A identidade implorada : as experiências de conversão e retorno dos judeus do Nordeste sob o olhar de instituições judaicas nacionais e internacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: BRAGA, Mirella de Almeida
Orientador(a): REESINK, Mísia Lins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Antropologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44825
Resumo: A presente tese é dedicada aos processos de formação, cisão e reinvenção de comunidades judaicas em Campina Grande, Paraíba, a partir da descrição analítica das relações vivenciadas por esses grupos junto a lideranças e instituições do judaísmo estabelecido nos cenários nacional e internacional. A exemplo de outros conversos atuantes no Nordeste e em outras regiões do Brasil, os judeus campinenses (que se autodeclaram “Bnei Anussim”, “marranos” ou “sefarditas”) se constituem, majoritariamente, a partir de dissidências de igrejas evangélico-neopentecostais que estão em busca de verdades teológicas presentes em livros sagrados (Antigo Testamento da Bíblia e Torá) e da redescoberta de genealogias sanguíneas de famílias de cristãos-novos que aportaram no “Novo Mundo” em séculos coloniais passados. De modo bastante diversificado, tais comunidades se organizam em torno de práticas cotidianas atentas a um calendário de ritos religiosos, a fim de se tornarem conhecidas e reconhecidas por vertentes reformadas e ortodoxas do judaímo contemporâneo. Em meio a essas experiências de reinvenção de grupos de conversos, surge o projeto Sinagoga Sem Fronteiras. Sediado na cidade de São Paulo e com relações com rabinos reformados radicados em Israel, o Sinagoga Sem Fronteiras propõe um acolhimento “mais democrático” das comunidades judaicas brasileiras. A presença do projeto em algumas comunidades campinenses revela a construção de um imaginário repleto de estereótipos sobre o “judeu nordestino”, considerado periférico em relação ao judeu de migração mais recente, estabelecido no eixo Rio-São Paulo. As ações da Sinagoga Sem Fronteiras, apoiadas pela Fundação Zera Israel, têm provocado cisões e articulações de novos grupos de convertidos. Tais relações entre grupos de judeus estabelecidos e grupos outsiders é acompanhada com certa preocupação pelo Ministério da Educação de Israel que tem enviado representantes para observação do fenômeno dos conversos presente em diversas localidades no Nordeste e de outras regiões do Brasil e do mundo. As ilustres “visitas” da oficialidade judaica visam compreender a dinâmica desses processos identitários, repletos de questões étnicas, religiosas e políticas, no intuito de tentar monitorar, e mesmo disciplinar, os imponderáveis de um universo assaz multifacetado.
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A exemplo de outros conversos atuantes no Nordeste e em outras regiões do Brasil, os judeus campinenses (que se autodeclaram “Bnei Anussim”, “marranos” ou “sefarditas”) se constituem, majoritariamente, a partir de dissidências de igrejas evangélico-neopentecostais que estão em busca de verdades teológicas presentes em livros sagrados (Antigo Testamento da Bíblia e Torá) e da redescoberta de genealogias sanguíneas de famílias de cristãos-novos que aportaram no “Novo Mundo” em séculos coloniais passados. De modo bastante diversificado, tais comunidades se organizam em torno de práticas cotidianas atentas a um calendário de ritos religiosos, a fim de se tornarem conhecidas e reconhecidas por vertentes reformadas e ortodoxas do judaímo contemporâneo. Em meio a essas experiências de reinvenção de grupos de conversos, surge o projeto Sinagoga Sem Fronteiras. 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Like other active converts in the Northeast and in other regions of Brazil, the Jews from Campina Grande (self-declared “Bnei Anussim”, “marranos” or “sefarditas”) are constituted, for the most part, from the dissidences of evangelical neo-Pentecostal churches that seek theological truths present in sacred books (Old Testament of the Bible and Torah) and from the rediscovery of blood genealogies of New Christian families that docked in the “New World” in past colonial centuries. In a very diverse way, these communities are organized around daily practices attentive to a calendar of religious rites, in order to become known and recognized by reformed and orthodox strands of contemporary Judaism. In the midst of these experiences of reinvention of converts groups, the Synagogue Without Borders project is created. Headquartered in the city of São Paulo and with relationships with retired rabbis based in Israel, the Synagogue Without Borders Project proposes a “more democratic” reception of Brazilian Jewish communities. The presence of the project in some communities in Campina Grande reveals the construction of an imaginary full of stereotypes about the “northeastern Jew”, considered peripheral compared to the Jew of more recent migration, established in the Rio-São Paulo axis. The actions of the Synagogue Without Borders project, supported by the Zera Israel Foundation, has been causing splits and formations of new converts groups. Such relations between Jewish established groups and outsiders groups are seen with some concern by the Israel Ministry of Education, which has been sending representatives to observe the phenomenon of converts present in several locations in the Northeast and other regions of Brazil and the world. The illustrious "visits" of the Jewish officialdom aim to understand the dynamics of these identity processes, full of ethnic, religious and political issues, in order to try to monitor, and even discipline, the imponderables of a very multifaceted universe.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaJudeus – identidadeJudaísmoConversãoA identidade implorada : as experiências de conversão e retorno dos judeus do Nordeste sob o olhar de instituições judaicas nacionais e internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Mirella de Almeida Braga.pdf.txtTESE Mirella de Almeida Braga.pdf.txtExtracted texttext/plain410528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44825/4/TESE%20Mirella%20de%20Almeida%20Braga.pdf.txtd53a1f95f976aadef8fd5e406cd0a514MD54THUMBNAILTESE Mirella de Almeida Braga.pdf.jpgTESE Mirella de Almeida Braga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44825/5/TESE%20Mirella%20de%20Almeida%20Braga.pdf.jpg8e32f410fbc48fb8cceced48a77683bfMD55ORIGINALTESE Mirella de Almeida Braga.pdfTESE Mirella de Almeida Braga.pdfapplication/pdf5682267https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44825/1/TESE%20Mirella%20de%20Almeida%20Braga.pdfb1b3237de3a7bd30d99fbc31e57145a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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