O conflito cognitivo docente nas relações didáticas com a mesa educacional alfabeto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: ALVES, Juliana Aparecida da Silva
Orientador(a): CAVALCANTE, Patricia Smith
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34064
Resumo: Essa pesquisa teve como sua problemática de projeto o uso didático das mesas educacionais interativas que tem como cenário as escolas da rede municipal do Recife. Essas ferramentas tecnológicas foram implantadas com um projeto de monitoria e formações pedagógicas, porém o uso dessa prática tecnológica não foi efetivado. Então ocorreu uma inquietação de compreender o que leva os docentes a não usar as mesas mesmo com a orientação pedagógica. Foi desenvolvida a pergunta: quais são os conflitos dos professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de educação no Recife, para o uso da Mesa Educacional Alfabeto? E por que ocorrem? Assim, temos como hipótese que a formação de docentes para o uso das mesas digitais reforça o uso instrucional do artefato ao invés da valorização nas relações de aprendizagem sobre o uso contextualizado pedagógico. Assim, o objetivo geral foi: analisar as principais causas que levam os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, a terem conflitos com o uso da mesa educacional alfabeto. Com os seguintes objetivos específicos; Identificar os docentes com desconforto metodológico com o uso da Mesa Alfabeto; Identificar os pressupostos dos docentes sobre o não uso didático da Mesa Educacional Alfabeto, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I; Identificar os possíveis conflitos do docente com ação didática na mesa alfabeto. A metodologia teve por base analisar os cenários de investigação de forma dissociada e por etapas. Para nosso estudo as etapas foram divididas em processos de investigação com três partes: pressupostos sobre o não uso das mesas, formação sobre as possibilidades de uso, observação da aula com o professor em seu espaço com as mesas interativas. Tivemos como cenário de pesquisa duas escolas, diante das características percebidas, identificamos como estudo de casos múltiplos. Como base teórica para a investigação foi usada à teoria da Epistemologia genética de Piaget, que aborda o processo da construção de um novo conhecimento passa por um conflito cognitivo que sucede a assimilação e depois acomodação para o equilíbrio marjorante. Pois, foi percebido que os docentes ao se depararem com “novos elementos” em seu cenário didático tinham dificuldades que não eram superadas para a construção de uma prática tecnológica com a mesa alfabeto. Assim, esse fenômeno educativo que impede que os docentes desenvolvam sua prática com o uso da mesa alfabeto foi visto como um conflito cognitivo que não é acomodado na relação de aprendizagem docente. Assim, tivemos como um dos principais resultados a identificação do “Conflito Cognitivo Didático Tecnológico Docente-CCDTD”. Pois, o docente sente conflito com o uso da mesa alfabeto, percebido nas observações no momento de intervenção no espaço escolar. Assim, o docente também passa por conflitos na relação de mudança de posição dos alunos no espaço com as mesas interativas que tem a inclinação para atividades colaborativas. Além de exigirem uma mudança de posição e orientação do professor que entra em choque com sua prática com características do ensino tradicional.
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Assim, temos como hipótese que a formação de docentes para o uso das mesas digitais reforça o uso instrucional do artefato ao invés da valorização nas relações de aprendizagem sobre o uso contextualizado pedagógico. Assim, o objetivo geral foi: analisar as principais causas que levam os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, a terem conflitos com o uso da mesa educacional alfabeto. Com os seguintes objetivos específicos; Identificar os docentes com desconforto metodológico com o uso da Mesa Alfabeto; Identificar os pressupostos dos docentes sobre o não uso didático da Mesa Educacional Alfabeto, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I; Identificar os possíveis conflitos do docente com ação didática na mesa alfabeto. A metodologia teve por base analisar os cenários de investigação de forma dissociada e por etapas. Para nosso estudo as etapas foram divididas em processos de investigação com três partes: pressupostos sobre o não uso das mesas, formação sobre as possibilidades de uso, observação da aula com o professor em seu espaço com as mesas interativas. Tivemos como cenário de pesquisa duas escolas, diante das características percebidas, identificamos como estudo de casos múltiplos. Como base teórica para a investigação foi usada à teoria da Epistemologia genética de Piaget, que aborda o processo da construção de um novo conhecimento passa por um conflito cognitivo que sucede a assimilação e depois acomodação para o equilíbrio marjorante. Pois, foi percebido que os docentes ao se depararem com “novos elementos” em seu cenário didático tinham dificuldades que não eram superadas para a construção de uma prática tecnológica com a mesa alfabeto. Assim, esse fenômeno educativo que impede que os docentes desenvolvam sua prática com o uso da mesa alfabeto foi visto como um conflito cognitivo que não é acomodado na relação de aprendizagem docente. Assim, tivemos como um dos principais resultados a identificação do “Conflito Cognitivo Didático Tecnológico Docente-CCDTD”. Pois, o docente sente conflito com o uso da mesa alfabeto, percebido nas observações no momento de intervenção no espaço escolar. Assim, o docente também passa por conflitos na relação de mudança de posição dos alunos no espaço com as mesas interativas que tem a inclinação para atividades colaborativas. Além de exigirem uma mudança de posição e orientação do professor que entra em choque com sua prática com características do ensino tradicional.This research had as its problem of design the didactic use of the interactive educational tables that has as a scenario the schools of the municipal network of Recife. These technological tools were implemented with a monitoring project and pedagogical training, but the use of this technological practice was not carried out. Then there was an uneasiness to understand what makes the teachers not to use the tables even with the pedagogical orientation. The question was asked: what are the conflicts of teachers from the 1st to 5th year of the municipal education network in Recife, for the use of the Alphabet Educational Table? And why do they occur? Thus, we hypothesize that the training of teachers for the use of digital desks reinforces the instructional use of the artifact rather than the valuation in the learning relations on the contextualized pedagogical use. Thus, the general objective was: to analyze the main causes that lead teachers from 1st to 5th year of elementary school I, to have conflicts with the use of the educational table alphabet. With the following specific objectives; To identify teachers with methodological discomfort with the use of the Alphabet Table; Identify the teachers' assumptions about the didactic use of the Alphabet Educational Table, from 1st to 5th year of elementary school I; Identify the possible conflicts of the teacher with didactic action in the alphabet table. The methodology was based on analyzing the research scenarios in a dissociated and stepwise manner. For our study the stages were divided into three parts research processes: assumptions about not using the tables, training on the possibilities of use, observation of the lesson with the teacher in their space with the interactive tables. We had as a research scenario two schools, given the perceived characteristics, we identified as multiple case studies. As a theoretical basis for the research was used to the theory of genetic epistemology of Piaget, which approaches the process of building a new knowledge passes through a cognitive conflict that succeeds assimilation and then accommodation for the marjorante equilibrium. For, it was perceived that the teachers when faced with "new elements" in their didactic scenario had difficulties that were not overcome for the construction of a technological practice with the alphabet table. Thus, this educational phenomenon that prevents teachers from developing their practice with the use of the alphabet table was seen as a cognitive conflict that is not accommodated in the teacher learning relationship. Thus, we had as one of the main results the identification of the "Cognitive Teaching Technological-CCDTD Educational Conflict". For, the teacher feels conflict with the use of the table alphabet, perceived in the observations at the time of intervention in the school space. Thus, the teacher also goes through conflicts in the relationship of students' position change in space with the interactive tables that have the inclination for collaborative activities. In addition to requiring a change of position and guidance of the teacher who comes into conflict with their practice with characteristics of traditional teaching.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia educacionalProfessores de ensino fundamental - RecifeDocente - AprendizagemUFPE - Pós-graduaçãoO conflito cognitivo docente nas relações didáticas com a mesa educacional alfabetoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Juliana Aparecida da Silva Alves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Juliana Aparecida da Silva Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34064/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliana%20Aparecida%20da%20Silva%20Alves.pdf.jpg178ce67a77abb01a935a98fa3fb07af2MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Juliana Aparecida da Silva Alves.pdfDISSERTAÇÃO Juliana Aparecida da Silva Alves.pdfapplication/pdf6109919https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34064/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliana%20Aparecida%20da%20Silva%20Alves.pdf4faae72490eed0b04462ed4bdddb04c9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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