de ambos os sexos de idades entre 10 a 19 anos, estudantes de escolas públicas estaduais de Recife. Os dados foram coletados por questionários auto-aplicáveis: Teste de Atitudes Alimentares-26 e Teste de Investigação Bulímica Edimburgo para sintomas de transtornos e o Body Shape Questionnaire para avaliar a insatisfação corporal, respondidos nas próprias escolas pelos adolescentes. A prevalência de transtornos alimentares foi de 32% de acordo com o Teste de Atitudes Alimentares e de 34,6% (escores médios), 4,9% (escores altos) no Teste de Investigação Bulímica. Em 30,9% dos adolescentes houve insatisfação corporal. As prevalências, tanto de sintomatologia positiva para transtornos alimentares quanto para insatisfação corporal foram mais altas no gênero feminino, na faixa etária entre 14 e 15 anos. Houve associação significativa dos sintomas de transtornos alimentares com insatisfação corporal, classe socioeconômica do adolescente e grau de instrução do responsável. As prevalências encontradas para sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal correspondem às encontradas em estudos similares. A insatisfação corporal está intimamente relacionada aos transtornos alimentares, assim como gênero, idade, classe socioeconômica. Esses dados podem contribuir para a criação de modelos de prevenção mais eficientes em transtornos alimentares.CAPESUniversidade Federal de PernambucoSougey, Everton Botelho Ximenes, Rosana Christine Cavalcanti Silva, Tatiana Araújo Bertulino da2015-04-08T17:53:38Z2015-04-08T17:53:38Z2012-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12765porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T08:03:22Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/12765Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:03:22Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
title Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
spellingShingle Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
Silva, Tatiana Araújo Bertulino da
Transtornos da alimentação
Insatisfação corporal
Adolescente
title_short Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
title_full Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
title_fullStr Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
title_full_unstemmed Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
title_sort Prevalência de sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal em jovens recifenses
author Silva, Tatiana Araújo Bertulino da
author_facet Silva, Tatiana Araújo Bertulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sougey, Everton Botelho
Ximenes, Rosana Christine Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiana Araújo Bertulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da alimentação
Insatisfação corporal
Adolescente
topic Transtornos da alimentação
Insatisfação corporal
Adolescente
description Os pacientes com transtornos alimentares possuem como característica o distúrbio da imagem corporal no núcleo de seus sintomas. A auto-avaliação desses indivíduos ocorre rigidamente a partir de seu peso e forma. A insatisfação corporal em conjunto com a preocupação com o peso e a prática de dietas são apontadas como possíveis predisponentes para o desenvolvimento de distúrbios na alimentação. Assim, esse estudo teve como objetivo determinar a prevalência da insatisfação corporal em jovens da cidade de Recife com sintomas de transtornos alimentares. Tratou-se de um estudo transversal, com adolescentes de ambos os sexos de idades entre 10 a 19 anos, estudantes de escolas públicas estaduais de Recife. Os dados foram coletados por questionários auto-aplicáveis: Teste de Atitudes Alimentares-26 e Teste de Investigação Bulímica Edimburgo para sintomas de transtornos e o Body Shape Questionnaire para avaliar a insatisfação corporal, respondidos nas próprias escolas pelos adolescentes. A prevalência de transtornos alimentares foi de 32% de acordo com o Teste de Atitudes Alimentares e de 34,6% (escores médios), 4,9% (escores altos) no Teste de Investigação Bulímica. Em 30,9% dos adolescentes houve insatisfação corporal. As prevalências, tanto de sintomatologia positiva para transtornos alimentares quanto para insatisfação corporal foram mais altas no gênero feminino, na faixa etária entre 14 e 15 anos. Houve associação significativa dos sintomas de transtornos alimentares com insatisfação corporal, classe socioeconômica do adolescente e grau de instrução do responsável. As prevalências encontradas para sintomas de transtornos alimentares e insatisfação corporal correspondem às encontradas em estudos similares. A insatisfação corporal está intimamente relacionada aos transtornos alimentares, assim como gênero, idade, classe socioeconômica. Esses dados podem contribuir para a criação de modelos de prevenção mais eficientes em transtornos alimentares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-10
2015-04-08T17:53:38Z
2015-04-08T17:53:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12765
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041904338108416