Contribuições educativas e lúdicas dos jogos pedagógicos para a aprendizagem de conceitos de físico-química no ensino médio à luz da teoria dos construtos pessoais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Ayrton Matheus da Silva
Orientador(a): ANJOS, José Ayron Lira dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46743
Resumo: Esta pesquisa surgiu com a seguinte inquietação de pesquisa: quais as contribuições da aplicação de jogos pedagógicos organizados metodologicamente como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) para a aprendizagem de conceitos de Físico-Química? A pesquisa se configura enquanto um estudo de caso, do tipo explicativo, com abordagem qualitativa, pois está mais preocupada em compreender o processo do que fazer levantamento estatístico ou generalizações. Assim, acreditando que os participantes devem ter um momento para refletir e interpretar suas ações e concepções, serão utilizados o CEK e o Percurso Metodológico Lúdico (PML) para a coleta e construção dos dados. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública do Estado de Pernambuco, localizada no município de Vitória de Santo Antão. Os participantes da pesquisa foram 02 (duas) turmas de estudantes do 3o ano do Ensino Médio, totalizando 25 (vinte e cinco) estudantes, sendo 13 (treze) estudantes da turma do “3o A” e 12 (doze) estudantes do “3o B” que consideraram de difícil compreensão os conteúdos de Físico-Química. Os instrumentos de coleta e construção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas; questionários com perguntas aberta e fechada, observação e registro por meio de blocos de anotações e protocolos de observação; vídeo-gravação das etapas da pesquisa e diário de bordo. Ressalta-se que, as escolhas dos instrumentos foram feitas partindo das particularidades de nosso objeto, na perspectiva de que pudessem ajudar a ampliar a compreensão do que pretendemos investigar. As etapas foram realizadas presencialmente, em que os estudantes participaram em alguns momentos de forma grupal ou individual. A coleta de dados foi realizada em 06 (seis) encontros, durante a realização de todas as etapas – entrevista, responder os questionários, observação, explanação do conteúdo e a vivência do jogo pedagógico. A investigação foi organizada como um Ciclo, composto por 05 (cinco) etapas, a saber: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Dessa forma, esta pesquisa veio com a ideia de clarificar os estudos na área, com a elaboração, a aplicação e a vivência dos jogos pedagógicos em Físico-Química, em que o foco da pesquisa foram: os processos de motivação, as testagens de hipóteses, as tomadas de decisões, os processos de aprendizagem de conceitos e de avaliação. Com base nos resultados, ao se propor jogos pedagógicos, obtivemos um equilíbrio entre as funções lúdicas e educativas, no que se refere ao lúdico, como a aceitação dos jogadores, compreensão das regras, os signos do prazer e da alegria, o dinamismo, a socialização e o trabalho em equipe. Já no que tange ao educativo, é a aprendizagem com significado, construção de novas réplicas, os construtos pessoais de cada estudante, e a construção de novos saberes em grupo. Alguns corolários foram bastantes evidenciados como: da individualidade, da socialidade, da comunhão, da comunhão, da construção, da organização, da escolha e da experiência. Os jogos pedagógicos atrelados ao CEK e aplicados nas instituições de ensino favoreceram com a melhoria da aquisição de conceitos – construtos, dos estudantes, favorecendo um ambiente de construção e reconstrução de saberes de maneira lúdica, colaborativa e ressignificativa.
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A pesquisa se configura enquanto um estudo de caso, do tipo explicativo, com abordagem qualitativa, pois está mais preocupada em compreender o processo do que fazer levantamento estatístico ou generalizações. Assim, acreditando que os participantes devem ter um momento para refletir e interpretar suas ações e concepções, serão utilizados o CEK e o Percurso Metodológico Lúdico (PML) para a coleta e construção dos dados. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública do Estado de Pernambuco, localizada no município de Vitória de Santo Antão. Os participantes da pesquisa foram 02 (duas) turmas de estudantes do 3o ano do Ensino Médio, totalizando 25 (vinte e cinco) estudantes, sendo 13 (treze) estudantes da turma do “3o A” e 12 (doze) estudantes do “3o B” que consideraram de difícil compreensão os conteúdos de Físico-Química. Os instrumentos de coleta e construção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas; questionários com perguntas aberta e fechada, observação e registro por meio de blocos de anotações e protocolos de observação; vídeo-gravação das etapas da pesquisa e diário de bordo. Ressalta-se que, as escolhas dos instrumentos foram feitas partindo das particularidades de nosso objeto, na perspectiva de que pudessem ajudar a ampliar a compreensão do que pretendemos investigar. As etapas foram realizadas presencialmente, em que os estudantes participaram em alguns momentos de forma grupal ou individual. A coleta de dados foi realizada em 06 (seis) encontros, durante a realização de todas as etapas – entrevista, responder os questionários, observação, explanação do conteúdo e a vivência do jogo pedagógico. A investigação foi organizada como um Ciclo, composto por 05 (cinco) etapas, a saber: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Dessa forma, esta pesquisa veio com a ideia de clarificar os estudos na área, com a elaboração, a aplicação e a vivência dos jogos pedagógicos em Físico-Química, em que o foco da pesquisa foram: os processos de motivação, as testagens de hipóteses, as tomadas de decisões, os processos de aprendizagem de conceitos e de avaliação. Com base nos resultados, ao se propor jogos pedagógicos, obtivemos um equilíbrio entre as funções lúdicas e educativas, no que se refere ao lúdico, como a aceitação dos jogadores, compreensão das regras, os signos do prazer e da alegria, o dinamismo, a socialização e o trabalho em equipe. Já no que tange ao educativo, é a aprendizagem com significado, construção de novas réplicas, os construtos pessoais de cada estudante, e a construção de novos saberes em grupo. Alguns corolários foram bastantes evidenciados como: da individualidade, da socialidade, da comunhão, da comunhão, da construção, da organização, da escolha e da experiência. Os jogos pedagógicos atrelados ao CEK e aplicados nas instituições de ensino favoreceram com a melhoria da aquisição de conceitos – construtos, dos estudantes, favorecendo um ambiente de construção e reconstrução de saberes de maneira lúdica, colaborativa e ressignificativa.CAPESThis research emerged with the following research concern: what are the contributions of the application of pedagogical games methodologically organized as a Kellyan Experience Cycle (CEK) for the learning of Physical-Chemistry concepts? The research is configured as a case study, of the explanatory type, with a qualitative approach, as it is more concerned with understanding the process than making statistical surveys or generalizations. Thus, believing that the participants should have a moment to reflect and interpret their actions and conceptions, the CEK and the Playful Methodological Path (PML) will be used for data collection and construction. The research was carried out in a public school in the State of Pernambuco, located in the municipality of Vitória de Santo Antão. The research participants were 02 (two) classes of students from the 3rd year of High School, totaling 25 (twenty-five) students, 13 (thirteen) students from the "3rd A" class and 12 (twelve) students from the "3rd A" class. B” who considered the contents of Physical Chemistry difficult to understand. The data collection and construction instruments were: semi-structured interviews; questionnaires with open and closed questions, observation and recording through notebooks and observation protocols; video recording of the research stages and logbook. It is noteworthy that the choices of instruments were made based on the particularities of our object, in the perspective that they could help to broaden the understanding of what we intend to investigate. The stages were carried out in person, in which the students participated in some moments in a group or individually. Data collection was carried out in 06 (six) meetings, during all stages - interview, answering the questionnaires, observation, explanation of the content and the experience of the pedagogical game. The investigation was organized as a Cycle, composed of 05 (five) stages, namely: Anticipation, Investment, Meeting, Confirmation or Disconfirmation and Constructive Review. Thus, this research came up with the idea of clarifying studies in the area, with the elaboration, application and experience of pedagogical games in Physical Chemistry, in which the focus of the research was: the processes of motivation, the testing of hypotheses , decision making, concepts learning and evaluation processes. Based on the results, when proposing pedagogical games, we obtained a balance between the ludic and educational functions, with regard to the ludic, such as the acceptance of the players, understanding of the rules, the signs of pleasure and joy, dynamism, socialization and teamwork. Regarding education, it is learning with meaning, construction of new replicas, the personal constructs of each student, and the construction of new knowledge in a group. Some corollaries were quite evident, such as: individuality, sociality, communion, communion, construction, organization, choice and experience. Pedagogical games linked to CEK and applied in educational institutions favored the improvement of the students' acquisition of concepts - constructs, favoring an environment of construction and reconstruction of knowledge in a playful, collaborative and re-significant way.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos educativosQuímica (Ensino médio)Físico-químicaTermoquímicaCinética químicaContribuições educativas e lúdicas dos jogos pedagógicos para a aprendizagem de conceitos de físico-química no ensino médio à luz da teoria dos construtos pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Ayrton Matheus da Silva Nascimento.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ayrton Matheus da Silva Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain506302https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46743/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ayrton%20Matheus%20da%20Silva%20Nascimento.pdf.txt9432d5472e1800ecabafcd89be0912d9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Ayrton Matheus da Silva Nascimento.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ayrton Matheus da Silva Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46743/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ayrton%20Matheus%20da%20Silva%20Nascimento.pdf.jpg34b51b5292bd31ebd3f9a720d03b4170MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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