A família em foco: representações e práticas de profissionais que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Viader Sauret, Gerard
Orientador(a): Maria Carneiro, Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9299
Resumo: O presente estudo de caso interpretativo tem por objeto a relação entre as representações sociais e as práticas de atendimento ao grupo familar dos profissionais que trabalham em um centro de referência para crianças e adolescentes vítimas de violência, pertencente à rede pública de saúde do Recife, Brasil. Concretamente, são focadas as representações sobre a violência contra crianças e adolescentes, seus autores e as famílias atendidas no referido serviço. Para tanto foram aplicadas dez entrevistas em profundidade (EP) a profissionais de psicologia, serviço social e educação social. Também foi realizada observação participante, visando triangular e validar informações colhidas nas entrevistas. O material resultante das EP foi submetido à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, permitindo inferir interpretações sobre tais representações, bem como sobre a pertinência e a relevância do modelo teórico-interpretativo proposto. Os resultados levantados indicam uma acentuada representação de periculosidade do autor de violência sexual que se coaduna com a prática de exclusão deste indíviduo do serviço. Entretanto, esta correspondência só adquire pleno sentido quando é considerado o contexto institucional, permeado por uma ética de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência, que se preocupa em impedir a sua re-vitimização no espaço do Centro. Tal contexto foi desenvolvido na lógica do indivíduo-problema , notadamente reconhecido como princípio organizador dos serviços de atenção sociofamiliar no Brasil. Diante deste impasse, conclui-se que a capacitação dos profissionais é um fator de peso para a transformação das práticas de inclusão do grupo familiar no atendimento, bem como para a conformação de novos olhares sobre os sujeitos atendidos
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Para tanto foram aplicadas dez entrevistas em profundidade (EP) a profissionais de psicologia, serviço social e educação social. Também foi realizada observação participante, visando triangular e validar informações colhidas nas entrevistas. O material resultante das EP foi submetido à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, permitindo inferir interpretações sobre tais representações, bem como sobre a pertinência e a relevância do modelo teórico-interpretativo proposto. Os resultados levantados indicam uma acentuada representação de periculosidade do autor de violência sexual que se coaduna com a prática de exclusão deste indíviduo do serviço. Entretanto, esta correspondência só adquire pleno sentido quando é considerado o contexto institucional, permeado por uma ética de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência, que se preocupa em impedir a sua re-vitimização no espaço do Centro. 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