O atelier coletivo em espaços e trajetórias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sousa, Laura Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968
Resumo: O Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife se tornou objeto do estudo aqui empreendido na medida em que foram elaboradas questões sobre as práticas artísticas e suas visibilidades dentro de organizações coletivistas. Para tanto, articula-se a teoria estética de Jacques Rancière, a partir do conceito de “Partilha do Sensível”, com a sociologia dos “Mundos da Arte” de Howard S. Becker e, também, com o sentido do Habitus trabalhado por Pierre Bourdieu. O trabalho desenvolvido por Svetlana Alpers nos serve de base para a investigação das práticas artísticas como práticas de mercado. Propondo-se o estudo não apenas do que se nomeia Obra de Arte, esta pesquisa prioriza o desenvolvimento coletivo/social de concepções sobre a Arte Moderna e suas circunstâncias no Recife do final dos anos 1940 e início da década de 1950, contexto em que se destacaram, entre muitos, os fundadores do Atelier Coletivo. Assim, os espaços (formativos, expositivos, profissionais, afetivos, institucionais, de mercado, etc.) e algumas trajetórias (mais especificamente as de José Cláudio, Wellington Virgolino e Wilton de Souza) são aqui tratados em suas dinâmicas e interações que circularam entre os integrantes do grupo e os fizeram visíveis, em diferentes circuitos, com a valorização de produções visuais que, muitas vezes, narravam o envolvimento dos artistas com os personagens e os cenários da cultura popular e das desigualdades sociais.
id UFPE_39f7fd4ac8519c10157966c4cffb348e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13968
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling O atelier coletivo em espaços e trajetóriasAtelier coletivoPráticas astísticasRecifeO Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife se tornou objeto do estudo aqui empreendido na medida em que foram elaboradas questões sobre as práticas artísticas e suas visibilidades dentro de organizações coletivistas. Para tanto, articula-se a teoria estética de Jacques Rancière, a partir do conceito de “Partilha do Sensível”, com a sociologia dos “Mundos da Arte” de Howard S. Becker e, também, com o sentido do Habitus trabalhado por Pierre Bourdieu. O trabalho desenvolvido por Svetlana Alpers nos serve de base para a investigação das práticas artísticas como práticas de mercado. Propondo-se o estudo não apenas do que se nomeia Obra de Arte, esta pesquisa prioriza o desenvolvimento coletivo/social de concepções sobre a Arte Moderna e suas circunstâncias no Recife do final dos anos 1940 e início da década de 1950, contexto em que se destacaram, entre muitos, os fundadores do Atelier Coletivo. Assim, os espaços (formativos, expositivos, profissionais, afetivos, institucionais, de mercado, etc.) e algumas trajetórias (mais especificamente as de José Cláudio, Wellington Virgolino e Wilton de Souza) são aqui tratados em suas dinâmicas e interações que circularam entre os integrantes do grupo e os fizeram visíveis, em diferentes circuitos, com a valorização de produções visuais que, muitas vezes, narravam o envolvimento dos artistas com os personagens e os cenários da cultura popular e das desigualdades sociais.CNPqUniversidade Federal de PernambucoMorais, Josimar Jorge Ventura de Sousa, Laura Alves de2015-05-18T13:45:03Z2015-05-18T13:45:03Z2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T21:56:56Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/13968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:56:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O atelier coletivo em espaços e trajetórias
title O atelier coletivo em espaços e trajetórias
spellingShingle O atelier coletivo em espaços e trajetórias
Sousa, Laura Alves de
Atelier coletivo
Práticas astísticas
Recife
title_short O atelier coletivo em espaços e trajetórias
title_full O atelier coletivo em espaços e trajetórias
title_fullStr O atelier coletivo em espaços e trajetórias
title_full_unstemmed O atelier coletivo em espaços e trajetórias
title_sort O atelier coletivo em espaços e trajetórias
author Sousa, Laura Alves de
author_facet Sousa, Laura Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Josimar Jorge Ventura de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Laura Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Atelier coletivo
Práticas astísticas
Recife
topic Atelier coletivo
Práticas astísticas
Recife
description O Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife se tornou objeto do estudo aqui empreendido na medida em que foram elaboradas questões sobre as práticas artísticas e suas visibilidades dentro de organizações coletivistas. Para tanto, articula-se a teoria estética de Jacques Rancière, a partir do conceito de “Partilha do Sensível”, com a sociologia dos “Mundos da Arte” de Howard S. Becker e, também, com o sentido do Habitus trabalhado por Pierre Bourdieu. O trabalho desenvolvido por Svetlana Alpers nos serve de base para a investigação das práticas artísticas como práticas de mercado. Propondo-se o estudo não apenas do que se nomeia Obra de Arte, esta pesquisa prioriza o desenvolvimento coletivo/social de concepções sobre a Arte Moderna e suas circunstâncias no Recife do final dos anos 1940 e início da década de 1950, contexto em que se destacaram, entre muitos, os fundadores do Atelier Coletivo. Assim, os espaços (formativos, expositivos, profissionais, afetivos, institucionais, de mercado, etc.) e algumas trajetórias (mais especificamente as de José Cláudio, Wellington Virgolino e Wilton de Souza) são aqui tratados em suas dinâmicas e interações que circularam entre os integrantes do grupo e os fizeram visíveis, em diferentes circuitos, com a valorização de produções visuais que, muitas vezes, narravam o envolvimento dos artistas com os personagens e os cenários da cultura popular e das desigualdades sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
2015-05-18T13:45:03Z
2015-05-18T13:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923141832802304