Formação inicial de professores de Geografia por meio do PIBID : trajetórias formativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de
Orientador(a): SANTOS, Francisco Kennedy Silva do
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Geografia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36816
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central: compreender o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica na contemporaneidade. A pesquisa parte da seguinte problemática: como o PIBID-Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE contribuiu para a melhoria da iniciação à docência dos egressos da área de Geografia e quais são as influências significativas para os processos de ensino-aprendizagem que a Educação Básica contemporânea exige? O estudo parte da hipótese que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID contribui significativamente por meio do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE para a formação inicial dos egressos da área de Geografia, por meio dos paradigmas da interdisciplinaridade e da pesquisa, diante das demandas que a Educação Básica contemporânea exige. A fundamentação teórica baseia-se em diversos especialistas dos campos da Geografia e da Educação, como: (CALLAI, 2015; CAVALCANTI 2017; CASTROGIOVANNI et al 2011; PAULO, 2016; PINHEIRO, 2015; SANTOS, 2016; SOUZA, 2014; ANDRÉ, 2001; CACETE, 2015; FREIRE, 2016; LIBÂNEO, 2008; GATTI, 2014; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 2009, etc.) e em diversos documentos e leis oficiais do Brasil, a exemplo da CF de 1988, a LDB (1996), as DCNs (2002; 2015), a BNCC (2018), entre outros. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativa, partindo do entendimento de (MINAYO, 2009; 2018), (CAJUEIRO, 2013) e (DEMO, 2017), tratando-se de um objeto que teve suas ações finalizadas em fevereiro de 2018 e, por trabalhar com indivíduos egressos do PIBID-Subprojeto/Interdisciplinar da área de Geografia, utilizou-se a tipologia de pesquisa ex-post-facto conforme (COHER e FRANCO, 2008) que recomendam ao se trabalhar com políticas educacionais finalizadas. Participaram desta pesquisa 16 (dezesseis) egressos da área de Geografia do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte da UPE, no qual responderam a um questionário aberto composto por 19 (dezenove) perguntas. Os resultados obtidos apresentam que o PIBID realmente contribuiu significativamente para a formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica, por meio de ações que levaram os egressos a se inserirem no contexto escolar, a trabalhar com conteúdos transversais, a construírem uma atitude interdisciplinar, a desenvolverem habilidades para a realização de pesquisas que melhorem as práticas pedagógicas em desenvolvimento dos egressos, o que conduziu a um senso mais crítico e reflexivo sobre suas futuras práticas para o ensino de Geografia no âmbito escolar. Observou-se na análise e avaliação dos dados, que por ser um programa recente ainda necessita de maior divulgação e apoio dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da União por meio de suas secretarias de educação, para que possa consolidar a sinergia pretendida entre os professores formadores das IES, os professores co-formadores das escolas públicas das redes de educação e das políticas públicas educacionais, desta forma, conduzindo o programa a se tornar uma política pública de Estado. Com relação aos objetivos elencados pela DEB/CAPES para o PIBID, comprovou-se que devem permanecer, visto que possibilitam dar respostas as demandas para a formação de professores, para o ensino escolar e para as políticas públicas educacionais, no entanto, os fazedores do PIBID no âmbito da prática devem reunir mais esforços para que os objetivos sejam concretizados com a maior eficiência possível. No mesmo caminhar, faz-se necessário que o PIBID tenha seu quantitativo de bolsas ampliadas e, que os projetos que escolhem a interdisciplinaridade como foco, precisam de mais apoio e diálogos para que cumpram seu objetivo central, que é proporcionar uma troca colaborativa entre as ciências desde a formação inicial de professores, que poderão ser reconstruídas nas escolas, visando a melhoria das práticas pedagógicas dos professores e o ensino-aprendizagem dos alunos. Diante dos dados, pode-se compreender que o PIBID exerce um papel central na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica na contemporaneidade, partindo de uma perspectiva de construção dos processos formativos iniciais dos atuais/futuros professores.
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A pesquisa parte da seguinte problemática: como o PIBID-Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE contribuiu para a melhoria da iniciação à docência dos egressos da área de Geografia e quais são as influências significativas para os processos de ensino-aprendizagem que a Educação Básica contemporânea exige? O estudo parte da hipótese que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID contribui significativamente por meio do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE para a formação inicial dos egressos da área de Geografia, por meio dos paradigmas da interdisciplinaridade e da pesquisa, diante das demandas que a Educação Básica contemporânea exige. A fundamentação teórica baseia-se em diversos especialistas dos campos da Geografia e da Educação, como: (CALLAI, 2015; CAVALCANTI 2017; CASTROGIOVANNI et al 2011; PAULO, 2016; PINHEIRO, 2015; SANTOS, 2016; SOUZA, 2014; ANDRÉ, 2001; CACETE, 2015; FREIRE, 2016; LIBÂNEO, 2008; GATTI, 2014; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 2009, etc.) e em diversos documentos e leis oficiais do Brasil, a exemplo da CF de 1988, a LDB (1996), as DCNs (2002; 2015), a BNCC (2018), entre outros. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativa, partindo do entendimento de (MINAYO, 2009; 2018), (CAJUEIRO, 2013) e (DEMO, 2017), tratando-se de um objeto que teve suas ações finalizadas em fevereiro de 2018 e, por trabalhar com indivíduos egressos do PIBID-Subprojeto/Interdisciplinar da área de Geografia, utilizou-se a tipologia de pesquisa ex-post-facto conforme (COHER e FRANCO, 2008) que recomendam ao se trabalhar com políticas educacionais finalizadas. Participaram desta pesquisa 16 (dezesseis) egressos da área de Geografia do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte da UPE, no qual responderam a um questionário aberto composto por 19 (dezenove) perguntas. Os resultados obtidos apresentam que o PIBID realmente contribuiu significativamente para a formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica, por meio de ações que levaram os egressos a se inserirem no contexto escolar, a trabalhar com conteúdos transversais, a construírem uma atitude interdisciplinar, a desenvolverem habilidades para a realização de pesquisas que melhorem as práticas pedagógicas em desenvolvimento dos egressos, o que conduziu a um senso mais crítico e reflexivo sobre suas futuras práticas para o ensino de Geografia no âmbito escolar. Observou-se na análise e avaliação dos dados, que por ser um programa recente ainda necessita de maior divulgação e apoio dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da União por meio de suas secretarias de educação, para que possa consolidar a sinergia pretendida entre os professores formadores das IES, os professores co-formadores das escolas públicas das redes de educação e das políticas públicas educacionais, desta forma, conduzindo o programa a se tornar uma política pública de Estado. Com relação aos objetivos elencados pela DEB/CAPES para o PIBID, comprovou-se que devem permanecer, visto que possibilitam dar respostas as demandas para a formação de professores, para o ensino escolar e para as políticas públicas educacionais, no entanto, os fazedores do PIBID no âmbito da prática devem reunir mais esforços para que os objetivos sejam concretizados com a maior eficiência possível. No mesmo caminhar, faz-se necessário que o PIBID tenha seu quantitativo de bolsas ampliadas e, que os projetos que escolhem a interdisciplinaridade como foco, precisam de mais apoio e diálogos para que cumpram seu objetivo central, que é proporcionar uma troca colaborativa entre as ciências desde a formação inicial de professores, que poderão ser reconstruídas nas escolas, visando a melhoria das práticas pedagógicas dos professores e o ensino-aprendizagem dos alunos. Diante dos dados, pode-se compreender que o PIBID exerce um papel central na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica na contemporaneidade, partindo de uma perspectiva de construção dos processos formativos iniciais dos atuais/futuros professores.CNPqThis dissertation is the result of a research that has as its main objective: to understand the role of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID in the initial formation of Geography teachers for Basic Education in contemporary times. The research starts from the following problem: how the PIBID-Subproject/Interdisciplinary, Campus Mata Norte, University of Pernambuco - UPE contributed to the improvement of the initiation to teaching of graduates of the Geography area and what are the significant influences for the teaching processes. Learning that contemporary Basic Education requires? The study starts from the hypothesis that the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) contributes significantly through the Subproject / Interdisciplinary, Campus Mata Norte, from the University of Pernambuco - UPE for the initial formation of the graduates of the Geography area, through the paradigms of interdisciplinarity and research, given the demands that contemporary Basic Education demands. The theoretical foundation is based on several specialists in the fields of Geography and Education, such as: (CALLAI, 2015; CAVALCANTI 2017; CASTROGIOVANNI et al 2011; PAULO, 2016; PINHEIRO, 2015; SANTOS, 2016; SOUZA, 2014; ANDRÉ, 2001; CACETE, 2015; FREIRE, 2016; LIBÂNEO, 2008; GATTI, 2014; PEPPER, 2008; NÓVOA, 2009, etc.) and various official documents and laws of Brazil, such as the 1988 CF, the LDB (1996 ), the DCNs (2002; 2015), the BNCC (2018), among others. This research is essentially qualitative, based on the understanding of (MINAYO, 2009; 2018), (CAJUEIRO, 2013) and (DEMO, 2017), being an object that had its actions completed in February 2018 and, for To work with individuals coming from the PIBID-Subproject / Interdisciplinary Geography area, we used the ex-post-facto research typology (COHER and FRANCO, 2008) that we recommend when working with finalized educational policies. Sixteen (16) graduates from the Subproject/Interdisciplinary Geography area, Mata Norte Campus of UPE, participated in this research, in which they answered an open questionnaire consisting of 19 (nineteen) questions. The results show that the PIBID really contributed significantly to the initial formation of teachers of Geography for Basic Education, through actions that led the graduates to insert themselves in the school context, to work with transversal contents, to build an interdisciplinary attitude, to develop skills for conducting research that improves the pedagogical practices in the development of graduates, which led to a more critical and reflective sense about their future practices for teaching geography in schools. It was observed in the analysis and evaluation of the data, that being a recent program still needs greater dissemination and support from the States, the Federal District, the Municipalities and the Union through their education departments, so that it can consolidate the intended synergy. Among the HEI teacher trainers, the co-trainer teachers of public schools in education networks and educational public policies, thus leading the program to become a state public policy. Regarding the objectives listed by the DEB/CAPES for the PIBID, it was proved that they must remain, since they make it possible to answer the demands for teacher training, school teaching and educational public policies. PIBID in practice should pool more efforts to achieve the goals as efficiently as possible. In the same vein, it is necessary that PIBID has its number of scholarships expanded and that projects that choose interdisciplinarity as a focus need more support and dialogues in order to fulfill their central objective, which is to provide a collaborative exchange between sciences since the initial formation of teachers, which can be reconstructed in schools, aiming at the improvement of the pedagogical practices of the teachers and the teaching-learning of the students. Given the data, it can be understood that PIBID plays a central role in the initial formation of teachers of Geography for Basic Education in contemporary times, starting from a perspective of building the initial formative processes of current/future teachers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessGeografiaGeografia – Estudo e ensinoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Professores de Geografia – FormaçãoFormação inicial de professores de Geografia por meio do PIBID : trajetórias formativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36816/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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