A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
Orientador(a): BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Administracao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.
id UFPE_4da3c7d5cf8196ed2143579c60d321a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18545
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling CÔRTES, Jéssica Maria Munizhttp://lattes.cnpq.br/3179559726318178http://lattes.cnpq.br/4418217720125569BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo2017-04-11T17:06:03Z2017-04-11T17:06:03Z2015-09-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.CapesThe aim of this dissertation was to explore the relationship between a natural space acclimated to the supply of consumer experiences and the identification of an urban tribe formed as a result of this relationship. The survey was conducted in a tent at Boa Viagem beach in Recife, Pernambuco chosen for their physical and social differentiation from other tents arranged in the same stretch of sand beach. A literature review was made in which were addressed concepts that went beyond those treated in the traditional bibliography of Marketing, including theories arising from the Social Sciences and Architecture and Urbanism, as in the case of Urban Tribes notions and Ambience respectively. The other construct approached was that of consumption experiences. The methodology used was ethnography as this is the appropriate approach to the study of a group and understanding of their views, practices, experiences and behaviors of consumption. Through participant observation, unstructured interviews and use of photographs were explored the consumer experience of the urban tribe in that natural space acclimated. A discussion of the data led to the conclusion that the site studied formed a socio-spatial environment that enabled the identification of people with lifestyles and consumption objectives in common and that this grouping, eventually formed an urban tribe around social binding values that are highlighted within a subculture broader intake, beach.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos UrbanasConsumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.jpgExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1435https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/5/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.jpg92a8237d4648e9b477f7157ffda99e18MD55ORIGINALExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdfExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdfapplication/pdf1956269https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/1/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf902dea2422a03eb1f30bd7d07f61c064MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.txtExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.txtExtracted texttext/plain174300https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/4/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.txt8ae88c5bf792b63b5b388c931a912729MD54123456789/185452019-10-25 03:40:36.085oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18545TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:40:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
title A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
spellingShingle A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas
Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.
title_short A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
title_full A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
title_fullStr A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
title_full_unstemmed A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
title_sort A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
author CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
author_facet CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3179559726318178
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4418217720125569
dc.contributor.author.fl_str_mv CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo
contributor_str_mv BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas
Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.
topic Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas
Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.
description A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-11T17:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-11T17:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/5/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/1/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/4/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92a8237d4648e9b477f7157ffda99e18
902dea2422a03eb1f30bd7d07f61c064
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
8ae88c5bf792b63b5b388c931a912729
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802311048529707008