Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de
Orientador(a): MEDEIROS, Denise Dumke de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216
Resumo: O mercado de trabalho tornou-se cada vez mais competitivo. Para se destacar de seus concorrentes e sobreviver a essa imagem, as organizações precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, é importante identificar quais atributos são oferecidos como influenciadores diretos aos usuários, para que os provedores dos produtos e serviços possam se concentrar nos pontos mais críticos de insatisfação, buscando suas melhorias. Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização.
id UFPE_830f798b68c545cf9aaa99234eccf9de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33216
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/4616268632036597http://lattes.cnpq.br/4302059236331702MEDEIROS, Denise Dumke de2019-09-18T22:21:14Z2019-09-18T22:21:14Z2019-02-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216O mercado de trabalho tornou-se cada vez mais competitivo. Para se destacar de seus concorrentes e sobreviver a essa imagem, as organizações precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, é importante identificar quais atributos são oferecidos como influenciadores diretos aos usuários, para que os provedores dos produtos e serviços possam se concentrar nos pontos mais críticos de insatisfação, buscando suas melhorias. Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização.CAPESThe labor market has become increasingly competitive. To stand out from your competitors and survive this image, organizations need to invest in the quality of their products and services. Given this, it is important to identify which attributes are offered as direct influencers to users, so that providers of products and services can focus on the most critical points of dissatisfaction, seeking their improvements. For this, the research is based on the evaluation of the quality in the air sector and through the Kano Model it was possible to identify which attributes (one-dimensional, must-be, attractive, neutral or reverse) are present in the service, and with that propose a discussion on the coefficients of satisfaction and dissatisfaction in the literature that currently, for its calculation, does not take into account all types of attributes of the model. The present study concluded that the majority of respondents identified the attributes as one-dimensional, that is, they expect these attributes to be present and that their level of satisfaction is proportional as the requirements are met. A significant result is presented by the interviewees when the questions were linked to the delay, considering the attribute as reverse. For this representativeness two proposals were made, in which the reverse attributes were considered in the satisfaction and dissatisfaction equations. Finally, it is important for managers to consider these attributes as a possible source of improvement for their organization's service delivery.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoModelo de KanoCoeficientes de Satisfação e InsatisfaçãoCompanhias AéreasQualidade de ServiçosAplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf.jpg92af1e96e8c9571457c85afdc4d7cbbdMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdfapplication/pdf2936909https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf35bc5cd25747c87a68de49f3929f4a91MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.txtDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.txtExtracted texttext/plain117544https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf.txt837b1e9fc8a38b7caabd7c3980179d1fMD54123456789/332162019-10-26 04:27:19.844oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:27:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
title Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
spellingShingle Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de
Engenharia de Produção
Modelo de Kano
Coeficientes de Satisfação e Insatisfação
Companhias Aéreas
Qualidade de Serviços
title_short Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
title_full Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
title_fullStr Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
title_full_unstemmed Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
title_sort Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
author ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de
author_facet ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616268632036597
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4302059236331702
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MEDEIROS, Denise Dumke de
contributor_str_mv MEDEIROS, Denise Dumke de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção
Modelo de Kano
Coeficientes de Satisfação e Insatisfação
Companhias Aéreas
Qualidade de Serviços
topic Engenharia de Produção
Modelo de Kano
Coeficientes de Satisfação e Insatisfação
Companhias Aéreas
Qualidade de Serviços
description O mercado de trabalho tornou-se cada vez mais competitivo. Para se destacar de seus concorrentes e sobreviver a essa imagem, as organizações precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, é importante identificar quais atributos são oferecidos como influenciadores diretos aos usuários, para que os provedores dos produtos e serviços possam se concentrar nos pontos mais críticos de insatisfação, buscando suas melhorias. Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-18T22:21:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-18T22:21:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92af1e96e8c9571457c85afdc4d7cbbd
35bc5cd25747c87a68de49f3929f4a91
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
837b1e9fc8a38b7caabd7c3980179d1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802311156885356544