Em direção a um ambiente de desenvolvimento de software orientado por comportamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: BARBOSA NETO, Alvaro Magnum
Orientador(a): GARCIA, Vinicius Cardoso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
BDD
GQM
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15958
Resumo: Criado por Dan North, o BDD (Behavior Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento ágil de software baseada no TDD (Test Driven Development) e que foca no teste de software orientado por comportamentos, isto é, concentra-se nas razões pelo qual o software é criado e nos requisitos de comportamento do negócio. A utilização da técnica traz uma série de benefícios para projetos de desenvolvimento de software, contudo, ela não tem uma aceitação tão grande no mercado e é, muitas vezes, preterida em relação ao TDD. Esse trabalho faz uma análise dessa situação e também propõe um ambiente que visa facilitar a adoção do BDD através da análise dos seguintes questionamentos: quais características devem fazer parte de uma ferramenta para que ela facilite e dinamize a utilização do BDD no contexto de um projeto de desenvolvimento de software? Como permitir o uso da mesma por um cliente leigo em testes, e, ao mesmo tempo, agregar valor para o gerente do projeto, os testadores e os desenvolvedores de software? Como o cliente poderia acompanhar em tempo real se o que ele espera obter está, de fato, sendo construído? Como medir o impacto da ferramenta? Através de análises e resultados obtidos em mais de 12 anos de experiência profissional no setor de tecnologia de instituições públicas e privadas, além de pesquisas na literatura, entrevistas com profissionais de TI e avaliações de ferramentas BDD no mercado, foi concebido um plugin: o BDD Plugin for Mantis (BDDPM), uma ferramenta cujo objetivo é facilitar a adoção do BDD em projetos de desenvolvimento de software. Para avaliar o plugin quanto ao cumprimento dos objetivos, foi utilizada uma técnica denominada GQM (Goal/Question/Metric), que permite, através de objetivos bem estabelecidos, planejar e mensurar métricas de avaliação. O BDDPM foi avaliado com sucesso dentro de um ambiente de produção real, uma autarquia do Governo do Estado da Paraíba: a Paraíba Previdência. Este trabalho descreve, em detalhes, todo o ciclo de vida do projeto, desde sua concepção, passando por sua criação, tecnologias utilizadas, recursos incluídos, etc.
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Esse trabalho faz uma análise dessa situação e também propõe um ambiente que visa facilitar a adoção do BDD através da análise dos seguintes questionamentos: quais características devem fazer parte de uma ferramenta para que ela facilite e dinamize a utilização do BDD no contexto de um projeto de desenvolvimento de software? Como permitir o uso da mesma por um cliente leigo em testes, e, ao mesmo tempo, agregar valor para o gerente do projeto, os testadores e os desenvolvedores de software? Como o cliente poderia acompanhar em tempo real se o que ele espera obter está, de fato, sendo construído? Como medir o impacto da ferramenta? Através de análises e resultados obtidos em mais de 12 anos de experiência profissional no setor de tecnologia de instituições públicas e privadas, além de pesquisas na literatura, entrevistas com profissionais de TI e avaliações de ferramentas BDD no mercado, foi concebido um plugin: o BDD Plugin for Mantis (BDDPM), uma ferramenta cujo objetivo é facilitar a adoção do BDD em projetos de desenvolvimento de software. Para avaliar o plugin quanto ao cumprimento dos objetivos, foi utilizada uma técnica denominada GQM (Goal/Question/Metric), que permite, através de objetivos bem estabelecidos, planejar e mensurar métricas de avaliação. O BDDPM foi avaliado com sucesso dentro de um ambiente de produção real, uma autarquia do Governo do Estado da Paraíba: a Paraíba Previdência. Este trabalho descreve, em detalhes, todo o ciclo de vida do projeto, desde sua concepção, passando por sua criação, tecnologias utilizadas, recursos incluídos, etc.Created by Dan North, BDD (Behavior Driven Development) is a software agile development technique based on TDD (Test Driven Development). The BDD focuses on software testing oriented by behaviors, that is, it focuses on the reasons why a software is created and its business behavior. The use of the technique brings a number of benefits for software development projects; however, BDD does not have such a great market as the TDD: the first choice of the majority. This work brings an analysis of this situation and also proposes an environment to facilitate the adoption of BDD by examining the following questions: what characteristics should be part of a tool so that it facilitate and streamline the use of BDD in a context of project software development? How can it be used by an unexperienced client, and, at the same time, add value to project managers, testers and developers? How the customer could follow, in real time, if what he expects to, is really being built? How to measure the impact of the tool? Through analysis and results obtained from over 12 years of professional experience in the technology sector of public and private institutions, as well as research in the literature, interviews with IT professionals and reviews of BDD tools on the market, a plugin was developed: the BDD Plugin for Mantis (BDDPM), a tool which aims to facilitate the adoption of BDD in software development projects. To assess the plugin in meeting the goals, a technique called GQM (Goal / Question / Metric) was used; it allows, through well-established objectives, plan and measure evaluation metrics. The BDDPM was successfully evaluated in a real production environment, a company called Paraíba Previdência. This paper describes in detail the entire life cycle of the project: from its conception, through its creation, the technologies used, features included, etc.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPluginBDDMantisTestesSoftwareProjetoDesenvolvimentoGQMAnáliseMediçãoAdoção do BDDAcompanhamento de TestesEscrita de TestesEm direção a um ambiente de desenvolvimento de software orientado por comportamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdf.jpgDISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15958/5/DISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdf.jpg03cd159e3c9d2e39fdff4c22b8b663e8MD55ORIGINALDISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdfDISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdfapplication/pdf2738529https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15958/1/DISSERTACAO_MESTRADO_ALVARO_MAGNUM_2015.pdf1954d6163f8ba9074e68546e0f003f12MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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