Desinformação e misinformation na internet : desafios para a competência crítica em informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: LUSTOSA, Rafaela Ferreira Pessôa
Orientador(a): PRESSER, Nadi Helena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41293
Resumo: Esta pesquisa aborda os fenômenos da informação, misinformation, desinformação e da pós-verdade, que prosperam nas redes digitais contemporâneas. Reconhece as habilidades críticas e analíticas associadas à competência em informação como um recurso para ajudar os usuários de informação a identificar fontes confiáveis enquanto refutam as notícias falsas. Assim sendo, o objetivo geral é buscar um entendimento conceitual mais completo e profundo das noções de informação, misinformation e desinformação, suas interconexões e características distintivas e suas implicações para a competência em informação das pessoas. Especificamente, procura distinguir as características que designam as diferenças entre informação, misinformation e desinformação e aponta as possíveis contribuições da competência crítica em informação para a reflexão sobre esses problemas informacionais reconhecidos da atualidade. Com relação aos objetivos, esta é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa bibliográfica. Iniciou com a identificação e caracterização do material bibliográfico e, em seguida, fez a sua classificação por grupos temáticos. Para a análise se utilizou de leitura exploratória, seletiva, reflexiva e interpretativa. Adotou-se a proposta metodológica de análise conceitual de Fallis (2014; 2015). Na noção de Fallis, é o engano intencional (ou não acidental) que distingue desinformação de misinformation. Assim, o traço distintivo entre misinformation e desinformação é a intencionalidade: o engano não intencional versus o intencional (não acidental). Enquanto a misinformation é uma informação imprecisa, um erro acidental e portanto não intencional, a desinformação é uma informação deliberadamente enganosa. A competência crítica em informação é, portanto, reconhecida como um recurso de empoderamento que fornece aos indivíduos as habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos informados. O conceito mais frequentemente usado para representar a intenção crítica de mudar as realidades sociais é a emancipação.
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Assim sendo, o objetivo geral é buscar um entendimento conceitual mais completo e profundo das noções de informação, misinformation e desinformação, suas interconexões e características distintivas e suas implicações para a competência em informação das pessoas. Especificamente, procura distinguir as características que designam as diferenças entre informação, misinformation e desinformação e aponta as possíveis contribuições da competência crítica em informação para a reflexão sobre esses problemas informacionais reconhecidos da atualidade. Com relação aos objetivos, esta é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa bibliográfica. Iniciou com a identificação e caracterização do material bibliográfico e, em seguida, fez a sua classificação por grupos temáticos. Para a análise se utilizou de leitura exploratória, seletiva, reflexiva e interpretativa. Adotou-se a proposta metodológica de análise conceitual de Fallis (2014; 2015). Na noção de Fallis, é o engano intencional (ou não acidental) que distingue desinformação de misinformation. Assim, o traço distintivo entre misinformation e desinformação é a intencionalidade: o engano não intencional versus o intencional (não acidental). Enquanto a misinformation é uma informação imprecisa, um erro acidental e portanto não intencional, a desinformação é uma informação deliberadamente enganosa. A competência crítica em informação é, portanto, reconhecida como um recurso de empoderamento que fornece aos indivíduos as habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos informados. O conceito mais frequentemente usado para representar a intenção crítica de mudar as realidades sociais é a emancipação.CAPESThis research addresses the phenomena of information, misinformation, disinformation and the post-truth, which thrive in contemporary digital networks. It recognizes the critical and analytical skills associated with information competence as a resource to help information users identify reliable sources while refuting false news. Therefore, the general objective is to seek a more complete and profound conceptual understanding of the notions of information, misinformation and disinformation, their interconnections and distinctive characteristics and their implications for people's competence in information. Specifically, it seeks to distinguish the characteristics that designate the differences between information, misinformation and disinformation and points out the possible contributions of critical competence in information to reflect on these currently recognized informational problems. Regarding the objectives, this is a descriptive research and as for the technical procedures, this is a bibliographic research. It started with the identification and characterization of the bibliographic material and then made its classification by thematic groups. For the analysis, exploratory, selective, reflective and interpretive reading was used. Fallis's methodological proposal for conceptual analysis (2014; 2015) was adopted. In Fallis' notion, it is intentional (or non-accidental) deception that distinguishes misinformation from misinformation. Thus, the distinguishing feature between misinformation and disinformation is intentionality: unintentional versus intentional (not accidental) deception. While misinformation is inaccurate, accidental and therefore unintentional, misinformation is deliberately misleading. Critical information competence is therefore recognized as an empowerment resource that provides individuals with the skills and competencies necessary to become informed citizens. The concept most often used to represent the critical intention to change social realities is emancipation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInformaçãoInformações tecnológicasCompetênciaDesinformação e misinformation na internet : desafios para a competência crítica em informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rafaela Ferreira Pessôa Lustosa.pdfDISSERTAÇÃO Rafaela Ferreira Pessôa Lustosa.pdfapplication/pdf1525808https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41293/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafaela%20Ferreira%20Pess%c3%b4a%20Lustosa.pdf04351056c50bc57c6cff89c0454e196fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41293/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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