O uso de material manipulativo e a produção de desenhos no desenvolvimento do raciocínio combinatório na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SILVA, Ariedja de Carvalho
Orientador(a): BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34277
Resumo: A pesquisa desenvolvida, nesta dissertação de mestrado, se apoia na ideia de que as crianças desde a Educação Infantil podem ter acesso aos conteúdos matemáticos específicos. A abordagem deste estudo está voltada para o ensino da Combinatória com atividades adequadas a essa faixa etária, buscando incentivar nas crianças modos de pensar acerca das situações em que os elementos são combinados (arranjos, combinações, permutações e produto de medidas), pois estudos anteriores vêm demonstrando que as crianças novas já dão indícios de raciocínio combinatório, e este é um modo de pensar que necessita de longo período para se desenvolver. Para viabilizar este aprendizado, no presente estudo foi pensado o trabalho com dois recursos – material de manipulação e desenho – como potencializadores no processo de aprendizagem da Combinatória. Participaram 20 crianças da Educação Infantil, com cinco anos de idade, divididas igualmente em dois grupos, o primeiro - G1 - utilizou material de manipulação e o segundo - G2 - utilizou o desenho para representar suas resoluções. Foram realizadas três etapas (teste inicial, sessão de ensino e teste final), nas quais eram resolvidos quatro problemas combinatórios, um de cada tipo, com objetivo central de analisar a influência do uso de material de manipulação e da produção de desenhos na resolução de problemas combinatórios e, de modo mais especifico, sondar quais aspectos do raciocínio combinatório já se encontram em processo inicial de construção; verificar se e como o material de manipulação e a produção de desenhos podem auxiliar na ampliação dos raciocínios combinatórios e, por fim, analisar os desempenhos destas crianças por tipo de problema combinatório. Baseado no que vem sendo proposto por estudos anteriores, foi criada uma tabela de pontuação a partir das respostas dadas – variando de respostas não combinatórias, passando por respostas parcialmente corretas (com algumas combinações repetidas, ou não), chegando à pontuação máxima para as respostas de esgotamento de possibilidades. Os principais resultados encontrados corroboram com estudos anteriores de que desde o início da escolarização é possível o propor a resolução de situações combinatórias mais simples. O estudo evidencia o uso de material de manipulação e de desenhos como propulsores e facilitadores do aprendizado combinatório. A pesquisa aponta, ainda, o esgotamento de possibilidades como dificuldade a ser superada; o invariante de ordenação ainda pouco compreendido, principalmente nos problemas de arranjo, combinação e permutação; a falta de sistematização como dificultadora no levantamento de possibilidades; e o invariante de escolha como propriedade mais facilmente entendida pelas crianças. Conclui-se, assim, a possibilidade de trabalhar com material de manipulação e de desenhos como recursos de iniciais de ensino da Combinatória na Educação Infantil.
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spelling SILVA, Ariedja de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0198425290356141http://lattes.cnpq.br/6244946561746497BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa2019-10-07T23:19:46Z2019-10-07T23:19:46Z2019-04-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34277A pesquisa desenvolvida, nesta dissertação de mestrado, se apoia na ideia de que as crianças desde a Educação Infantil podem ter acesso aos conteúdos matemáticos específicos. A abordagem deste estudo está voltada para o ensino da Combinatória com atividades adequadas a essa faixa etária, buscando incentivar nas crianças modos de pensar acerca das situações em que os elementos são combinados (arranjos, combinações, permutações e produto de medidas), pois estudos anteriores vêm demonstrando que as crianças novas já dão indícios de raciocínio combinatório, e este é um modo de pensar que necessita de longo período para se desenvolver. Para viabilizar este aprendizado, no presente estudo foi pensado o trabalho com dois recursos – material de manipulação e desenho – como potencializadores no processo de aprendizagem da Combinatória. Participaram 20 crianças da Educação Infantil, com cinco anos de idade, divididas igualmente em dois grupos, o primeiro - G1 - utilizou material de manipulação e o segundo - G2 - utilizou o desenho para representar suas resoluções. Foram realizadas três etapas (teste inicial, sessão de ensino e teste final), nas quais eram resolvidos quatro problemas combinatórios, um de cada tipo, com objetivo central de analisar a influência do uso de material de manipulação e da produção de desenhos na resolução de problemas combinatórios e, de modo mais especifico, sondar quais aspectos do raciocínio combinatório já se encontram em processo inicial de construção; verificar se e como o material de manipulação e a produção de desenhos podem auxiliar na ampliação dos raciocínios combinatórios e, por fim, analisar os desempenhos destas crianças por tipo de problema combinatório. Baseado no que vem sendo proposto por estudos anteriores, foi criada uma tabela de pontuação a partir das respostas dadas – variando de respostas não combinatórias, passando por respostas parcialmente corretas (com algumas combinações repetidas, ou não), chegando à pontuação máxima para as respostas de esgotamento de possibilidades. 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Conclui-se, assim, a possibilidade de trabalhar com material de manipulação e de desenhos como recursos de iniciais de ensino da Combinatória na Educação Infantil.FACEPEThe research developed, in this Master's thesis, is based on the idea that children from Early Childhood Education can have access to specific mathematical contents. The approach of this study is directed to the teaching of Combinatorics with activities appropriate to this age group, seeking to encourage in children ways of thinking about the situations in which the elements are combined (arrangements, combinations, permutations and product of measures), since previous studies have already shown that young children give indications of combinatorial reasoning, and this is a way of thinking that needs a long period to develop. In order to make this learning possible, it was thought to work with two resources – manipulation material and drawings – as potentializers in the learning process of Combinatorics. Twenty children from Kindergarten, aged five years old, were equally divided into two groups, the first - G1 - using manipulative material and the second - G2 - participated in the study using drawings to represent their responses. Three stages were performed (initial test, teaching session and final test), in which four combinatorial problems were solved, one of each type, with the central aim of analysing the influence of the use of manipulation material and the production of drawings in the resolution of combinatorial problems and, in a more specific way, to verify which aspects of combinatorial reasoning are already in initial construction process; to verify if and how the use of material of manipulation and the production of drawings can help in the amplification of combinatorial reasoning and, finally, to analyze the performance of these children by type of combinatorial problem. Based on what has been proposed by previous studies, a score table was created based on the answers given – varying from non-combinatorial answers, passing through partially correct answers (with some repeated, or not, combinations), arriving to the maximum points corresponding to exhaustion of possibilities. The main results corroborate with previous studies that, from the beginning of schooling, it is possible to propose the resolution of simpler combinatorial situations. The study shows the use of manipulative material and drawings as propellers and facilitators of combinatorial learning. The research also points out the exhaustion of possibility as a difficulty to be overcome; the ordering invariant as still poorly understood, especially in the problems of arrangement, combination, and permutation; the lack of systematization making it difficult to raise possibilities; and the invariant of choice as the best property perceived by children. The conclusion is that it is possible to work with manipulation material and drawing as initial resources to teach Combinatorics in Early Childhood Education.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilAnálise combinatóriaMatemática – Estudo e ensinoUFPE - Pós-graduaçãoO uso de material manipulativo e a produção de desenhos no desenvolvimento do raciocínio combinatório na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ariedja de Carvalho Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ariedja de Carvalho Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34277/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ariedja%20de%20Carvalho%20%20Silva.pdf.jpg5cf69a4ae3d134beaf7946f99da9d8b3MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ariedja de Carvalho Silva.pdfDISSERTAÇÃO Ariedja de Carvalho Silva.pdfapplication/pdf4984466https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34277/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ariedja%20de%20Carvalho%20%20Silva.pdf12437b2296869c5f4b5940df03723b77MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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