Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: CAJUEIRO, Joyce Lene Gomes
Orientador(a): SICSU, Abraham Benzaquen
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985
Resumo: A importância do conhecimento no novo cenário econômico se dá pelo fato de ser um recurso considerado como um dos maiores valores intangíveis para as organizações, o que gera a necessidade da Gestão do Conhecimento ser utilizada como abordagem estratégica, tornando-se condição imperativa para obtenção de vantagem competitiva. Para serem competitivas, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem se tornar mais flexíveis, atualizadas, com habilidade de tratar o conhecimento como competência essencial para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, gerar, ciência e tecnologia para a sociedade. Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado às Instituições de Ensino Superior. Na bibliografia, poucos são os modelos encontrados com essa finalidade e na prática não foram detectadas instituições, em Pernambuco, com essa preocupação. A pesquisa bibliográfica realizada fez um levantamento sobre conceitos, modelos, instrumentos e princípios referentes à Gestão do Conhecimento, e também sobre os assuntos relacionados ao tema tais como as turbulências do ambiente externo, as mudanças organizacionais necessárias para adaptação ao mercado, a inovação nos variados aspectos, conceitos, classificações e valor do conhecimento para sociedade atual, a aprendizagem e criação de competências e estratégia como fatores imprescindíveis para aumentar a competitividade. A pesquisa de campo foi feita em Instituições de Ensino Superior, em Recife, com diretores, funcionários, professores e alunos com o objetivo de comprovar a necessidade do modelo proposto. O modelo de Gestão de Conhecimento para IES proposto na tese é baseado no modelo da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e no Modelo de Gestão de Conhecimento de Beckman e Liebowitz (1998). Dada a inexistência de modelos similares, em uso no Estado, pode vir a contribuir na estruturação das IES, em um novo patamar de organização
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Para serem competitivas, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem se tornar mais flexíveis, atualizadas, com habilidade de tratar o conhecimento como competência essencial para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, gerar, ciência e tecnologia para a sociedade. Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado às Instituições de Ensino Superior. Na bibliografia, poucos são os modelos encontrados com essa finalidade e na prática não foram detectadas instituições, em Pernambuco, com essa preocupação. A pesquisa bibliográfica realizada fez um levantamento sobre conceitos, modelos, instrumentos e princípios referentes à Gestão do Conhecimento, e também sobre os assuntos relacionados ao tema tais como as turbulências do ambiente externo, as mudanças organizacionais necessárias para adaptação ao mercado, a inovação nos variados aspectos, conceitos, classificações e valor do conhecimento para sociedade atual, a aprendizagem e criação de competências e estratégia como fatores imprescindíveis para aumentar a competitividade. A pesquisa de campo foi feita em Instituições de Ensino Superior, em Recife, com diretores, funcionários, professores e alunos com o objetivo de comprovar a necessidade do modelo proposto. O modelo de Gestão de Conhecimento para IES proposto na tese é baseado no modelo da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e no Modelo de Gestão de Conhecimento de Beckman e Liebowitz (1998). 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