Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: CHIHANHE, Adriano Carlos
Orientador(a): BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Administracao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455
Resumo: As empresas juniores de Pernambuco constituem segmento de empresas com alto potencial para o desenvolvimento econômico e social por interligarem as Instituições de Ensino Superior com o mercado. A pesquisa visa analisar a contribuição da articulação em rede na criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores das IES de Pernambuco. O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.
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O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.PROAFRIThe junior companies of Pernambuco constitute a segment of companies with high potential forneconomic and social development by interconnecting higher education institutions with the market. The research aims to analyze the contribution of networking in the creativity, innovation and competitiveness of junior companies of higher education institutions of Pernambuco. The study is of an applied, exploratory, descriptive and qualitative nature, and the research strategy was the study of multiple cases, with data collected through semi-structured interviews directed to managers of junior companies. Content analysis was the technique used to analyze the data, associated with network analysis using the UCINET 64 software. The results of the research reveal that junior companies surveyed, are civil entities, non-profit, managed by students, and are dedicated to the provision of consulting services in the various areas. They are spaces for practical learning and complementary to theoretical knowledge and the development of entrepreneurial skills. The network of junior companies studied reveals efficiency in the generation of essential ideas for the development of innovations, through the exchange of complementary knowledge, experiences and resources. The results reveal that federalism is the mechanism of cooperation between the junior companies of the HEIs of Pernambuco. Cooperation relationships are formal in nature, and informal when they involve senior partner companies that provide advice. The network is characterized by low density, and a company with centrality power. Regarding the opening, companies cooperate little directly with external organizations, and contact is made possible by the federation and confederation through events and Portal Brasil Júnior. Cooperation between junior companies contributes to creativity and innovation, as it allows the exchange of views, experiences and knowledge about organizational management and processes, which each organization improves and adapts within its company. The management of creativity and innovation is carried out through training, mentoring, freedom to propose ideas and participation of all members in the activities of companies. The cooperation between junior companies results not in the competitiveness of companies, but in co-optivity, resulting in the joint execution of projects, indication of projects, training, exchange of information, knowledge that generates improved solutions for the market, allowing the delivery of complete solutions and the survival of junior companies in the market.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCooperaçãoCriatividade empresarialInovaçãoAnálise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdfDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdfapplication/pdf1823998https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf09db64f436b4e8a133973e76da8cc5b7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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