Entre invenção e memória: arquitetos modernos e patrimônio histórico no Recife (1946-1979)
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29427 |
Resumo: | A consolidação da arquitetura moderna e do campo da conservação no Brasil possuem inúmeros pontos de convergência. Compartilhando diversos atores e tendo como meta comum a busca por uma identidade artística nacional, a arquitetura moderna e o reconhecimento do patrimônio histórico e artístico foram pautas constantes entre a elite intelectual entre meados do século XX. No Brasil, a institucionalização do campo da conservação só foi de fato efetivada com a criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional, em 1937, passando a ter maior efetividade no estado de Pernambuco a partir de meados da década de 1940, quando se intensificam os debates acerca das transformações da cidade e quando se instala em Recife o 1º Distrito Regional da DPHAN, dirigido por Ayrton Costa de Carvalho. Este órgão foi responsável essencialmente por evitar o desaparecimento de bens imóveis de reconhecido valor patrimonial além de controlar a inserção de novas construções no Centro Histórico da Cidade do Recife. Tendo em vista que a presença do engenheiro Ayrton Costa de Carvalho à frente do serviço de patrimônio do estado acabou resultando no envolvimento de diversos arquitetos ligados à produção de arquitetura moderna nas atividades do 1º Distrito da DPHAN, deve-se reconhecer o papel decisivo destes personagens não só nas práticas de renovação, mas também nas práticas de conservação urbana. Logo, este trabalho tem como objetivo elucidar a relação que se estabelece nas práticas profissionais dos arquitetos atuantes em Pernambuco entre 1946-1979 entre arquitetura moderna e patrimônio histórico, identificando quais as diretrizes adotadas pelos arquitetos modernos para a inserção e aprovação de novas construções no entorno de bens tombados. A hipótese desta pesquisa é a de que os personagens abordados neste trabalho mantiveram uma relação de consonância com as práticas adotadas pelo Serviço de Patrimônio estabelecendo uma relação pouco conflituosa com o órgão. Este fato estaria relacionado, primeiramente, ao reconhecimento acerca da importância de preservação dos bens culturais, sobretudo daqueles remanescentes do período colonial e também pelo fato do grupo do Serviço de Patrimônio adotar uma postura flexível diante da inserção de edifícios altos no entorno de áreas tombadas, devido à visão de que a sobrevivência do patrimônio histórico depende da coexistência e da co-funcionalidade com novas estruturas capazes de assegurar o caráter dinâmico dos centros urbanos. |
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OLIVEIRA, Patricia Ataíde Solon dehttp://lattes.cnpq.br/1587114838943307http://lattes.cnpq.br/6641935263631117MOREIRA, Fernando DinizSEGAWA, Hugo Massaki2019-02-25T18:34:20Z2019-02-25T18:34:20Z2017-04-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29427A consolidação da arquitetura moderna e do campo da conservação no Brasil possuem inúmeros pontos de convergência. Compartilhando diversos atores e tendo como meta comum a busca por uma identidade artística nacional, a arquitetura moderna e o reconhecimento do patrimônio histórico e artístico foram pautas constantes entre a elite intelectual entre meados do século XX. No Brasil, a institucionalização do campo da conservação só foi de fato efetivada com a criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional, em 1937, passando a ter maior efetividade no estado de Pernambuco a partir de meados da década de 1940, quando se intensificam os debates acerca das transformações da cidade e quando se instala em Recife o 1º Distrito Regional da DPHAN, dirigido por Ayrton Costa de Carvalho. Este órgão foi responsável essencialmente por evitar o desaparecimento de bens imóveis de reconhecido valor patrimonial além de controlar a inserção de novas construções no Centro Histórico da Cidade do Recife. Tendo em vista que a presença do engenheiro Ayrton Costa de Carvalho à frente do serviço de patrimônio do estado acabou resultando no envolvimento de diversos arquitetos ligados à produção de arquitetura moderna nas atividades do 1º Distrito da DPHAN, deve-se reconhecer o papel decisivo destes personagens não só nas práticas de renovação, mas também nas práticas de conservação urbana. Logo, este trabalho tem como objetivo elucidar a relação que se estabelece nas práticas profissionais dos arquitetos atuantes em Pernambuco entre 1946-1979 entre arquitetura moderna e patrimônio histórico, identificando quais as diretrizes adotadas pelos arquitetos modernos para a inserção e aprovação de novas construções no entorno de bens tombados. A hipótese desta pesquisa é a de que os personagens abordados neste trabalho mantiveram uma relação de consonância com as práticas adotadas pelo Serviço de Patrimônio estabelecendo uma relação pouco conflituosa com o órgão. Este fato estaria relacionado, primeiramente, ao reconhecimento acerca da importância de preservação dos bens culturais, sobretudo daqueles remanescentes do período colonial e também pelo fato do grupo do Serviço de Patrimônio adotar uma postura flexível diante da inserção de edifícios altos no entorno de áreas tombadas, devido à visão de que a sobrevivência do patrimônio histórico depende da coexistência e da co-funcionalidade com novas estruturas capazes de assegurar o caráter dinâmico dos centros urbanos.CAPESThe historiography of the modern movement and the consolidation of the field of conservation in Brazil have innumerable points of convergence. Sharing diverse actors and having as a common goal the search for a national artistic identity, modern architecture and the recognition of historical and artistic heritage were constant patterns among the intellectual elite of the early twentieth century. In Brazil, the institutionalization of the conservation field was only effective with the creation of the Serviço de Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (SPHAN), in 1937, becoming more effective in the state of Pernambuco from the mid-1940s, when it intensified The debates about the transformations of the city and when the first Regional District of DPHAN, headed by Ayrton Costa de Carvalho, settled in Recife. This institution was responsible for avoiding the disappearance of buildings with recognized patrimonial value, besides controlling the insertion of new constructions in the Historic Center of Recife. Since the presence of the engineer Ayrton Costa de Carvalho at the head of the state patrimony service resulted in the involvement of several architects related to the production of modern architecture in the activities of the 1st District of the DPHAN, it is necessary to recognize the decisive role of these characters not only Practices of urban renewal, but also in urban conservation practices. The aim of this work is to elucidate the relationship established in the professional practices of architects working in Pernambuco between 1946 and 1979 between modern architecture and historical patrimony, identifying the guidelines adopted by modern architects for the insertion and approval of new constructions in the surroundings of fallen assets. The hypothesis of this research is that the characters addressed in this work maintained a relation of consonance with the practices adopted by the Patrimony Service establishing a relation not very conflictual with the organ. This fact is related firstly to the recognition of the importance of the preservation of cultural assets, especially of the remnants of the colonial period, as well as the fact that the Patrimony Service group adopts a flexible attitude towards the insertion of high-rise buildings around tiled areas, Due to the view that the survival of historic heritage depends on coexistence and co-functionality with new structures capable of ensuring the dynamic character of urban centers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArquitetura modernaArquitetos modernosPatrimônio históricoRecifeEntre invenção e memória: arquitetos modernos e patrimônio histórico no Recife (1946-1979)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Patricia Ataíde Solon de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Patricia Ataíde Solon de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29427/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Patricia%20Ata%c3%adde%20Solon%20de%20Oliveira.pdf.jpg78c3c19a99febfc42426126265ac4327MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Patricia Ataíde Solon de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Patricia Ataíde Solon de Oliveira.pdfapplication/pdf7491506https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29427/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Patricia%20Ata%c3%adde%20Solon%20de%20Oliveira.pdfb8f40ef3baac7fe9920d9af207ef52acMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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