Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: AMORIM, José Adriano Alves de
Orientador(a): LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5895
Resumo: Esta dissertação tem como ponto de partida de estudo a premissa de que a Linha Sul do Metrorec, por ser o modo de transporte público mais refinado do ponto de vista de ofertar um excelente nível de serviço, por operar em via própria, oferecendo alta capacidade, alta velocidade de operação, consequentemente tempo de viagens reduzidos, alta frequência, alta regularidade, conforto e por estar associado ao Sistema Estrutural Integrado-SEI tem um grande potencial de funcionar como um importante impulsionador e ordenador do desenvolvimento urbano e do uso do solo nos entornos de suas estações localizadas nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Portanto o principal objetivo desta dissertação é analisar e constatar se a Linha Sul do Metro conseguiu proporcionar desenvolvimento urbano aos arredores das suas Estações e se eles se configuram como centralidades. Adotou-se como metodologia a Dinâmica de Sistemas, que possibilita compreender e diagnosticar a estrutura e o comportamento dinâmico de sistemas complexos, dada a sua composição por ciclos de causação circular ou enlaces de feedback interagentes (Valença,2007). A escolha da Linha Sul do Metrô do Recife para estudo se justifica pela recente inauguração e a importância do sistema sobre trilho para desafogar o tráfego na área sul da Cidade. Como resultado da análise se conclui que apesar do Metrô ser considerado como capaz de induzir desenvolvimento urbano, a falta de integração entre os diversos atores que se relacionam à questão não tem colaborado para promover o desenvolvimento dos arredores das Estações da Linha Sul, dificultando a transformação desses espaços em centralidades urbanas
id UFPE_348801def55b76b80e8c3d8c6ca5152d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5895
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling AMORIM, José Adriano Alves deLIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa2014-06-12T17:42:18Z2014-06-12T17:42:18Z2011-01-31Adriano Alves de Amorim, José; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5895Esta dissertação tem como ponto de partida de estudo a premissa de que a Linha Sul do Metrorec, por ser o modo de transporte público mais refinado do ponto de vista de ofertar um excelente nível de serviço, por operar em via própria, oferecendo alta capacidade, alta velocidade de operação, consequentemente tempo de viagens reduzidos, alta frequência, alta regularidade, conforto e por estar associado ao Sistema Estrutural Integrado-SEI tem um grande potencial de funcionar como um importante impulsionador e ordenador do desenvolvimento urbano e do uso do solo nos entornos de suas estações localizadas nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Portanto o principal objetivo desta dissertação é analisar e constatar se a Linha Sul do Metro conseguiu proporcionar desenvolvimento urbano aos arredores das suas Estações e se eles se configuram como centralidades. Adotou-se como metodologia a Dinâmica de Sistemas, que possibilita compreender e diagnosticar a estrutura e o comportamento dinâmico de sistemas complexos, dada a sua composição por ciclos de causação circular ou enlaces de feedback interagentes (Valença,2007). A escolha da Linha Sul do Metrô do Recife para estudo se justifica pela recente inauguração e a importância do sistema sobre trilho para desafogar o tráfego na área sul da Cidade. Como resultado da análise se conclui que apesar do Metrô ser considerado como capaz de induzir desenvolvimento urbano, a falta de integração entre os diversos atores que se relacionam à questão não tem colaborado para promover o desenvolvimento dos arredores das Estações da Linha Sul, dificultando a transformação desses espaços em centralidades urbanasporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMetrorecLinha SulOrdenamento urbanoDesenvolvimentoMelhoramento urbanoCentralidadesEstações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo7528_1.pdf.jpgarquivo7528_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/4/arquivo7528_1.pdf.jpgcb1b0762573b7b8523aef9985fbdd9ccMD54ORIGINALarquivo7528_1.pdfapplication/pdf4350444https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/1/arquivo7528_1.pdff152eae38e3d27e7114dfb24084b91dcMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo7528_1.pdf.txtarquivo7528_1.pdf.txtExtracted texttext/plain260084https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/3/arquivo7528_1.pdf.txtcb96ff4696bf0daa5d6b128297ca75e9MD53123456789/58952019-10-25 19:41:44.0oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:41:44Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
title Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
spellingShingle Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
AMORIM, José Adriano Alves de
Metrorec
Linha Sul
Ordenamento urbano
Desenvolvimento
Melhoramento urbano
Centralidades
title_short Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
title_full Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
title_fullStr Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
title_full_unstemmed Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
title_sort Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife
author AMORIM, José Adriano Alves de
author_facet AMORIM, José Adriano Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, José Adriano Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa
contributor_str_mv LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Metrorec
Linha Sul
Ordenamento urbano
Desenvolvimento
Melhoramento urbano
Centralidades
topic Metrorec
Linha Sul
Ordenamento urbano
Desenvolvimento
Melhoramento urbano
Centralidades
description Esta dissertação tem como ponto de partida de estudo a premissa de que a Linha Sul do Metrorec, por ser o modo de transporte público mais refinado do ponto de vista de ofertar um excelente nível de serviço, por operar em via própria, oferecendo alta capacidade, alta velocidade de operação, consequentemente tempo de viagens reduzidos, alta frequência, alta regularidade, conforto e por estar associado ao Sistema Estrutural Integrado-SEI tem um grande potencial de funcionar como um importante impulsionador e ordenador do desenvolvimento urbano e do uso do solo nos entornos de suas estações localizadas nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Portanto o principal objetivo desta dissertação é analisar e constatar se a Linha Sul do Metro conseguiu proporcionar desenvolvimento urbano aos arredores das suas Estações e se eles se configuram como centralidades. Adotou-se como metodologia a Dinâmica de Sistemas, que possibilita compreender e diagnosticar a estrutura e o comportamento dinâmico de sistemas complexos, dada a sua composição por ciclos de causação circular ou enlaces de feedback interagentes (Valença,2007). A escolha da Linha Sul do Metrô do Recife para estudo se justifica pela recente inauguração e a importância do sistema sobre trilho para desafogar o tráfego na área sul da Cidade. Como resultado da análise se conclui que apesar do Metrô ser considerado como capaz de induzir desenvolvimento urbano, a falta de integração entre os diversos atores que se relacionam à questão não tem colaborado para promover o desenvolvimento dos arredores das Estações da Linha Sul, dificultando a transformação desses espaços em centralidades urbanas
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:42:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:42:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Adriano Alves de Amorim, José; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5895
identifier_str_mv Adriano Alves de Amorim, José; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Estações de metrô como centralidade urbana: o caso da linha Sul do metrô do Recife. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/4/arquivo7528_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/1/arquivo7528_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5895/3/arquivo7528_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb1b0762573b7b8523aef9985fbdd9cc
f152eae38e3d27e7114dfb24084b91dc
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
cb96ff4696bf0daa5d6b128297ca75e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516100425613312