Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Danillo Sipriano do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688
Resumo: O reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas. Diante disso, torna-se essencial exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às fake news e vacinas com a construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional, junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Foram utilizadas várias estratégias ao longo da aplicação dessa sequência didática. Essas intervenções estão organizadas em sete etapas que envolvem desde o ensino por investigação a metodologias ativas. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se: a resolução de questões problemas; elaboração de hipóteses; exposição de mídias audiovisuais; rodas de conversa; elaboração de roteiros; produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções mostraram que alguns estudantes sentem dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia; em compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e em saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, foi constatada a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa; criar analogias acerca desses mecanismos; reconhecer a importância das vacinas; desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico; aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros. Diante disso, é notório que a sequência didática estimulou a autonomia e a apropriação de conhecimentos científicos, além de propiciar uma aprendizagem mais efetiva.
id UFPE_2ce126372b908fb7a1bf5d680527f8d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/47688
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médioBiologia - estudo e ensinoEnsino de ciênciasSequência didáticaVacinasFake newsO reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas. Diante disso, torna-se essencial exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às fake news e vacinas com a construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional, junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Foram utilizadas várias estratégias ao longo da aplicação dessa sequência didática. Essas intervenções estão organizadas em sete etapas que envolvem desde o ensino por investigação a metodologias ativas. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se: a resolução de questões problemas; elaboração de hipóteses; exposição de mídias audiovisuais; rodas de conversa; elaboração de roteiros; produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções mostraram que alguns estudantes sentem dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia; em compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e em saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, foi constatada a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa; criar analogias acerca desses mecanismos; reconhecer a importância das vacinas; desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico; aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros. Diante disso, é notório que a sequência didática estimulou a autonomia e a apropriação de conhecimentos científicos, além de propiciar uma aprendizagem mais efetiva.CAPESRecognition of vaccines as immunizing agents is essential for maintaining people's health. In view of this, it is essential to exemplify the importance of the relationship between education, health, vaccines, the media and social media to stimulate the development of students' critical sense. By objective, we validated a didactic sequence related to fake news and vaccines with the construction and application of podcasts with educational purposes with third year high school students. Several strategies were used throughout the application of this didactic sequence. These interventions are organized into seven stages that range from inquiry-based teaching to active methodologies. Among the strategies used, the following stand out: problem solving; elaboration of hypotheses; exposure of audiovisual media; conversation circles, elaboration of scripts; production and dissemination of podcasts. The results of the interventions showed that some students find it difficult to distinguish scientific terms from Biology; to understand the immunological mechanisms that involve this immunization process and to understand how to identify and use a reliable source of information. After the experiences, the evolution of the students was verified when they developed several skills, such as: understanding the basic concepts that involve the defense mechanisms; creating analogies about these mechanisms; recognizing the importance of vacines; developing activities for the dissemination of scientific knowledge; improving investigative capacity, among others. Therefore, it is clear that the didactic sequence stimulated autonomy and appropriation of scientific knowledge, in addition to providing a more effective learning.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)LIMA, Kênio Erithon Cavalcantehttps://lattes.cnpq.br/5049576610216178http://lattes.cnpq.br/9502102935025700NASCIMENTO, Danillo Sipriano do2022-11-18T14:45:09Z2022-11-18T14:45:09Z2022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Danillo Sipriano do. Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas: validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2022-11-19T05:19:35Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/47688Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-11-19T05:19:35Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
title Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
spellingShingle Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
NASCIMENTO, Danillo Sipriano do
Biologia - estudo e ensino
Ensino de ciências
Sequência didática
Vacinas
Fake news
title_short Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
title_full Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
title_fullStr Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
title_full_unstemmed Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
title_sort Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio
author NASCIMENTO, Danillo Sipriano do
author_facet NASCIMENTO, Danillo Sipriano do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Kênio Erithon Cavalcante
https://lattes.cnpq.br/5049576610216178
http://lattes.cnpq.br/9502102935025700
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Danillo Sipriano do
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Ensino de ciências
Sequência didática
Vacinas
Fake news
topic Biologia - estudo e ensino
Ensino de ciências
Sequência didática
Vacinas
Fake news
description O reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas. Diante disso, torna-se essencial exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às fake news e vacinas com a construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional, junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Foram utilizadas várias estratégias ao longo da aplicação dessa sequência didática. Essas intervenções estão organizadas em sete etapas que envolvem desde o ensino por investigação a metodologias ativas. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se: a resolução de questões problemas; elaboração de hipóteses; exposição de mídias audiovisuais; rodas de conversa; elaboração de roteiros; produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções mostraram que alguns estudantes sentem dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia; em compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e em saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, foi constatada a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa; criar analogias acerca desses mecanismos; reconhecer a importância das vacinas; desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico; aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros. Diante disso, é notório que a sequência didática estimulou a autonomia e a apropriação de conhecimentos científicos, além de propiciar uma aprendizagem mais efetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T14:45:09Z
2022-11-18T14:45:09Z
2022-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Danillo Sipriano do. Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas: validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688
identifier_str_mv NASCIMENTO, Danillo Sipriano do. Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas: validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923070740398080