A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Administracao
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia. |
id |
UFPE_4da3c7d5cf8196ed2143579c60d321a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18545 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
CÔRTES, Jéssica Maria Munizhttp://lattes.cnpq.br/3179559726318178http://lattes.cnpq.br/4418217720125569BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo2017-04-11T17:06:03Z2017-04-11T17:06:03Z2015-09-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.CapesThe aim of this dissertation was to explore the relationship between a natural space acclimated to the supply of consumer experiences and the identification of an urban tribe formed as a result of this relationship. The survey was conducted in a tent at Boa Viagem beach in Recife, Pernambuco chosen for their physical and social differentiation from other tents arranged in the same stretch of sand beach. A literature review was made in which were addressed concepts that went beyond those treated in the traditional bibliography of Marketing, including theories arising from the Social Sciences and Architecture and Urbanism, as in the case of Urban Tribes notions and Ambience respectively. The other construct approached was that of consumption experiences. The methodology used was ethnography as this is the appropriate approach to the study of a group and understanding of their views, practices, experiences and behaviors of consumption. Through participant observation, unstructured interviews and use of photographs were explored the consumer experience of the urban tribe in that natural space acclimated. A discussion of the data led to the conclusion that the site studied formed a socio-spatial environment that enabled the identification of people with lifestyles and consumption objectives in common and that this grouping, eventually formed an urban tribe around social binding values that are highlighted within a subculture broader intake, beach.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos UrbanasConsumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.jpgExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1435https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/5/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.jpg92a8237d4648e9b477f7157ffda99e18MD55ORIGINALExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdfExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdfapplication/pdf1956269https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/1/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf902dea2422a03eb1f30bd7d07f61c064MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.txtExperiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf.txtExtracted texttext/plain174300https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/4/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.txt8ae88c5bf792b63b5b388c931a912729MD54123456789/185452019-10-25 03:40:36.085oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:40:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
title |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
spellingShingle |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia CÔRTES, Jéssica Maria Muniz Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes. |
title_short |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
title_full |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
title_fullStr |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
title_full_unstemmed |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
title_sort |
A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia |
author |
CÔRTES, Jéssica Maria Muniz |
author_facet |
CÔRTES, Jéssica Maria Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3179559726318178 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4418217720125569 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÔRTES, Jéssica Maria Muniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo |
contributor_str_mv |
BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes. |
topic |
Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes. |
description |
A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-11T17:06:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-11T17:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/5/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/1/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18545/4/Experi%c3%aancia%20de%20Consumo%20de%20um%20Grupo%20Urbano%20em%20um%20Espa%c3%a7o%20Natural%20Ambientado%20na%20Praia..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92a8237d4648e9b477f7157ffda99e18 902dea2422a03eb1f30bd7d07f61c064 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 8ae88c5bf792b63b5b388c931a912729 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802311048529707008 |