Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: SALES FILHO, Ivanildo de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10545
Resumo: A digestão anaeróbia (DA) de resíduos sólidos tem se estabelecido como uma tecnologia de comprovada eficiência no tratamento dos resíduos orgânicos de diversas origens. No entanto, o efluente da DA não atende aos padrões de lançamento nos corpos hídricos, estabelecidos na legislação brasileira, particularmente em termos de teor de sólidos e matéria orgânica, além de serem tóxicas as plantas e ao meio ambiente. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo principal avaliar a toxicidade e a remoção de matéria orgânica e íons do efluente de um digestor anaeróbio de resíduos sólido de 500 L de volume tratado em wetlands. Para tanto, foram montadas wetlands em escala de bancada, vegetadas com a macrófita Taboa (Typha domingensis) e irrigadas com o efluente diluído com água, tendo como substrato areia lavada. O efluente não diluído e diluído em água a 50% provocou a morte de todas as plantas em apenas duas semanas de irrigação. As plantas irrigadas com o efluente a 25% sobreviveram às 06 semanas de tratamento, mas apresentaram diminuição do crescimento. O efluente na concentração de 12,5% promoveu o crescimento das plantas nas 06 semanas de irrigação, embora essa ainda não seja a melhor diluição. As remoções da DQO, de NTK e de N-NH4+ nas wetlands irrigadas com o efluente a 12,5% e a 25% foram bem semelhantes evidenciando a baixa contribuição do sistema radicular das plantas e do biofilme ainda em formação, indicando apenas uma retenção física da matéria orgânica e de íons no substrato.
id UFPE_25df2ea6c8ce8e487829a772a446c977
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10545
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.efluente digestor anaeróbiotoxicidadewetlandTypha domingensisA digestão anaeróbia (DA) de resíduos sólidos tem se estabelecido como uma tecnologia de comprovada eficiência no tratamento dos resíduos orgânicos de diversas origens. No entanto, o efluente da DA não atende aos padrões de lançamento nos corpos hídricos, estabelecidos na legislação brasileira, particularmente em termos de teor de sólidos e matéria orgânica, além de serem tóxicas as plantas e ao meio ambiente. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo principal avaliar a toxicidade e a remoção de matéria orgânica e íons do efluente de um digestor anaeróbio de resíduos sólido de 500 L de volume tratado em wetlands. Para tanto, foram montadas wetlands em escala de bancada, vegetadas com a macrófita Taboa (Typha domingensis) e irrigadas com o efluente diluído com água, tendo como substrato areia lavada. O efluente não diluído e diluído em água a 50% provocou a morte de todas as plantas em apenas duas semanas de irrigação. As plantas irrigadas com o efluente a 25% sobreviveram às 06 semanas de tratamento, mas apresentaram diminuição do crescimento. O efluente na concentração de 12,5% promoveu o crescimento das plantas nas 06 semanas de irrigação, embora essa ainda não seja a melhor diluição. As remoções da DQO, de NTK e de N-NH4+ nas wetlands irrigadas com o efluente a 12,5% e a 25% foram bem semelhantes evidenciando a baixa contribuição do sistema radicular das plantas e do biofilme ainda em formação, indicando apenas uma retenção física da matéria orgânica e de íons no substrato.CAPES, FACEPE e PROPESQ,Universidade Federal de PernambucoSANTOS, Simone MachadoLIMA, Hélio CabralSALES FILHO, Ivanildo de Oliveira2015-03-04T19:26:25Z2015-03-04T19:26:25Z2014-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10545porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T19:21:43Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/10545Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:21:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
title Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
spellingShingle Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
SALES FILHO, Ivanildo de Oliveira
efluente digestor anaeróbio
toxicidade
wetland
Typha domingensis
title_short Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
title_full Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
title_fullStr Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
title_full_unstemmed Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
title_sort Avaliação da toxidade e remoção de matéria orgânica de efluente de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos tratados em Wetlands.
author SALES FILHO, Ivanildo de Oliveira
author_facet SALES FILHO, Ivanildo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Simone Machado
LIMA, Hélio Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES FILHO, Ivanildo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv efluente digestor anaeróbio
toxicidade
wetland
Typha domingensis
topic efluente digestor anaeróbio
toxicidade
wetland
Typha domingensis
description A digestão anaeróbia (DA) de resíduos sólidos tem se estabelecido como uma tecnologia de comprovada eficiência no tratamento dos resíduos orgânicos de diversas origens. No entanto, o efluente da DA não atende aos padrões de lançamento nos corpos hídricos, estabelecidos na legislação brasileira, particularmente em termos de teor de sólidos e matéria orgânica, além de serem tóxicas as plantas e ao meio ambiente. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo principal avaliar a toxicidade e a remoção de matéria orgânica e íons do efluente de um digestor anaeróbio de resíduos sólido de 500 L de volume tratado em wetlands. Para tanto, foram montadas wetlands em escala de bancada, vegetadas com a macrófita Taboa (Typha domingensis) e irrigadas com o efluente diluído com água, tendo como substrato areia lavada. O efluente não diluído e diluído em água a 50% provocou a morte de todas as plantas em apenas duas semanas de irrigação. As plantas irrigadas com o efluente a 25% sobreviveram às 06 semanas de tratamento, mas apresentaram diminuição do crescimento. O efluente na concentração de 12,5% promoveu o crescimento das plantas nas 06 semanas de irrigação, embora essa ainda não seja a melhor diluição. As remoções da DQO, de NTK e de N-NH4+ nas wetlands irrigadas com o efluente a 12,5% e a 25% foram bem semelhantes evidenciando a baixa contribuição do sistema radicular das plantas e do biofilme ainda em formação, indicando apenas uma retenção física da matéria orgânica e de íons no substrato.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-12
2015-03-04T19:26:25Z
2015-03-04T19:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10545
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041974946070528