Teste de gestos: uma análise da rotação retrato e paisagem
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29984 |
Resumo: | Durante os últimos anos, o mundo tem observado um crescimento extraordinário no campo das tecnologias móveis. E isso fica cada vez mais evidente à medida que utilizamos esses dispositivos para as mais variadas atividades de nosso cotidiano. Paralelo a esse crescimento de penetração dos dispositivos móveis, os recursos desses aparelhos vêm avançando constantemente em termos de capacidade tecnológica e proporcionando interfaces cada vez mais elaboradas. Atualmente, essas interfaces vão muito além da interface gráfica. Novas formas de interação, como interfaces que se baseiam em gestos, são um exemplo que introduz um desafio interessante para a Engenharia de Software. Em particular, não sabemos como as técnicas tradicionais de Teste de Software se aplicam a estas novas interfaces. Este trabalho se propõe a analisar o teste de interfaces baseadas em gestos em relação à rotação Retrato e Paisagem do dispositivo para mudança de orientação da apresentação de telas. Testamos interfaces que se baseiam em gestos e utilizamos a técnica de particionamento em classe de equivalência para diminuirmos os casos de teste e chegarmos a um número viável de casos de teste. Também propomos um modelo de teste baseado em cobertura de máquina de estados e definimos uma hierarquia de dominação de cobertura combinando classes de equivalência e máquina de estados. Por fim, implementamos um simulador de um testador aleatório e analisamos o nível de cobertura alcançado. Chegamos à conclusão que testes de gesto, mesmo em gestos aparentemente simples como rotação de Retrato e Paisagem, devem seguir um planejamento prévio e uso de modelos e técnicas de geração de teste para se tornarem economicamente viáveis. Nossa simulação mostra que, aleatoriamente, não é possível chegar a uma cobertura satisfatória de forma eficiente: Nossa simulação mostra que, no critério Normal Forte, a cobertura não ultrapassou 20,31%, e 75% das amostras nem chegaram a 17,97%. No critério Normal Fraco, apesar de ter cobertura de 100%, em um tempo mais que suficiente para cobrir 100%, 25% das amostras nem ultrapassam 82%. No critério Todos os Estados, a máxima cobertura alcançada também foi 100%, porém mais uma vez, em um tempo que tem 100% de cobertura, 25% das amostras nem chegaram a 84%. E, no critério Todas as Transições, a cobertura máxima foi 92%, porém, em um tempo mais que suficiente para termos 100%, a cobertura máxima foi de 78%, sendo que 75% das amostras não chegaram nem a 67% de cobertura. |
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Em particular, não sabemos como as técnicas tradicionais de Teste de Software se aplicam a estas novas interfaces. Este trabalho se propõe a analisar o teste de interfaces baseadas em gestos em relação à rotação Retrato e Paisagem do dispositivo para mudança de orientação da apresentação de telas. Testamos interfaces que se baseiam em gestos e utilizamos a técnica de particionamento em classe de equivalência para diminuirmos os casos de teste e chegarmos a um número viável de casos de teste. Também propomos um modelo de teste baseado em cobertura de máquina de estados e definimos uma hierarquia de dominação de cobertura combinando classes de equivalência e máquina de estados. Por fim, implementamos um simulador de um testador aleatório e analisamos o nível de cobertura alcançado. 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E, no critério Todas as Transições, a cobertura máxima foi 92%, porém, em um tempo mais que suficiente para termos 100%, a cobertura máxima foi de 78%, sendo que 75% das amostras não chegaram nem a 67% de cobertura.Over the last few years, the world has seen an extraordinary growth in the field of mobile technologies. And this has become increasingly evident as we use these devices for the most varied activities in our daily lives. Parallel to this growth of mobile devices penetration, the resources of these devices are constantly advancing in terms of technological capacity and providing interfaces increasingly elaborated. Currently, these interfaces go far beyond the Graphical User Interface (GUI). New forms of interaction, such as interfaces that are based on gestures, are an example that introduces an interesting challenge for Software Engineering. In particular, we do not know how the classical techniques in Software Testing can be applied to these new interfaces. This work proposes to analyze the gesture based interfaces test about the Portrait and Landscape device rotation to change the orientation of the screen presentation. We tested gesture based interfaces and used the equivalence class partitioning technique to decrease the number of possible test cases and reach a viable quantity. We also propose a test model based on state machine coverage and define a coverage domination hierarchy that capture the subsumes relation among equivalence classes and state machines. Finally, we implemented a random tester simulator an analyzed the level of coverage reached in the simulations. We came to the conclusion that gesture testing, even in apparently simple gestures such as Portrait and Landscape rotation must follow a previous planning, and must use the models and the test generation techniques to become economically viable. Our simulation shows that, at random, it is not possible to reach satisfactory coverage in an efficient way: in the strong normal criterion, the coverage did not exceed 20.31%, and 75% of the sample did not reach 17.97%. In the weak normal criterion, despite having 100% coverage, during a time period large enough to cover 100%, 25% of samples did not exceed 82%. In the all states criterion, the maximum coverage reached was also 100%, but again, during a simulation time large enough that could have 100% coverage, 25% of the samples did not reach 84%. And, in the all transitions criterion, the maximum coverage was 92%, but during a simulation time large enough for 100% coverage, the maximum coverage was 78%, with 75% of the samples not reaching 67% coverage.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareTeste de softwareTeste de gestos: uma análise da rotação retrato e paisageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Augusto César Ribeiro da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Augusto César Ribeiro da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29984/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpgf390912e11720f7367819deb9613f7ffMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Augusto César Ribeiro da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Augusto César Ribeiro da Silva.pdfapplication/pdf2232495https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29984/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Augusto%20C%c3%a9sar%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf4b0d02ed6bc7aec517f29e0dd52e839fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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