Exportação concluída — 

Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Leite, Luis Felipe Formiga
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13891
Resumo: Redes emergenciais são redes móveis utilizadas em cenários de catástrofes onde os meios de transmissão convencionais estão usualmente comprometidos. Neste contexto o estabelecimento de uma MANET (Mobile Ad Hoc Network) é a solução mais indicada para suprir a comunicação entre as equipes de resgate e organizações competentes. Atualmente existe uma gama de trabalhos que, através de simulações, avaliam o desempenho de protocolos de roteamento em cenários variados, alguns de desastres. O cenário apresentado por este trabalho é específico de uma situação de desastre, similar a uma ocorrência de deslizamento de terra. Acontecimentos como esse criam um ambiente com características particulares e, o roteamento usado deveria suprir da melhor forma esses fatores únicos. Portanto, este trabalho apresentou uma hipótese que o roteamento baseado em zonas pode ser a melhor escolha para o cenário proposto. Foi desenvolvido um novo protocolo com base no já existente Zone Routing Protocol e comparado através de métricas de desempenho com os protocolos AODV e DSDV, além do próprio ZRP. Ainda, objetivando modelar uma mobilidade mais condizente com a apresentada pelas equipes de resgate, foi desenvolvida uma adaptação do "disaster mobility model" para junto com o cenário sumarizar as características únicas desse ambiente e gerar simulações mais realistas. As simulações foram feitas com uma variação do número de nós entre os cenários, e a comparação dos protocolos foi analisada pelos valores atingidos por eles nas simulações em métricas de desempenho. Os resultados mostraram que o novo protocolo foi bastante superior ao seu original em todas as métricas, atingindo também um desempenho semelhante ou melhor que o AODV e o DSDV em packet delivery ratio, end to end delay e routing overhead. Dessa forma, concluiu-se que o novo protocolo desenvolvido alcançou seu objetivo, se tornando, entre os protocolos testados, uma opção viável para roteamento em redes emergenciais críticas.
id UFPE_1437ff177c19da7e8d6f53f81eedf14d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13891
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOCRoteamento em MANETsModelos de mobilidadeZone Routing ProtocolRedes emergenciais são redes móveis utilizadas em cenários de catástrofes onde os meios de transmissão convencionais estão usualmente comprometidos. Neste contexto o estabelecimento de uma MANET (Mobile Ad Hoc Network) é a solução mais indicada para suprir a comunicação entre as equipes de resgate e organizações competentes. Atualmente existe uma gama de trabalhos que, através de simulações, avaliam o desempenho de protocolos de roteamento em cenários variados, alguns de desastres. O cenário apresentado por este trabalho é específico de uma situação de desastre, similar a uma ocorrência de deslizamento de terra. Acontecimentos como esse criam um ambiente com características particulares e, o roteamento usado deveria suprir da melhor forma esses fatores únicos. Portanto, este trabalho apresentou uma hipótese que o roteamento baseado em zonas pode ser a melhor escolha para o cenário proposto. Foi desenvolvido um novo protocolo com base no já existente Zone Routing Protocol e comparado através de métricas de desempenho com os protocolos AODV e DSDV, além do próprio ZRP. Ainda, objetivando modelar uma mobilidade mais condizente com a apresentada pelas equipes de resgate, foi desenvolvida uma adaptação do "disaster mobility model" para junto com o cenário sumarizar as características únicas desse ambiente e gerar simulações mais realistas. As simulações foram feitas com uma variação do número de nós entre os cenários, e a comparação dos protocolos foi analisada pelos valores atingidos por eles nas simulações em métricas de desempenho. Os resultados mostraram que o novo protocolo foi bastante superior ao seu original em todas as métricas, atingindo também um desempenho semelhante ou melhor que o AODV e o DSDV em packet delivery ratio, end to end delay e routing overhead. Dessa forma, concluiu-se que o novo protocolo desenvolvido alcançou seu objetivo, se tornando, entre os protocolos testados, uma opção viável para roteamento em redes emergenciais críticas.Universidade Federal de PernambucoMonteiro, José Augusto Suruagy Leite, Luis Felipe Formiga2015-05-12T14:36:25Z2015-05-12T14:36:25Z2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13891porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T21:43:09Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/13891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:43:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
title Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
spellingShingle Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
Leite, Luis Felipe Formiga
Roteamento em MANETs
Modelos de mobilidade
Zone Routing Protocol
title_short Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
title_full Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
title_fullStr Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
title_full_unstemmed Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
title_sort Melhorando o desempenho do ZRP em um cenário emergencial usando redes AD HOC
author Leite, Luis Felipe Formiga
author_facet Leite, Luis Felipe Formiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, José Augusto Suruagy
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Luis Felipe Formiga
dc.subject.por.fl_str_mv Roteamento em MANETs
Modelos de mobilidade
Zone Routing Protocol
topic Roteamento em MANETs
Modelos de mobilidade
Zone Routing Protocol
description Redes emergenciais são redes móveis utilizadas em cenários de catástrofes onde os meios de transmissão convencionais estão usualmente comprometidos. Neste contexto o estabelecimento de uma MANET (Mobile Ad Hoc Network) é a solução mais indicada para suprir a comunicação entre as equipes de resgate e organizações competentes. Atualmente existe uma gama de trabalhos que, através de simulações, avaliam o desempenho de protocolos de roteamento em cenários variados, alguns de desastres. O cenário apresentado por este trabalho é específico de uma situação de desastre, similar a uma ocorrência de deslizamento de terra. Acontecimentos como esse criam um ambiente com características particulares e, o roteamento usado deveria suprir da melhor forma esses fatores únicos. Portanto, este trabalho apresentou uma hipótese que o roteamento baseado em zonas pode ser a melhor escolha para o cenário proposto. Foi desenvolvido um novo protocolo com base no já existente Zone Routing Protocol e comparado através de métricas de desempenho com os protocolos AODV e DSDV, além do próprio ZRP. Ainda, objetivando modelar uma mobilidade mais condizente com a apresentada pelas equipes de resgate, foi desenvolvida uma adaptação do "disaster mobility model" para junto com o cenário sumarizar as características únicas desse ambiente e gerar simulações mais realistas. As simulações foram feitas com uma variação do número de nós entre os cenários, e a comparação dos protocolos foi analisada pelos valores atingidos por eles nas simulações em métricas de desempenho. Os resultados mostraram que o novo protocolo foi bastante superior ao seu original em todas as métricas, atingindo também um desempenho semelhante ou melhor que o AODV e o DSDV em packet delivery ratio, end to end delay e routing overhead. Dessa forma, concluiu-se que o novo protocolo desenvolvido alcançou seu objetivo, se tornando, entre os protocolos testados, uma opção viável para roteamento em redes emergenciais críticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
2015-05-12T14:36:25Z
2015-05-12T14:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13891
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041858411528192